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Programa Internacional de Avaliação de Alunos

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Apresentação em tema: "Programa Internacional de Avaliação de Alunos"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Internacional de Avaliação de Alunos
PISA

2 Características Programa de avaliação criado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no final dos anos 90. Visa a produzir indicadores institucionais para ajudar os países participantes a desenvolverem políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade da educação.

3 Características O PISA avalia, a cada três anos, alunos na faixa dos 15 anos de idade, fase em que, na maioria dos países, os jovens estão concluindo a escolaridade básica obrigatória. Além dos países membros da OCDE, também participam do programa países convidados que tenham interesse na obtenção de indicadores educacionais que permitam comparativos entre os países participantes.

4 Características Ano 2000: 32 países. Ano 2003: 41 países.
Dentre os países sul-americanos, O Brasil é o único convidado que participa desde a primeira edição do PISA.

5 O que é avaliado Três áreas do conhecimento (letramento): leitura, matemática e ciências. Capacidade de aplicar esses conhecimentos em situações do dia-a-dia. Pretende responder a questões como: até que ponto os jovens adultos estão preparados para enfrentar os desafios do futuro? Eles são capazes de analisar, raciocinar e comunicar suas idéias efetivamente? Têm capacidade para continuar aprendendo pela vida toda?

6 Ciclos de Avaliação 2000 - Leitura como área principal.
Matemática como área principal. Ciências como área principal. Leitura como área principal.

7 Instrumentos de Avaliação PISA
Cadernos de prova contendo questões abertas e de múltipla escolha. Um ano antes, é feito um pré-teste. Questionários sócio-econômicos, educacionais e demográficos aplicados a alunos e diretores de escolas.

8 Apresentação dos dados
Os dados são apresentados por país participante. Em cada país, os dados são estratificados: (a) por região; (b) por estado; (c) por gênero.

9 Escolas participantes
Escolas da rede pública e da rede privada. Escolas da zona urbana e da zona rural. Essas escolas são selecionadas segundo critérios amostrais.

10 Seleção dos alunos Definição das escolas que comporão a amostra com base no Censo Escolar, mediante sorteio estratificado aleatório, feito pelo Consórcio Internacional que administra o PISA. As escolas selecionadas enviam lista contendo relação de alunos na faixa dos 15 anos matriculados entre a 7ª Série e o 3º ano do Ensino Médio. Esse critério pode ser modificado a cada edição do PISA. Os nomes dos alunos são digitados em software específico. O software faz sorteio aleatório dos alunos por escola. As Listas de Alunos Selecionados (LAS) são enviadas às escolas. Os dados das LAS devem ser revisados e atualizados pelas escolas. Nenhum aluno pode ser substituído.

11 Padrão Técnico do PISA Participação de 85% das escolas selecionadas.
Participação de 80% dos alunos selecionados. Esse padrão vale para todas as escolas participantes do PISA (escolas dos países membros e escolas dos países convidados).

12 A participação do Brasil
Em cada país participante do PISA, existe uma coordenação oficial do programa. No Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação, é o coordenador nacional do PISA sendo responsável pela aplicação da prova.

13 A participação do Brasil
ANO MUNICÍPIOS ESCOLAS ALUNOS 2000 Não localizado 4.893 2003 179 229 4.452 2006 390 630 9.295 2009 587 950 20.013

14 Notas Brasil PISA DOMÍNIO PISA 2000 PISA 2003 PISA 2006 LEITURA 396
403 393 MATEMÁTICA 334 356 370 CIÊNCIAS 375 390

15 Níveis de Proficiência
Para cada domínio avaliado – leitura, matemática e ciências - há uma escala contínua onde são representados os níveis de desempenho dos alunos. O nível de proficiência mínima indicado pelo PISA para que o jovem possa ser considerado apto para viver na sociedade moderna é 2

16 Resultado Níveis Proficiência Brasil – PISA 2006 (Ciências – área principal)
LEITURA ABAIXO NÍVEL 1 NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 BRASIL 27,8 27,7 25,3 13,4 4,8 1,0 MATE- MÁTICA ABAIXO NÍVEL 1 NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 BRASIL Não localizado CIÊNCIAS ABAIXO NÍVEL 1 NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 BRASIL 27,8 34,1 23,4 10,9 3,3 0,4

17 Resultado GERAL Níveis Proficiência Brasil – PISA 2006
ABAIXO NÍVEL 1 NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 BRASIL 27,9 33,1 23,8 11,3 3,4 0,5

18 Investimento do Brasil em Educação
O Brasil investe 5% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação. Os países membros da OCDE investem, em média, 5,5% do PIB em educação. Se há diferenças em números absolutos, em números relativos os investimentos se aproximam.


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