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Enfa. Maria Clara Padoveze HC - UNICAMP
Programas de Prevenção de IH e Programas de Qualidade: Desafios para a Prática da Assistência à Saúde Enfa. Maria Clara Padoveze HC - UNICAMP
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Programas de Qualidade
Garantir que o processo modifique suas práticas de trabalho tendo foco no cliente. Cliente
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Programa de Qualidade Possuir claro e profundo entendimento do processo alvo para conseguir as melhorias do mesmo.
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Programa de Qualidade Os valores organizacionais são a base do sucesso para os serviços prestados.
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Programa de Qualidade Os profissionais devem ter consciência de estar continuamente melhorando o seu processo de trabalho
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Programa de Qualidade “Fazer a mesma coisa, da mesma forma e esperar resultados diferentes é insanidade.” Albert Einstein
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Programa de Qualidade Evidências: Identificação de objetivos propostos
consolidação das informações de medições (indicadores). Identificação de objetivos propostos
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Programa de Qualidade produtividade: acrescer valor com menos recursos
adaptabilidade: melhoria contínua inovações
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Princípios da Qualidade
1. Satisfação do cliente 2. Gerência participativa 3. Desenvolvimento de RH 4. Constância de propósitos 5. Aperfeiçoamento contínuo 6. Gerência de processos 7. Delegação 8. Disseminação de informações 9. Garantia de qualidade 10. Não aceitação de erros
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"Não existe vento favorável para quem não sabe aonde chegar."
(Sêneca)
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Conceitos na Gestão da Qualidade
Aplicados ao Controle de IH
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Gastamos a maior parte do tempo apagando incêndios.
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Plan Do Act Study
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PDSA Planejar (Plan) descrever o objetivo da mudança;
o que se espera da mudança; selecionar indicadores: demonstrar que a mudança resultou em uma melhoria, colher os dados anteriores à implantação da mudança, para cada indicador escolhido
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PDSA Fazer (Do) responder as questões: o que será feito, quem fará,
quando, onde, quanto custará
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PDSA Analisar (Study)
Colher os dados após a mudança Comparar os dados colhidos (antes e após a intervenção) Confrontar o resultado com as predições feitas na etapa planejamento
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PDSA Agir (Act) Sugerir novos ciclos de melhorias para novas mudanças que venham a surgir; Reavaliar as ações da etapa D - Fazer
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Programa de Qualidade Escolha de um indicador - características:
ser objetivo bem definido sensível (detectar a maioria dos casos) específico (precisão no diagnóstico) detectar problemas de qualidade ser de fácil coleta
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Programa de Qualidade e Controle de Infecção
CCIH: a maioria dos indicadores está ligada ao processo de atendimento A idéia não é controlar. Trata-se de estabelecer objetivos cada vez mais próximos ao ideal e tentar alcançá-los. Padoveze, MC; Campos, E.R.; Lima, M.B.P.B. Prática Hospitalar, 2005
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Programa de IH Portaria 2616, 1998: exigência de um Programa de Controle de Infecção Hospitalar. Resolução n. 48, de 2000: roteiro de inspeção do programa.
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Programa de IH Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH): conjunto de ações desenvolvidas, deliberada e sistematicamente, para a máxima redução possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. RDC n.48, 02/06/00
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Programa de IH Sistema de vigilância epidemiológica das infecções hospitalares: metodologia para identificação e avaliação sistemática das causas de infecção hospitalar, em um grupo de pacientes submetidos a tratamento e ou procedimentos hospitalares, visando a prevenção e a redução da incidência das IH RDC n.48, 02/06/00
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Melhoria nas práticas de prevenção
Utilização de estratégias de vigilância indicadores para avaliação do desempenho da assistência. Indicadores de Resultados: avaliam a ocorrência de infecções Indicadores de processos: avaliam a qualidade de práticas de assistência Manual de Avaliação da Qualidade de Práticas de Controle de Infecção Hospitalar, junho 2006
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Selecionar práticas de prevenção
baseadas em evidências poucas práticas a serem avaliadas inicialmente programar intervenção normativa, educativa, outras avaliar os indicadores de qualidade das práticas: pré e pós intervenção monitorar o impacto dos programas de intervenção
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Melhorias na práticas de prevenção
Estabelecer mecanismos de retroalimentação manter viva a chama da melhoria contínua dos processo Manter o foco no cliente
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Vigilância é um processo circular
1. Implementação dos objetivos da vigilância, definições, protocolos, coleta de dados 2. Retro-alimentação e disseminação de dados, análise, interpretação, comparações, discussão 4. Avaliação do impacto das IH pelas tendências na vigilância e outros estudos 3. prevenção: decisões e ações corretivas
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Programa de IH Características de sucesso: Ser baseado em vigilância
Eliminar problemas pela identificação de resultados adversos detectar causas propor medidas corretivas. Ser baseado em evidências científicas
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Prevenção de Infecção Hospitalar
Programa de IH Aprimorar o processo Atingir desempenho melhor do que atual Procedimentos de prevenção Prevenção de Infecção Hospitalar
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