A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

2 I - O conceito de projeto político-pedagógico
“É um processo de mudança e de antecipação do futuro, que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela Escola como um todo.” (Padilha, 2003)

3 “Não se constrói um projeto sem uma direção política, um norte, um rumo. (...) O projeto pedagógico da Escola é, por isso mesmo, sempre um processo inconcluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da Escola.” (Gadotti, 1998)

4 II - Princípios para a Educação no século XXI
A educação ao longo de toda a vida baseia-se em quatro pilares: Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.

5 Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Mas também aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos jovens e adolescentes, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.

6 Aprender a viver juntos desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências — realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos — no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

7 Aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligenciar na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se. (Delors, 1996)

8 III - Princípios Norteadores do Projeto Pedagógico
LDB 9.394/96 - Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

9 VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII - valorização do profissional da educação escolar; VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; IX - garantia de padrão de qualidade; X - valorização da experiência extra-escolar; XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

10 “Enfim, um projeto político-pedagógico da escola apoia-se:
a) no desenvolvimento de uma consciência crítica; b) no envolvimento das pessoas: a comunidade interna e externa à escola; c) na participação e na cooperação das várias esferas de governo; d) na autonomia, responsabilidade e criatividade como processo e como produto do projeto.” (Gadotti, 1998)

11 IV - Processo de Construção e Avaliação do Projeto Político-pedagógico
1 - Ato situacional Ponto de partida: a prática social 1.1 - Descreve e situa a Escola no atual contexto da realidade brasileira, do estado e do município

12 1.2 - Apresenta uma análise crítica dos problemas / necessidades existentes na Escola:
aprendizagem (análise dos dados estatísticos da escola) formação inicial e continuada (a partir das necessidades específicas de cada segmento de professores e funcionários) organização do tempo e do espaço equipamentos físicos e pedagógicos (necessidades e qualificação) relações de trabalho na escola (professores-funcionários-pedagogos-alunos-diretor-pais)

13 participação dos pais (descrição e análise com referência à gestão democrática)
contradições e conflitos presentes na prática docente (distância entre o discurso e a prática) critérios de organização e distribuição de turmas (por turno, por professor) organização da hora-atividade (problemas e possibilidades)

14 2 - Ato Conceitual Ponto de chegada: o projeto político social (prática social transformada: busca uma utopia, a partir do compromisso coletivo) 2.1 - Fundamentos teóricos explicitados clara e objetivamente: Concepção de sociedade, homem, cidadania e cultura. Concepção de educação, escola, conhecimento, ensino, aprendizagem e avaliação. Concepção de gestão democrática e redimensionamento de seus instrumentos

15 2.2 - Concepção curricular – o papel do currículo na formação humana do aluno, os limites e as possibilidades da prática docente : Eixos norteadores: Representação e comunicação (leitura e expressão oral e escrita) Investigação e compreensão (resolução de situações-problema; desenvolvimento do pensamento crítico) Contextualização sócio-cultural (transmissão do legado cultural; respeito à diversidade cultural)

16 Desenvolvimento da autonomia para a aprendizagem (aprender a aprender)
Outros pressupostos: Construção do conhecimento em rede (interdisciplinaridade) Construção de saberes para o exercício da cidadania (transdisciplinaridade) Relação dialógica entre professor e aluno (mediação, intervenção, avaliação) Ensino e aprendizagem desenvolvidos sob a perspectiva de colaboração e cooperação Desenvolvimento da autonomia para a aprendizagem (aprender a aprender) Avaliação na perspectiva formativa e continuada (do ensino e da aprendizagem) Reflexos do processo de formação continuada do professor em sua prática pedagógica

17 2.3 - Gestão Democrática da escola pública:
defesa dos princípios da gestão democrática: participação, autonomia, liberdade; participação efetiva de todos os segmentos da escola na construção da concepção, na execução e avaliação da proposta pedagógica; organização, redimensionamento e avaliação contínua dos mecanismos de gestão democrática (Conselho Municipal, Conselho Escolar, Conselho de Classe, Alunos Representantes de Turma, Associação de pais, etc.)

18 2.4 - Formação Continuada:
espaços privilegiados para discussão e análise das práticas educativas da escola

19 3 - Ato operacional 3.1 - Define as grandes linhas de ação e a reorganização do trabalho pedagógico escolar na perspectiva administrativa, pedagógica, financeira e político-educacional: delimitação clara das ações relativas à recuperação de estudo dos alunos. proposição de diretrizes para avaliação geral de desempenho dos docentes, dos pedagogos e dos funcionários. organização do trabalho pedagógico e da prática docente, a partir do currículo como núcleo do Projeto político-pedagógico.

20 Para refletir... “A gestão democrática exige, em primeiro lugar, uma mudança de mentalidade de todos os membros da comunidade escolar.” “O projeto da Escola depende sobretudo da ousadia dos seus agentes(...)” (Gadotti, 1998)

21 Referências Bibliográficas
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de Brasília, 20 de dezembro de 1996. CADEP. A construção coletiva do projeto pedagógico. Secretaria de Educação do Paraná, 2005. DELORS, J. Educação – um tesouro a descobrir. Cortez / UNESCO / MEC, 1996. GADOTTI, M. O projeto político-pedagógico da escola na perspectiva de uma educação para a cidadania. Instituto Paulo Freire, 1998. PADILHA, P. R. O projeto político-pedagógico. IN Revista Pátio. Ano VII nº 25, Fev./Abr


Carregar ppt "PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google