COACHING E MENTORING.

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Apresentação em tema: "COACHING E MENTORING."— Transcrição da apresentação:

1 COACHING E MENTORING

2 Outras técnicas similares
Agenda INTRODUÇÃO COACHING Conceito Necessidades Benefícios IBC e ICF História Outras técnicas similares Tipos de Coaching MENTORING Conceito Benefícios Exemplo COACHING E MENTORING Tabela Comparativa Outras Ferramentas Semelhantes CONCLUSÃO

3 COACHING: CONCEITO Auxílio ao profissional para que planeje e estabeleça metas e prazos em busca de objetivos e resultados almejados por ele na empresa em que trabalha Segundo José Roberto Marques: “O Coaching consiste no desenvolvimento de capacidade e habilidade de qualquer um”. Duração de 3 a 6 meses Coach: profissional credenciado e certificado para exercer essa função. Não deve dar sugestões e dizer ao coachee o que deve fazer. Deve auxiliar o coachee a se desenvolver e descobrir seus próprios recursos para alcançar suas metas e objetivos

4 COACHING: BENEFÍCIOS Iniciativa de Mudanças
Aumento na satisfação do trabalho Direção Ampliação da autoestima e da autoconfiança Clareza em relação às Metas Aumento da motivação Planejamento de carreira Mais energia e sucesso Equilíbrio entre a vida pessoal e de trabalho Identificação e conhecimento necessário para manuseio dos seus próprios potenciais e habilidades do cliente Melhora nas relações pessoais e profissionais Formação adequada da imagem de si mesmo Melhora na habilidade de comunicação Desenvolvimento de confiança em suas possibilidades

5 COACHING: HISTÓRIA 1 2 3 4 Era medieval:
Cocheiro = homem que conduzia o coche (carruagem) e também treinavam os cavalos para que estes puxassem os coches Universidades americanas: tutor particular que preparava os alunos para exames Instrutor ou treinador de cantores, atletas e atores Coach: objetivo de encorajar e motivar seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado

6 COACHING: TIPOS Visa provocar ações que impulsionem o sucesso escolar como um todo Visa capacitar o indivíduo à utilizar o máximo de seu potencial e à saber tomar decisões adequadas COACHING De Relacionamento Executivo Esportivo De Vida De Liderança Financeiro De Carreira De Professores Visa a capacitação do indivíduo de forma a alcançar resultados financeiros pessoal e/ou empresarial Visa melhorar os relacionamentos e analisar posturas e comportamentos Visa a exploração do potencial do líder e de sua equipe Visa melhorar as tomadas de decisões estratégicas e a liderança Visa a exploração do máximo potencial do atleta Visa o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

7 COACHING: MOMENTOS NECESSÁRIOS
CONTRATAÇÃO DE TRAINEES FRACASSOS DESEMPENHO GERENCIAL DESEMPENHO INADEQUADO PERÍODOS DE TRANSIÇÃO DECISÕES PESSOAIS

8 International Coach Federation (ICF)
COACHING: INSTITUTOS International Coach Federation (ICF) Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) Maior associação global de coaches: 18 mil membros em mais de 100 mil países Missão: contribuir para o avanço da arte, ciência e prática do coaching profissional Maior recurso mundial de informações e pesquisas sobre coaching Atividades: conduz e divulga pesquisas em coaching, estabelece diretrizes para programas de treinamento em coaching, estabelece competências fundamentais em coaching, etc. Fundada em 2007 pelo atual presidente José Roberto Marques Maior e melhor Instituição de treinamento em coaching no Brasil Seus clientes corporativos: maiores empresas do Brasil e do mundo Reconhecida pela ONU por aderir ao Global Compact e ao PRME Principal atividade: formação de novos coaches através de workshops, palestras e treinamentos Única no país que oferece uma Pós-Graduação com foco em coaching em parceria com instituições de Ensino Superior Diferencial: “Elevação do coaching não apenas à condição de técnica, mas ao estilo de vida.”

