A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ana Carolina Vital da Costa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ana Carolina Vital da Costa"— Transcrição da apresentação:

1 Ana Carolina Vital da Costa anacarolinavital@gmail.com

2 Mudanças no âmbito mundial na década de 1970 O termo começou a ser usado nos Estados Unidos, país com cultura de associativismo, voluntariado e filantropia já bastante consolidada. O crescimento do número e de tipos de organizações do terceiro setor se deu por alguns motivos: - Crise do welfare State; - Diminuição da cobertura do Estado nas políticas sociais; - Crise de desenvolvimento e diminuição de renda; - Problemas ambientais o principal deles as mudanças sociais e a falta de confiança na capacidade do Estado de resolver os problemas sociais. Moura, Fernandes (2009)

3 No Brasil, o associativismo não é uma novidade, data do período colonial, sendo as Santas Casas (ações de saúde) as pioneiras. O associativismo começou a se modificar e a apresentar novos perfis a partir do fim do século XIX, por meio de sindicatos e sociedades de auxílio mútuo. Houve grande intensificação por meio de movimentos populares, especialmente no período da ditadura. Moura, Fernandes (2009)

4 A partir do século XXI as OSC – Organizações da Sociedade Civil adquirem traços mercantis. Dessa forma, as organizações hoje caracterizam-se como: Moura, Fernandes (2009)

5 O processo de surgimento das OSC’s no Brasil se difere dos EU, por exemplo, pois aqui parte de movimentos sociais e lá, pela própria cultura e hábito de associativismo. Características das organizações do Terceiro Setor: - Objetivo social; - Independência administrativa do Estado (são privadas); - Reinvestimento total do saldo financeiro; - Institucionalizadas; - Autogeridas; - Caráter de voluntariado; - PODE ter utilidade pública. EntrevistaEntrevista.

6 Classificação Internacional das Organizações sem fins lucrativos (John Hopkins e Nações Unidas) Grupo 1 – Cultura e recreaçãoGrupo 2 – Educação e pesquisa Grupo 3 – SaúdeGrupo 4 – Serviços sociais Grupo 5 – Meio ambienteGrupo 6 – Desenvolvimento e habitação Grupo 7 – Direito, Advocacy e política Grupo 8 – intermediários filantrópicos Grupo 0 – Atividades internacionais Grupo 10 – religião Grpo 11 – Associações profissionais e sindicatos Grupo 12 – Não classificados em outros grupos (cooperativas, por ex.) Salamon (1999)

7 Como as OSC podem se classificar:

8

9 Mapeamento do terceiro setor no Brasil: - 338.000 entidades; - 1,6 milhões de empregados; - Salário médio: R$ 1.500,00 (03 salários mínimos); - Crescimento de 160% do número de ONGs; - O Sudeste é a região com maior número de OSCs; - As entidades têm média de 12 anos de existência. Questão: é possível fazer carreira no terceiro setor? IBGE (pesquisa entre 1996 a 2002)

10

11

12

13

14 Legitimidade: o público tende a confiar mais em um porta-voz de uma ONG do que de uma empresa; Consciência das forças sociais: as ONGs tem expertise em lidar com valores sociais e isso pode contribuir para as empresas no sentido de inovação de produtos e processos; Diferentes redes: as ONGs fazem parte de redes com outras empresas, fundações, centros de pesquisa, doadores, etc. Ingressar nessa rede pode ser benéfico para a empresa Época Negócios (2007)

15 Conhecimento técnico especializado: a visão de que os profissionais do terceiro setor e que o trabalho por eles realizados é de baixo profissionalismo não é verdadeira (vide campanhas WWF e Greenpeace); Evitar problemas: empresas como a Shell já incluem representantes do terceiro setor em todas as etapas de planejamento de suas operações; Acelerar a inovação: caso da DKK Scharfenstein – empresa alemã de refrigeradores quase falida e da criação de refrigerador movido a GLP (mais barato que HCFCs, que substitutiria o CFC). Bosch e Liebherr seguiram. Época Negócios (2007)

16 Influência na legislação: as ONGs tem acesso a legisladores e o poder público tem ampliado a participação das mesmas na elaboração de planos diretores e de outros documentos regulatórios; Superação de dificuldades: ONGs

17 A gestão e manutenção financeira de uma OSC pode se dar por: - Doações e heranças; - Venda de produtos; - Recursos públicos (contratos, editais, parcerias); - Agências não governamentais de cooperação; - Fontes diversas Uma ONG deve lutar por sua “sustentabilidade” = manutenção? Para uma empresa, o que é melhor? Criar uma fundação ou apoiar causas de OSCs já existentes?

18 Desafios para o terceiro setor: Na esfera governamental: -Visão instrumental das OSCs | terceirização de políticas públicas | implementadoras de programas governamentais (PROJOVEM, por ex.); -Arrecadação de impostos juntos às doações (proposta de 7%); -Controle de atividades das OSCs (CPIs das ONGs da Amazônia)

19 Desafios para o terceiro setor: Com a mídia: -Modos de veiculação das matérias (“projetos sociais” x ONGs | Caso Revista Exame); Com agências financiadoras internacionais e ONGs de grande porte: -Relação de dependência e tendência à diminuição de recursos


Carregar ppt "Ana Carolina Vital da Costa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google