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Estratégia Organizacional

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Apresentação em tema: "Estratégia Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia Organizacional
Rivalidade Competitiva e Dinâmica Competitiva

2 Rivalidade Competitiva
“Rivalidade competitiva é o conjunto de ações competitivas que ocorrem continuamente entre os concorrentes à medida que se defrontam visando a assumir uma posição de mercado vantajosa”. (HOSKISSON, 2009:188). Resulta de iniciativas da própria empresa e de reações às iniciativas de concorrentes. Ação A Ação C EMPRESA X EMPRESA Y Ação D Ação B Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

3 Rivalidade Competitiva
O sucesso da estratégia adotada por uma empresa depende da sua capacidade de antecipar as ações / reações de seus concorrentes e de responder aos seus ataques. As estratégias devem ser dinâmicas. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

4 Rivalidade Competitiva
Fatores a serem observados (Continuação): Ações Estratégicas e Táticas: “Uma ação competitiva é uma ação estratégica ou tática que a empresa realiza para construir ou defender uma posição competitiva ou melhorar seu posicionamento no mercado.” (HOSKISSON, 2009:196). Ações estratégicas: envolvem uma quantidade maior de recursos, demoram mais tempo para serem implementadas e são difíceis de serem revertidas. Ex.: Abertura de uma nova fábrica. Ações táticas: envolvem menor recursos e são mais fáceis de serem ajustadas ou abandonadas. Ex.: Redução nos preços de um produto. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

5 Rivalidade Competitiva
Fatores a serem observados, buscando antecipar o comportamento dos concorrentes (ações ou reações): Mercados Comuns: muitas empresas concorrem entre si em diversos mercados (geográficos ou de produtos), gerando uma Concorrência Multimercado. Nesse caso, as ações de um concorrente pode gerar reações em mercados diferentes. Menor probabilidade de ataque. Grande probabilidade de fortes reações quando atacadas. Ex.: Coca-Cola compete com a Pepsi em diversos países. Similaridade de recursos: empresas com recursos similares tendem a adotar as mesmas estratégias. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

6 Rivalidade Competitiva
Fatores a serem observados (Continuação): Percepção: grau de percepção sobre a similaridade de recursos e mercados comuns entre empresas. Uma percepção inadequada gera uma concorrência agressiva. Motivação: incentivos associados a possíveis ganhos ou perdas obtidos por meio das ações adotadas. Capacidade: recursos disponíveis para implementar a ação. Quanto mais semelhantes as empresas mais rápida será a resposta. Empresas com menos recursos reagirão menos às ações. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

7 Rivalidade Competitiva
Fatores a serem observados (Continuação): Tamanho Relativo da Firma: empresas maiores possuem força superior. Porém, empresas pequenas são mais flexíveis e inovadoras. Qualidade: pré-requisito para competir. Não possuir qualidade enfraquecem o concorrente frente aos demais competidores. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

8 Rivalidade Competitiva
Fatores a serem observados (Continuação): Probabilidade de ataque: Pioneiro (First-mover): (...) “empresa que empreende uma ação competitiva inicial para criar ou defender suas vantagens competitivas iniciais ou para melhorar sua posição no mercado”. (HOSKISSON, 2009:197). Vantagens: Retornos elevados até que os concorrentes reajam. Pode conquistar a fidelidade dos clientes. As vantagens estão relacionadas ao grau de dificuldade em copiar a ação da empresa. Desvantagens: Riscos elevados. Altos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento. Ex.: Lançamento da H2OH! Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

9 Rivalidade Competitiva
Fatores a serem observados (Continuação): Probabilidade de ataque: (Continuação) Imitador (Second-mover): (...) “empresa que responde à ação competitiva do pioneiro por meio de imitação”. (HOSKISSON, 2009:198). Vantagens: Custos inferiores (copia a first-mover). Pode promover melhorias no produto. Não comete os mesmos erros da first-mover. Possui quantidade maior de informações. Desvantagens: Pode não conseguir conquistar a posição alcançada pela first-mover. Ex.: Lançamento da Aquarius. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

10 Rivalidade Competitiva
Fatores a serem observados (Continuação): Probabilidade de ataque: (Continuação) Último entrante (Late-mover): “firma que responde a uma ação competitiva, mas somente depois que transcorreu um tempo considerável depois da ação da first-mover e da resposta da second-mover”. (HITT, 2003:198). Alcança resultados inferiores. Ex.: Todas as demais marcas lançadas posteriormente. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

11 Rivalidade Competitiva
Fatores a serem observados (Continuação): Probabilidade de Resposta: Tipo de Ação Competitiva: tendência de maior número de reações e maior rapidez contra ações táticas em detrimento a ações estratégicas. Reputação da Empresa Participante: empresas líderes de mercado tendem a ser seguidas / copiadas. Iniciativas de concorrentes agressivos ou desleais tendem a ser ignoradas. Dependência do Mercado: empresas altamente dependentes de um mercado específico (pouco diversificadas) responderão de maneira mais efetiva. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

12 Dinâmica Competitiva “A dinâmica competitiva descreve o conjunto total de ações e respostas por parte de todas as empresas que competem em um mercado”. (HOSKISSON, 2009:188). Trata-se da somatória de todas as rivalidades competitivas individuais, em determinado mercado. EMPRESA W EMPRESA K EMPRESA X EMPRESA Y Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

13 Dinâmica Competitiva Resultados Competitivos no Mercado:
Mercados de Ciclo Lento: vantagens competitivas sustentadas por longos períodos. As empresas buscam proteger sua vantagem competitiva. Predomínio de uma única empresa ou existência de leis de proteção. Ex.: Setor Farmacêutico. Exploração Contra-ataque Lançamento Tempo (anos) 5 10 Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009. HOSKISSON (2009:206).

14 Dinâmica Competitiva Resultados Competitivos no Mercado:
Mercados de Ciclo Padrão: vantagem competitiva medianamente protegida. Possibilidade de sustentar vantagens por certos períodos. Mercados de alto volume ou de massa. Geralmente com competição elevada. Ex.: Refrigerantes. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

15 Dinâmica Competitiva Resultados Competitivos no Mercado:
Mercados de Ciclo Rápido: impossibilidade de estabelecer uma vantagem competitiva sustentável - apenas temporária. Rápida imitação e poucas patentes. Contra-atacar antes da vantagem se extinguir. Lançamento contínuo de novos produtos e soluções. Canibalização dos produtos da empresa. Forte concorrência. Ex.: Celulares. Exploração Lançamento Contra-ataque Tempo (anos) Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009. HOSKISSON (2009:208).


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