9 COACHING E OUTRAS TÉCNICAS SIMILARES
ACONSELHAMENTO COACHING Visa, principalmente, lidar com empregados que apresentam problemas, tais como desempenho abaixo da média, dificuldade para cumprir prazos, problemas de relacionamento ou uma taxa de absenteísmo elevada Destina-se para qualquer empregado Muito mais direto Procura fazer com que o empregado reconheça a necessidade de mudar Fornece elementos para que o cliente decida se convém mudar Procura-se identificar a causa do problema e reforçar o comportamento correto Procura-se conhecer alternativas possíveis para melhorar o desempenho PSICOTERAPIA COACHING Enfoca o indivíduo e seus problemas pessoas Enfoca os problemas de desenvolvimento profissionais Enfoque no passado Enfoca o futuro Longa e profunda Rápido e superficial Maior preocupação com o que está errado Maior preocupação com o que está faltando Visa modificações na personalidade Visa a ação Trabalha com patologias (estudo de doenças) Não trabalha com patologias Trabalha unicamente no âmbito em que seu cliente está comprometido CHEFE COACH Controla o comportamento Libera o potencial Dá ordens Motiva Foca na execução da tarefa Foca no processo Resolve problemas Ouve e ensina a resolver problemas Assume a responsabilidade Compartilha a responsabilidade Dirige as pessoas Serve as pessoas TREINAMENTO COACHING É geralmente dirigido a um grupo É individual Trabalha com objetivos definidos e operacionais Os objetivos são definidos ao longo do processo Exige um relacionamento muito mais franco e intenso do que o treinamento

10 MENTORING: CONCEITO Voltado para a área profissional
Ferramenta de desenvolvimento pessoal: pessoa mais experiente ajuda outra menos experiente, sem estabelecimento de prazos Método: conversas e debates acercas de assuntos que não estão necessariamente ligados ao trabalho e possibilita o aprendizado e consequente desenvolvimento na carreira Geralmente, mentoring acontecem através da previsão de substituição algum funcionário da organização Muito frequente ao nível da educação: aluno com dificuldade que aprende com algum mentor (professor ou aluno mais velho, com mais experiência)

11 INCENTIVO À CRIATIVIDADE E INOVAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES
MENTORING: BENEFÍCIO MENTORING INCENTIVO À CRIATIVIDADE E INOVAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES MAIOR COMPETITIVIDADE

12 PROGRAMA TIO-SOBRINHO – COSIN CONSULTING
MENTORING: EXEMPLO PROGRAMA TIO-SOBRINHO – COSIN CONSULTING Para cada funcionário da empresa (sobrinho) é designado um mentor (tio) Missão do Programa: desenvolvimento das competências dos associados, apoiando seu crescimento pessoal e profissional Método: reuniões entre “tio” e “sobrinho” de modo informal, abrangendo considerações do projeto em que o último se encontra, suas expectativas, suas preocupações e suas dúvidas Responsabilidade do sobrinho: buscar seu desenvolvimento profissional e ativar a comunicação com o “tio” sempre que necessário Responsabilidade do tio: dar suporte ao desenvolvimento profissional do “sobrinho” através do mentoring. Além de ser um dos responsáveis por preencher a avaliação de desempenho do “sobrinho”, auxiliar também no desenvolvimento da competência que parecer mais “fraca”.

13 PROGRAMA TIO-SOBRINHO – COSIN CONSULTING
MENTORING: EXEMPLO PROGRAMA TIO-SOBRINHO – COSIN CONSULTING Pessoa mais experiente orienta a menos experiente através de conversas e debates Responsabilidade do RH: Efetuar o match tio/sobrinho Acompanhar a dinâmica do programa por indicadores ... Ferramenta que possibilita o desenvolvimento na carreira profissional do mais jovem

14 COACHING E MENTORING Coaching Mentoring Definição
Coaching Mentoring Definição Processo de aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados, e para serem alcançados com êxito necessitam de: empenho, foco e ações efetivas por parte do cliente Espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras. Duração 3 a 6 meses Sem prazo definido Desenvolvimento Pessoal e profissional Mais voltado ao âmbito profissional (mas pode acabar voltando-se ao âmbito pessoal) Responsável Coach Mentor Processo e Atividades Sessões que podem ser semanais, quinzenais e mensais. E a cada sessão, o coach apresenta tarefas O coach auxilia e apoia o coachee através de perguntas e técnicas poderosas a fim de que seu cliente saia do estado atual para o desejado O mentor auxilia através de encontros e reuniões que podem ser formais ou não, orientando-o e aconselhando-o que o que lhe parecer mais adequado ao seu desenvolvimento na organização Formação do coach Não precisa ter experiência na área de atuação do seu cliente Necessita possuir experiência na área de atuação do seu cliente

15 COACHING E MENTORING: OUTRAS FERRAMENTAS SEMELHANTES

16 CONCLUSÃO Organizações: grande necessidade de foco e saúde do bem-estar dos colaboradores  reflexo na motivação, permanência, criatividade e produtividade dos colaboradores Coaching e Mentoring: ferramentas extremamente eficientes quando bem aplicadas Ambas ainda são pouco aplicadas nas organizações, porém em grande ascensão Necessidade de realização constante de avaliação de desempenho (+ outras avaliações)  verificação de necessidade de algumas destas (ou outras) ferramentas

17 DÚVIDAS?


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