Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
TRIGONOMETRIA CICLO TRIGONOMÉTRICO
2
Arcos de circunferência
A e B dividem a circunferência em duas partes. Cada uma dessas partes é um arco de circunferência (ou apenas arco). A e B são denominados extremidades dos arcos. : arco de extremidades A e B, contendo P. : arco de extremidades A e B, contendo P’. AP’B AP’B A medida do ângulo AÔB é igual à medida angular do arco AB.
3
Medida de arcos de circunferência: medida angular
Sempre que nos referirmos à medida de um arco, vamos considerar sua medida angular e usar como unidades de medida o grau ou o radiano.
4
Medida de arcos de circunferência: medida angular
A medida linear de um arco é a medida de seu comprimento. Se fosse possível “esticar” o arco CD, poderíamos medir seu comprimento. Quando nos referirmos ao comprimento de um arco, vamos considerar sua medida linear e usar como unidades lineares de medida o metro, o centímetro, o milímetro etc.
5
Unidade de medida de arcos e ângulos: o grau
Uma das unidades de medida do arco é o grau: 1º (um grau) é cada parte de uma circunferência que foi dividida em 360 partes iguais. Dizemos, então, que a circunferência mede 360º (trezentos e sessenta graus). med(AB) = 60º e med(AÔB) = 60º O grau tem submúltiplos: 1’ (1 minuto) = do grau 1’’ (1 segundo) = do minuto
6
Unidade de medida de arcos e ângulos: o radiano
Um arco de um radiano (1 rad) é aquele que tem comprimento igual ao raio da circunferência que o contém, ou seja, o comprimento do arco dividido pelo raio da circunferência é igual a 1. De modo geral: OBS.: Quando obtemos o valor de α, sua unidade é o radiano.
7
Exemplo Uma circunferência mede 360º; essa medida também pode ser dada em radiano. Sabemos que o comprimento de uma circunferência de centro O e raio r é dado por 2r e que um arco de medida 1 rad tem comprimento r, assim: Logo, a medida de uma circunferência, em radiano, é 2p rad. Para se transformar um arco de grau para radiano e vice-versa usamos a relação:
8
Relação entre grau e radiano
45 90 135 180 270 360 Radiano medidas em radiano medidas em grau
9
a) Vamos verificar quanto mede, em grau, um arco de rad.
Exemplo a) Vamos verificar quanto mede, em grau, um arco de rad. Sabendo que p rad = 180º, fazemos a substituição: Assim, um arco de rad mede 30º. b) Para determinar quanto mede, em radiano, um arco de 200º, fazemos: radiano grau ° x ° Portanto, um arco de 200º mede rad.
10
c) Vamos calcular o comprimento de uma circunferência de raio 5 cm:
Exemplo c) Vamos calcular o comprimento de uma circunferência de raio 5 cm: C = 2r ⇒ C = 2 ∙ 5 ⇒ C ≃ 31,4 Assim, a circunferência tem cerca de 31,4 cm de comprimento. d) Calcular o comprimento do arco AB de 45º de uma circunferência de 8 cm de raio. considerando que um ângulo de 45º corresponde à oitava parte da circunferência (360º : 8 = 45º), fazemos: Assim, o arco mede aproximadamente 6,28 cm de comprimento.
11
Exemplo e) Determinar a medida x, em radiano, de um ângulo correspondente a um arco com aproximadamente 12,56 cm de comprimento, em uma circunferência com 12 cm de raio. f) Uma pista circular de atletismo tem um diâmetro de 50 m. Calcule a distância percorrida por um atleta ao dar 6 voltas completas nessa pista?
12
PKRUGER/SHUTTERSTOCK
g) Em um relógio, o ponteiro dos minutos mede 15 cm. Determinar o comprimento do arco percorrido pela extremidade do ponteiro das 14h às 14h20min. PKRUGER/SHUTTERSTOCK Resolução Como 20 minutos equivalem à terça parte de uma hora, a extremidade do ponteiro descreve um arco de medida l igual à terça parte do comprimento da circunferência: l = Logo, o ponteiro percorre um arco de cerca de 31,4 cm.
13
h) Pela manhã, uma pessoa idosa completou três voltas em torno
de uma praça circular de 42 m de raio. Calcular quantos metros a pessoa caminhou. Resolução Três voltas: C’ = 3 ∙ 2 ∙ p ∙ 42 ⇒ C’ ≃ 791,28 Portanto, a pessoa caminhou aproximadamente 791,28 m.
14
Circunferência orientada no plano cartesiano
A circunferência trigonométrica, ou ciclo trigonométrico, tem centro na origem O(0, 0) de um plano cartesiano e raio de 1 unidade. No ciclo trigonométrico, o ponto A(1, 0) é a origem de todos os arcos, isto é, o ponto a partir do qual percorremos a circunferência até um ponto P para determinar o arco AP (P é a extremidade do arco).
15
Sentido horário e sentido anti-horário
Podemos percorrer uma circunferência em dois sentidos: no sentido horário e no sentido anti-horário. Adotando o sentido anti-horário para as medidas positivas, determinamos o sentido oposto (horário) para as medidas negativas. Sentido anti-horário: med (AP) = 60º Sentido horário: med (AP) = –300º
16
Quadrantes do ciclo trigonométrico
O eixo das abscissas (eixo ) e o eixo das ordenadas (eixo ) do plano dividem o ciclo em quatro quadrantes (QI, QII, QIII e QIV), como mostram as figuras a seguir. A’A B’B
17
Simetria no ciclo trigonométrico
med (AP) = rad
18
ARCOS CÔNGRUOS Dois arcos são côngruos quando tem a mesma origem e a mesma extremidade no ciclo trigonométrico. 30º + 360º = 390º, 30º º = 750º, 30º - 360º = - 330º 30º º = - 690º Por exemplo: 1. Considerando os arcos de 30º, 390º, 750º, - 330º, - 690º. Então podemos representar o arco de 30º e todos os seus arcos côngruos pela expressão Todos eles tem a mesma origem e a mesma extremidade. Portanto, eles são côngruos. Eles diferem entre si de um número inteiro de voltas completas, pois
20
DETERMINAÇÃO DO QUADRANTE
1. Dados os arcos abaixo, determine o quadrante ao qual eles se encontram. 2. Escreva a expressão geral dos arcos côngruos aos arcos de:
21
3. Determinar o menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio circular que marca:
12 h e 20 min b) 10 h e 36 min c) 3 h e 15 min d) 18 h e 12 min
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.