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PublicouLorena Andrade Alterado mais de 9 anos atrás
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Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
Anne Belton Brasil, 2008
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Como o diabetes é aceito em sua cultura?
Quais são as crenças? Quais são os mitos comuns?
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Então, o que fazer? Modelo médico Modelos de mudança de comportamento
Conte ao paciente Considere o básico Avalie a adesão Ensine ao paciente Modelos de mudança de comportamento Centrado no paciente Pergunte ao paciente Aprenda com o paciente Abordagem colaborativa
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Importância da habilidade na comunicação
Descubra o que seu paciente sabe O que mais o preocupa? Como posso ajudá-lo? Qual a maior dificuldade para controle de seu diabetes? O que você sabe sobre diabetes? ?
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Escutar Você realmente escuta?
Não, se estiver pensando no que vai dizer em seguida Preste atenção na fala e na linguagem corporal Faça perguntas que esclareçam, resuma – mostre que está escutando
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Você ensina ou facilita?
Facilitadores Ajudam as pessoas a definir seus objetivos Mantêm a conversa no rumo certo Mantêm a energia e o entusiasmo Fazem perguntas de sondagem Encorajam a participação Não se manifeste – escute e deixe que descubram
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O que podemos/devemos fazer
Devemos considerar os aspectos psicológicos do atendimento Ignorar fica mais caro a longo prazo Mais problemas psicológicos Consultas mais longas Problemas causados pela persistência de comportamento negativo Peyrot & Rubin, Diabetes Care, 2007
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Você pode fazer uma e não a outra?
Intervenções para mudança de comportamento Intervenções psicológicas Você pode fazer uma e não a outra?
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Intervenções Comportamentais Uma integração – 5 Cs
Construir a definição do problema Colaborar na definição dos objetivos Colaborar na solução de problemas Concordar quanto à mudança Contínuo apoio Peyrot & Rubin, Diabetes Care, 2007
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Construir a definição do problema
Avaliar Ouvir Ir até o fundo das situações Sentimentos e problemas de controle Peyrot & Rubin, Diabetes Care, 2007
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Colaborar na definição dos objetivos
Desenvolva um plano de atuação Defina a meta Específica Mensurável Orientada para a ação Realística Peyrot & Rubin, Diabetes Care, 2007
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Colabore na solução de problemas
Ensine técnicas de solução de problemas Identifique barreiras e porque estão presentes Decida as estratégias Elabore um plano Baseie-se em sucessos anteriores – desenvolva a auto-eficácia Peyrot & Rubin, Diabetes Care, 2007
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Compromisso com a mudança
Anote Conte a alguém Mantenha um registro Recompense o sucesso Peyrot & Rubin, Diabetes Care, 2007
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Contínuo apoio Evite recaídas Apoio contínuo a longo prazo
Peyrot & Rubin, Diabetes Care, 2007
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Intervenções psicológicas
Os educadores devem: Identificar as pessoas com angústia relacionada ao diabetes Utilizar tratamentos eficazes para ajudar Identificar pessoas com distúrbios psiquiátricos Encaminhar para assistência profissional especializada
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Primeira reunião Sentimentos negativos no diagnóstico são prognóstico de retardo na adaptação à vida com diabetes Pessoas com reação negativa Consideram-se menos aderentes (30 vs 38%) Acreditam que têm mau controle (45 vs 53%) Têm estresse elevado relacionado ao diabetes (36 vs 13%) Má qualidade de vida (35 vs 26%) Funnell et al Diab Educ 2005, 31(suppl)
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E as pessoas realmente têm sentimentos negativos no diagnóstico?
Ansiedade – 60% com tipo 1, 50% com tipo 2 Depressão – 45% com tipo 1, 39% com tipo 2 Raiva – 45% com tipo 1, 30% com tipo 2 Culpa – 12% com tipo 1, 28% com tipo 2 Funnell et al Diab Educ 2005, 31(suppl)
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Como identificar Faça perguntas Use um questionário
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Intervenções Terapia cognitivo comportamental
Reconheça auto-referências negativas Pratique auto-referência positiva Aumente a auto-eficiência Concentre-se nos sucessos Encoraje expectativas realísticas Aumente a motivação Peyrot & Rubin, Diabetes Care, 2007
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Resumo Educação em diabetes não é dizer a alguém tudo o que sabe sobre diabetes É: Descobrir o que sabem Descobrir o que querem saber Ajudá-los a descobrir as respostas Apoiá-los na mudança Construir um relacionamento positivo
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