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Por quê o Brasil não inova? Marcos Cavalcanti marcos@crie.ufrj.br
O ronco do boi ou Por quê o Brasil não inova? Marcos Cavalcanti
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Não se trata de “papo-furado”, reflexões acadêmicas
Não se trata de “papo-furado”, reflexões acadêmicas.... É fruto de trabalho, experiência concreta, vida! 2 2
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AGENDA Sociedade do conhecimento: por quê o Brasil não inova? (vou falar obviedades...) Como inovar?
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SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Exportações EUA CONTEXTO SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
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Vivemos uma mudança de era...
CONHECIMENTO TERRA CAPITAL TRABALHO “Não vivemos numa era de mudanças... Vivemos uma mudança de era... Chris Andersen
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“Most companies die not because they do the wrong things but because they keep doing the right things too long!” (Yves Doz, Insead, França)
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Inovação é a chave para a competitividade!
Ipea: empresas que inovam faturam mais Apesar de representarem apenas 1,7% da indústria, elas já são responsáveis por 25,9% do faturamento industrial e por 13,2% do emprego gerado Eliane Oliveira O Globo Online BRASÍLIA. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), feito com 72 mil empresas industriais com mais de dez funcionários, constatou que as empresas que inovam e diferenciam produtos faturam mais, pagam maiores salários, têm vantagens competitivas e mais facilidades na hora de exportar.
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O que será do Brasil na sociedade do conhecimento???
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Nunca antes na história deste país...
Se reduziu tanto a pobreza e a desigualdade Se investiu tanto em ciência, tecnologia e inovação Tantas crianças estiveram na escola Fomos valorizados no cenário internacional Escolaridade Ensino Fundamental % % % Ensino Médio % % % IDH (saúde, educação e renda) , , ,81 Inflação % %
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Desculpas por desafinar o coro dos contentes...
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TERRA CAPITAL TRABALHO CONHECIMENTO ? 11
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Exportações BRASIL Produtos 2000 2009 Básicos 20% 45%
Semi-manufaturados 15% Manufaturados 60% 40% Manufaturados 2000 2009 Baixa e média-baixa tecnologia 65% 68% Média-alta tecnologia 25% 27% Alta tecnologia 10% 5%
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A área plantada aumenta!
A saída para o Brasil é o agro-negócio! O que acontece quando o preço da soja sobe? A área plantada aumenta! (é relativamente “fácil” se tornar um produtor de soja!) O preço cai!!!!
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No médio e longo prazo...
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Balança comercial BRASIL
US$ médio/ton Balança comercial BRASIL 15
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Mercados Emergentes 16
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O que queremos ser?? Exportador de commodities / importador de produtos intensivos em conhecimento; Produtor de produtos e serviços de alto valor agregado; 17
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Desculpas por desafinar o coro dos contentes...
Por que Lula é “O” cara ?
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Mudar duas vezes ! “Para mudar temos que mudar o modo como vemos as coisas e conseguir operacionalizar a mudança Luc de Brabandere Ex: parar de fumar, emagrecer, ... 19
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1. TER ESTRATÉGIA ! Biotecnologia Agronegócios Saude / cosméticos
Energia Cultura, Entretenimento e turismo Software Aeroespacial Agregar valor aos produtos
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“Sociedade do conhecimento não é para nós !”
2. Operacionalizar a mudança Mito 1: a sociedade do conhecimento não é para nós (superar) Complexo de inferioridade “Sociedade do conhecimento não é para nós !”
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2. Operacionalizar a mudança
Mito 1: a sociedade do conhecimento não é para nós 1980 Não estava entre 50 maiores PIB Qual a “riqueza natural” ??? Hoje: 13o PIB (à frente do Brasil) Renda per capita 3 vezes maior que o Brasil Qual o “segredo” ???
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2. Operacionalizar a mudança
Mito 2: Estamos no rumo certo! Índice de Competitividade global (IMD – International Institute of Management and Development / WEF – World Economic Forum 2001: 45o 2002: 47o 2003: 54o 2004: 57o 2006: 59º 2008: 62º Peso do Brasil no PIB mundial 2000: 2,15% 2009: 1,95%
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Índice de Desenvolvimento Humano
Mas na área social... ANO IDH Pos , o , o , o , o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 24 24
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ONU: Em 2009 o Brasil tem o terceiro pior índice de desigualdade do mundo
O Brasil, com (0,56), é o sétimo país em desigualdade social, na frente apenas da Bolívia, Camarões, Madagascar (0,60), África do Sul, Haiti, e Tailândia (0,59), segundo o coeficiente de Gini, parâmetro internacionalmente usado para medir a concentração de renda. Fonte: PNUD 25
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2. Operacionalizar a mudança
Mito 3: Não temos dinheiro Investimento em C,T&I (2005) Coréia do Sul : 3,0% Austrália : 1,5% Cingapura : 2,2% Israel : 3,5% Investimento médio p/ pesquisador TI (2000)/ U$ 1.000 EUA : $195 Canadá : $162 Japão/UK : $153 Austrália : $118 Brasil : 1,0% Brasil : $193
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2. Operacionalizar a mudança Mito 4 : “O País só cresce se o governo reduzir gasto”
Raul Velloso (Revista Indústria Brasileira – CNI) MITO!!! O Governo não gasta muito, gasta MAL!!!
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30 mil !!!! SUS... Congresso Brasil: R$ 6 bilhões
Quantos funcionários? SUS... 28
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Somos criativos mas... POR QUÊ NÃO SOMOS INOVADORES????
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Pesquisa básica -> inovação
Visão / Estratégia Inovação acontece nas empresas ! Pesquisa básica -> inovação Quais as duas maiores inovações (radicais) do final do século XX?
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O RONCO DO BOI (academicismo)
Visão / Estratégia O RONCO DO BOI (academicismo) Johanna Döbereiner Gluconacetobacter diazotrophicus SCPB SBPC
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2 - Como transformar conhecimento em valor?
Construindo ambiente favorável à inovação e aos empreendedores ? mkt $$$ adv emp inv Abrir empresas Financiamento adequado Capacitação gerencial Acesso a tecnologia ...
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Porque não fazemos isto ?
Visão de mundo (pensamento cartesiano) Estratégia Cultura/valores Indicadores (ditadura dos artigos) Processos
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“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." Fernando Pessoa
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Prof. Marcos Cavalcanti marcos@crie.ufrj.br
OBRIGADO! Prof. Marcos Cavalcanti 35
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