A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSORES: DICAS QUE FUNCIONAM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSORES: DICAS QUE FUNCIONAM"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSORES: DICAS QUE FUNCIONAM
CAPÍTULO 8 A PROFESSORES: DICAS QUE FUNCIONAM Conselhos de 01 a 04

2 Dica 01

3 DICA 01 – ASSIM DIZ O SENHOR...
“Como mais elevado preparo para o vosso trabalho indico-vos as palavras, a vida, os métodos, do Príncipe dos professores. Convido-vos a considerá-lo. Nele está o vosso verdadeiro ideal.” Educação, 282.

4 DICA 01 – ASSIM DIZ O SENHOR...
“O modo de ensinar de Jesus era belo e atrativo caracterizando-se sempre pela simplicidade... velhos e novos, ignorantes e instruídos, podiam apreender-lhe plenamente o sentido das palavras. A voz do Salvador era qual música aos ouvidos dos que se achavam habituados à pregação monótona e sem vida, dos escribas e fariseus. Jesus ilustrava as glórias e incidentes da terra. Possuído de compassivo amor e ternura, animava, confortava, e instruía a todos que O ouviam... Tal é o modo por que Ele quer que apresentemos a verdade aos outros.” CPPE, p. 214 e 215.

5 COMO USAR O MÉTODO DE CRISTO
DICA 01 – ASSIM DIZ O SENHOR... COMO USAR O MÉTODO DE CRISTO Ensinar por exemplo pessoal. Falar com simplicidade. Tornar as lições reais e interessantes. Usar ilustrações. Tratar cada aluno individualmente. Fazer aplicação pessoal. Amar profundamente os alunos. Falar com voz calma. Ensinar em pequenos grupos.

6 DICA 01 – ASSIM DIZ O SENHOR...
“A presença do mesmo guia na obra educativa hoje, produzirá os mesmos resultados de antigamente”. Educação, 96

7 Dica 02

8 Sob a direção do Espírito Santo,..
DICA 02 – O QUE AS CLASSES PROVÊEM Sob a direção do Espírito Santo,.. Um centro organizado contínuo de atenção, espiritual, companheirismo e ação. A resposta a: Falta de companheirismo, amor e atenção e Falta de reuniões e cultos que atendam às necessidades da vida diária. Uma atmosfera, um ambiente apropriado de edificação espiritual, para onde o Espírito Santo pode encaminhar pessoas desejosas de luz.

9 DICA 02 – O QUE AS CLASSES PROVÊEM
Um clima inspirador de fervor missionário. A experiência contada cada Sábado por alguns, contagia os outros. Nos pequenos grupos acontece:... - Todos se conhecem mutuamente. - Todos se amam mutuamente. - Todos trazem outros. 5. Um ambiente propício de total envolvimento na missão da Igreja. “Se os cristãos agissem de comum acordo, avançando como um só homem, sob a direção de um único poder, para a realização de um só escopo, eles abalariam o mundo”. (Serviço Cristão, pág. 75)

10 6. As condições para que os imperativos divinos tão conhecidos se realizem, a fim de que a Obra seja terminada. “A obra de Deus nesta Terra nunca poderá ser terminada a não ser que os homens e as mulheres que constituem a igreja concorram ao trabalho e unam os seus esforços aos dos ministros e oficiais da igreja...” (OE, pág.352, EGW)

11 DICA 02 – O QUE AS CLASSES PROVÊEM
7. O adestramento para que “a maior parte dos membros da igreja... (seja) cooperadores de Deus”, sem o qual o derramamento da Chuva Serôdia não ocorrerá. 8. A organização necessária para que haja uma ação ganhadora de almas contínua. 9. Fazer de cada igreja uma escola missionária contínua. “Toda igreja deve ser uma escola missionária...”. (Serviço Cristão, pág. 59)

12 (Conselhos Sobre a ES, págs. 10 e 115).
DICA 02 – O QUE AS CLASSES PROVÊEM 10. Ajuda para que a ES seja uma das maiores instrumentalidades para conduzir pessoas a Cristo e ao conhecimento de Sua verdade. “A Escola Sabatina deve ser um dos maiores instrumentos, e o mais eficaz, em levar almas a Cristo... A Escola Sabatina, devidamente dirigida, é um dos grandes instrumentos divinos para trazer almas ao conhecimento da verdade”. (Conselhos Sobre a ES, págs. 10 e 115).

13 DICA 02 – O QUE AS CLASSES PROVÊEM
11. O meio de atender o conselho “dAquele que não pode errar” de formar pequenos grupos como “base do esforço cristão”. (Serviço Cristão, pág. 72) 12. Uma forma de preparar os membros a uma eficaz ação missionária pela troca de experiências semanais.

14 Dica 03

15 DICA 03 – AUSENTISMO COMO RESOLVER?
Ter um Programa de Visitação Permanente: A nossa maior necessidade consiste em buscar os membros que não assistem à ES. O segredo do sucesso neste assunto encontra-se na palavra BUSCAR. Aplicar o plano Operação Braços Abertos. Cada vez que um aluno falta, o professor designará alguém de sua classe para que o visite.

