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QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!
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III ETAPA DA JORNADA PEDAGÓGICA
Conteúdo Programático: A mediação da Equipe Pedagógica no Currículo: Políticas Curriculares, Proposta Pedagógica Curricular e Livro Didático (PNLD e LDP); A Lei nº 11645/08 e o Projeto Político Pedagógico.
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Possibilitar a mediação na escolha do Livro Didático e na implementação da Lei 11645/08.
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COMO ANDAM NOSSAS CERTEZAS EM RELAÇÃO AO NOSSO TRABALHO?
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Almoço na relva Pablo Picasso, 1963 (Após 27 óleos e mais de 150 desenhos)
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Almoço na relva Pablo Picasso, 1960
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Almoço na relva Pablo Picasso, 1960
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Almoço na relva Edouard Manet, 1866
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1985 – Criação do PNLD *Indicação dos livros professores
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Prover as escolas com livros de qualidade.
Organização do processo de escolha do livro de forma coletiva e consciente.
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As escolhas e as características dos livros didáticos e o uso que os(as) professores(as) fazem dele em suas práticas de ensino.
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Texto principal ( conteúdo/ o que se espera)
Texto secundário ( conteúdo/ o que se espera) Imagens ( conteúdo; o que se espera) Atividades (Reforço/Reafirmação do conteúdo?/ação que se espera?)
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É importante o registro dos pontos relevantes para justificar sua escolha na hora da discussão em grupo;
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Por que escolher um livro?
Para quê? Para quem? O que você espera do livro didático? Quais as conseqüências práticas possíveis de sua escolha?
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Processo de escolha deve estar em consonância com:
Projeto Político Pedagógico da Escola DCE’S Proposta Pedagógica Curricular PTD -Trabalho dos professores -Realidade da Escola
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QUE OBJETIVOS PRETENDEMOS ALCANÇAR COM NOSSO TRABALHO NA ESCOLA?
NÃO EXISTE NEUTRALIDADE AO DEFINIRMOS O CURRÍCULO ESCOLAR
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O novo nasce do velho; mas às vezes o novo só esconde o velho
O novo nasce do velho; mas às vezes o novo só esconde o velho... Não precisamos abandonar tudo o que sabemos e fazemos
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Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Foto: João Bittar
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INDAGAÇÕES... Na medida em que crescem as pesquisas sobre os livros didáticos, consolida-se a conclusão quanto aos problemas inerentes a obras que seguem basicamente o mercado, e não os interesses do ensino.
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INDAGAÇÕES... A única conclusão positiva nesse campo parece ser a de que nosso ensino seria ainda pior se não fossem os livros didáticos, tal o grau de dependência que o magistério nacional tem para com os mesmos (Freitas, Motta, Costa, 1987).
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INDAGAÇÕES... (análise) O conjunto de livros didáticos pesquisados reflete com alto grau de fidelidade os conteúdos ensinados em sala de aula.
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INDAGAÇÕES... é nesse material que alguns professores procuravam/procuram a orientação sobre o que ensinar e como ensinar.
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A QUE CONSIDERAÇÕES PROVISÓRIAS CHEGAMOS:
Contrapor-se a utilização dos livros didáticos (e\ou outro material didático: revistas, jornais...) na escola, penalizando-os, é olhá- los, exilados do seu contexto de ação.
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Portanto, se ignorarmos esses fatores (de análise), corremos o risco de superficializar nossas análises, apontando somente as imperfeições destes materiais, e de exilá-los da finalidade social da escola.
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Por isso, nossa tarefa (Equipe Pedagógica)
na escola, “também” é entender melhor, em que medida o conhecimento escolar se afasta e/ou se aproxima nos livros didáticos.
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