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A ESPIRAL HERMENÊUTICA:
Homilética e Contextualização
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“O estudo das Escrituras não pode ser completo até se move do texto até o contexto.”
Grant Osborne A Espiral Hermenêutica
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O QUE É CONTEXTUALIZAÇÃO?
“ O processo dinâmico que interpreta a significação de uma norma religiosa ou cultural para um grupo que tem uma herança cultural diferente.” Significa comunicação transcultural Um processo “dinâmico” que vai da cultura de origem até a cultura receptora. Normalmente é facilitado por um “transmissor” que tem conhecimento das suas culturas.
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CULTURA DE ORIGEM TRANSMISSOR CULTURA RECEPTORA
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EXEMPLOS BÍBLICOS: Atos 8 Atos 10 Atos 15 1Cor. 8-10
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AS QUESTÕES PRINCIPAIS:
A prioridade do texto/cultura receptora A tendência é para a prioridade do texto diminuir progressivamente quando se move do texto para a cultura receptora. O conteúdo e forma O conteúdo da revelação bíblica não muda mas a forma pela qual é apresentada sempre muda. Normas culturais/supraculturais O que pertence principalmente à cultura antiga original e os elementos eternos da revelação
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A ESPIRAL HERMENÊUTICA
TEXTO AGENDA PERGUNTAS INTÉRPRETE
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A ESPIRAL HERMENÊUTICA
O TEXTO O texto é o ponto de partida e estabelece a agenda. A AGENDA Os temas/tópicos a serem considerados à luz do texto O INTÉRPRETE Aplica uma metodologia apropriada para extrair sentido do texto à luz da agenda AS QUESTÕES Formuladas pelo intérprete à luz do texto
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O CÍRCULO AMPLIDADO: FONTE SIGNIFICAÇÃO SENTIDO CULLURA RECEPTORA
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O PAPEL DO PREGADOR/INTÉRPRETE
TEXTO AGENDA PERGUNTAS PREGADOR/INTÉRPRETE SIGNIFICAÇÃO SENETIDO CULTURA RECEPTORA
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MODELO HERMENÊUTICO Identifiquem os elementos supra- culturais.
Determine o “nível” do vínculo com a cultura, isto é, o grau de influência da cultura origem na cultura contemporânea. Determine a distância entre os elementos supra culturais e culturais.
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UM CASO ESPECÍFICO: 1Timóteo 2.11-15
Paulo apelou à criação, indicando que ele considerou a questão vinculada a princípios eternos. Algumas questões em Paulo são vinculadas a práticas culturais (1Cr ; 14.34,35). Uma questão a ser considerada é se estas práticas ainda ameaçam a vida familiar no séc. 21. A distância entre os elementos supraculturais e culturais é considerável. Paulo estava “contextualizando” estes princípios? A proibição do ensino é normativa? Por exemplo, como missionárias cristãs devem se comportar em países mulçumanos?
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ALGUNS PRINCÍPIOS: Passagens didáticas (cartas) devem ser utilizadas para interpretar narrativas históricas. O contexto original deve ser compreendido antes de determinar significação. Declarações individuais devem ser colocadas no contexto mais amplo das escrituras.
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