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E statística A plicada à P esquisa de M ercado Reni Berezin Outubro 2005.

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1 E statística A plicada à P esquisa de M ercado Reni Berezin Outubro 2005

2 Clique para editar o estilo do título mestre 2 2 Funções numa pesquisa de mercado DIRETOR PRESIDENTE ATENDIMENTOFINANCEIRA OPERAÇÕES ESTATÍSTICA

3 Clique para editar o estilo do título mestre 3 3 Áreas envolvidas no Atendimento  Atividades exercidas: »Análise de tabelas de freqüência »Análise de médias -Com conhecimento do cliente, conhecimento mercado, conhecimento de marketing,etc.. Ciências sociais Comunicação Administração, Marketing Estatística

4 Clique para editar o estilo do título mestre 4 4 Funções da área de Estatística  Apoio à área de atendimento ao cliente/ área comercial/ área de vendas »Discussão do briefing com o cliente final »Discussão da proposta -Planejamento do Experimento -Planejamento Amostral »Análise estatística dos resultados »Apoio à lógica dos números  Apoio à área de coleta de dados – Campo  Pesquisa a dados secundários – estimativa de universo  Elaboração de cursos de estatística para clientes internos ou externos

5 Clique para editar o estilo do título mestre 5 5 O que é importante ?  Conhecimento básico de Estatística em : »Amostragem »Análise descritiva »Análise inferencial »Análise Multivariada »Conhecimento de softwares (SAS, SPSS, etc) »Planejamento de Experimentos »Teoria da probabilidade

6 Clique para editar o estilo do título mestre 6 6 O que é importante ?  Escrever relatórios - bom português, saber expressar-se  Expressão oral  Planejamento da pesquisa (questionário com perguntas adequadas para análises pretendidas)  Ter boa presença – saber conversar, dialogar, discutir, ter idéias claras  Explicar a estatística de forma compreensível para leigos  Transformar números/ resultados em informações  Criticar os números, as estimativas  Conhecer os pré requisitos de cada técnica, suas limitações e aplicações  Ter constante atualização técnica (softwares, metodologias, aplicações, etc)  Ter contato com outros estatísticos para troca de experiências

7 Clique para editar o estilo do título mestre 7 7 O que complementa a função ? Idiomas Cursos de pós graduação Conhecimento de marketing Conhecimento da área financeira Conhecimento de gestão de negócios, pessoas, etc.. A graduação é só o primeiro passo !!!

8 Exemplos EXEMPLOS

9 Clique para editar o estilo do título mestre 9 9 Amostra representativa Brasil Planejamento da Amostra: 1.Amostra estratificada segundo região geográfica e tamanho da população urbana. Amostra proporcional ao tamanho de cada estrato 2.Amostra por conglomerados (dentro de cada estrato) Seleção de municípios segundo probabilidade proporcional ao tamanho (PPS), de acordo com algumas frações amostrais

10 Clique para editar o estilo do título mestre 10 Amostra representativa Brasil Planejamento da Amostra (cont): Para Rio e S.Paulo, seleção com probabilidade igual a 1, ou seja, entram certamente para compor a amostra. Para outros municípios (menores), sorteio dos municípios com probabilidade menor que 1, e pré-fixado. Alocação amostral à população de cada município selecionado. 3.Amostra por conglomerados dentro de cada município selecionado: sorteio de setores censitários com probabilidade proporcional ao tamanho (ou sorteio aleatório).

11 Clique para editar o estilo do título mestre 11 Planejamento da Amostra (cont): Em cada setor censitário, amostra de um número fixo de domicílios (entre 10 e 12) 4.Dentro de cada domicílio sorteado, seleção randômica do respondente. Amostra representativa Brasil

12 Clique para editar o estilo do título mestre 12 Planejamento da Amostra: estratificação segundo tamanho de município estrato 440.000 - 100.000 habitantes estrato 3100.000 - 400.000 habitantes estrato 2400.000 - 1.000.000 habitantes estrato 1acima de 1.000.000 habitantes Amostra representativa Brasil

13 Clique para editar o estilo do título mestre 13 Amostra Brasil

14 Clique para editar o estilo do título mestre 14 Amostra Brasil

15 Clique para editar o estilo do título mestre 15 Desenho do Teste de Produto Monádico vs. Comparativo Um teste de produto precisa atingir equilíbrio entre realismo e sensibilidade da medição. A principal escolha a ser feita é entre:  desenho MONÁDICO um onde cada respondente testa somente um produto e as comparações são realizadas por análise, comparando os painéis monádicos dos produtos testados. dois onde o respondente testa dois produtos, compara e elege o seu preferido.  desenho MONÁDICO COMPARATIVO

16 Base: Total 1º Produto Testado – (120) DIFERENÇA SIGNIFICATIVA – 95% diferença indicativa – 90% Avaliação Monádica - Teste de Diferença entre Proporções Exemplo- Escala de Sensibilidade - Amargor:

17 Clique para editar o estilo do título mestre 17 Teste de Proporção Exemplo:  Um fabricante pretende lançar uma nova coloração para cabelos. É um condicionador diário que vem para substituir as colorações permanentes. Seu uso é totalmente diferente: no banho depois do uso do shampoo, use a nova coloração durante 3 minutos, em substituição ao condicionador.  Tal procedimento deve ser realizado 5 a 7 vezes para se atingir a cor desejada. A cor aparece gradualmente por volta da 7a. Aplicação o objetivo é alcançado. Depois disto, basta apenas uma aplicação semanal para a manutenção da cor.  Objetivos: comparar a avaliação de desempenho (blind) das 3 formulações – preto, castanho escuro e castanho acobreado.

18 Clique para editar o estilo do título mestre 18 Teste de Média Exemplo: »Qual é a hipótese a ser testada ? »Quais são as suposições ? »O que controlar ?  Controlou-se classe, idade e marcas que usa.  Algum problema ?


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