A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Psicologia Experimental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Psicologia Experimental"— Transcrição da apresentação:

1 A Psicologia Experimental

2 A Visão Geral da Experimentação
Grupo de disciplinas estudadas pelo homem

3 Grupo de disciplinas estudas pelo homem
O circulo interno lida com problemas solucionáveis através do método científico. O circulo externo lida com problemas solucionáveis mas não utilizam do método científico. As disciplinas metafísicas lidam com problemas insolúveis e não utilizam do método científico. De maneira geral, nenhum dos outros dois grupos tem em comum o uso do método e o objeto de estudo.

4 O Método Científico Consiste em um processo seriado através do qual todas as ciências obtêm respostas às suas perguntas. É importante enfatizar que as perguntas devem ser passíveis de solução, podendo ser abordado através de estudos de eventos observáveis do mundo que nos cerca. Resumindo as ciências empregam o método científico e estudam problemas solucionáveis. Um dos pontos fundamentais do método científico é a experimentação.

5 O Método Científico Aplicado à Psicologia
O problema estudado pela psicologia está entre os mais complexos e desafiantes e portanto deve-se empregar os métodos mais eficientes para resolvê-lo. Problemas Complexos Métodos Eficientes

6 Aplicação do Método Científico
Experimentação: Formulação de um problema: Colocado em forma de pergunta. Deve ser solucionável. Possível de solução com os instrumentos que o Psicólogo tem à sua disposição. Estabelece uma solução possível para o problema (hipótese) Esta proposição deve ser testável, possibilitando verificar se esta é verdadeira ou falsa. Pode ser baseada em raciocínio ou palpite vago. Deve procurar relacionar aspectos do ambiente (variável independente) e aspectos do comportamento (variável dependente).

7 Aplicação do Método Científico
Coleta de dados (Experimentação) Existem várias formas de coleta de dados mas a experimentação é a mais poderosa. Seleção dos participantes para a pesquisa. O tipo de participante vai depender do problema. O delineamento experimental. Delineamento de Grupos (Controle e Experimental) Delineamento de Linha de base (Caso único) Uso de aparelhos, equipamentos O uso de determinados aparelhos dependerá da natureza do problema. Devem permitir ou facilitar a coleta de dados.

8 Relação Funcionais Variável independente x Variável dependente
O aspecto do ambiente estudado é sempre chamado de variável independente, são aquelas que afetam uma determinado tipo de comportamento. A modificação conseqüente do comportamento é chamado variável dependente. Geralmente é uma variável bem definida do comportamento e que o experimentador mede. Estabelecimento de relações funcionais. O experimentador tenta determinar como uma variável independente afeta uma variável dependente. Trabalha com a manipulação do valor da variável dependente mensurando os efeitos sobre a variável dependente. De a VD mudar de valor à medida que se manipula a VI então pode-se afirmar que existe uma relação entre elas.

9 Princípio da Experimentação
Colocado em termos ideais, o experimentador ao investigar a relação entre variáveis ele dever procurar manter constante todas as variáveis que podem afetar sua variável dependente, exceto a variável independente que está procurando avaliar. As variáveis que não são de interesse do experimentador e que afetam o estudo são denominadas de variáveis estranhas ou intervenientes.


Carregar ppt "A Psicologia Experimental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google