16 DICA 03 – AUSENTISMO COMO RESOLVER?
2. Melhorar o Ensino. Melhorar na arte de ensinar é uma necessidade. O professor deveria não só ser capaz de ensinar, mas também de inspirar e ajudar aos alunos de sua classe. Participar de curso de Treinamento para Professores. (Ideal a cada seis meses).

17 DICA 03 – AUSENTISMO COMO RESOLVER?
3. Atender bem a todos os seguimentos da igreja. Adulto, jovens e crianças. Criar oportunidades para que todos participem.

18 DICA 03 – AUSENTISMO COMO RESOLVER?
4. Organizando bem as Divisões dos Menores. Com professores consagrados que amem as crianças. Salas onde as crianças sintam prazer de estar. Material adequado para comunicar a verdade e alimentar as crianças. Organizar as Divisões por idade.

19 DICA 03 – AUSENTISMO COMO RESOLVER?
5. Participação dos membros nas classes. Despertar o interesse pela participação e o diálogo.

20 DICA 03 – AUSENTISMO COMO RESOLVER?
6. Planejar bons programas na Escola Sabatina. Programas inspiradores – com bons relatórios por parte da secretária. Preparados com antecedência – não improvisados e de última hora. Dinamizar todas as partes do programa, incluindo os Momentos Prévios ao início da Escola Sabatina (música, histórias bíblicas, experiências, biografias de autores dos hinos etc.).

21 DICA 03 – AUSENTISMO COMO RESOLVER?
7. Integrando os PG’s às classes de Esc. Sab. Cada PG será uma Unidade de Ação. Com proposta integrada para o atendimento integral dos membros interno e externo. Com alvos de crescimento em: alunos, estudo diário, filiais e multiplicação.

22 DICA 03 – AUSENTISMO COMO RESOLVER?
8. Guardião Espiritual. Que os irmãos recém-batizados tenham um “Guardião Espiritual”. Deve-se preocupar pela vida espiritual do irmão, ajudando-o a crescer na vida cristã.

23 DICA 03 – AUSENTISMO COMO RESOLVER?
9. Comissão de Análise. Esta comissão deve reunir-se, pelo menos, uma vez por trimestre para estudar a lista de membros da igreja e da Escola Sabatina. Trabalham 5 listas. 1ª Lista: Alunos da ES que são membros da igreja. 2ª Lista: Alunos da ES que não são membros. 3ª Lista: São membros da igreja e não são alunos da Escola Sabatina. (Alguns casos = Extensão).

24 DICA 03 – AUSENTISMO COMO RESOLVER?
9. Comissão de Análise. 4ª Lista: São membros da igreja que não assistem regularmente a Escola Sabatina e que não são alunos ativos. Estes membros devem ser atendidos pela Operação Braços Abertos (resgate). 5ª Lista: São os membros em perspectiva e está integrada pelas pessoas que são alunos da Escola Sabatina, mas que ainda não são membros da igreja. Esta lista deve ser atendida para formar com eles uma CLASSE BATISMAL ou dos AMIGOS.

25 Dica 04

26 DICA 04 – GUIA PARA PROFESSORES
1. Propósito da discussão da lição. Estudo Diário. (Fazer com que cada aluno tenha o gosto pelo estudo da lição). Participação para aprender. (A aprendizagem ocorre num contexto social. O que você diz e faz, você aprende). Aplicar na prática. (A verdade que não é vivida, logo é esquecida). Preparação para testemunhar. (O aluno que fala da Bíblia na classe, logo estará falando dela a outros também).

27 DICA 04 – GUIA PARA PROFESSORES
2. Tarefa do Professor. Estudar a fundo (a lição, o auxiliar, o Espírito de Profecia, os comentários). Selecionar o enfoque central. (O mais apropriado para a classe). Escrever uma breve introdução. Escrever três ou quatro perguntas de discussão. Na classe – vá direto aos pontos principais da lição. Consiga a participação de todos e pergunte aos aluno como pensa aplicar o estudado na vida.

28 DICA 04 – GUIA PARA PROFESSORES
2. Tarefa do Professor. Pergunte ao aluno como poderá explicar o princípio a um amigo, vizinho, parente, etc.; com o qual ele fará algum contato durante a semana. Termine com um resumo, apelo e expresse apreço pela participação. Convide para a próxima semana. Ore pedindo ajuda para conseguir que cada aluno pratique a lição à sua vida. (Zacarias 4:6; Esdras 7:10)

29 DICA 04 – GUIA PARA PROFESSORES
3. Modelo de Pergunta de Aplicação. João estava colocando cupons de inscrição de cursos bíblicos sob as portas numa rua. Uma porta se abriu e José disse: “Admiro-me de que alguém nestes dias de tanta pressa e de tanto egoísmo tome tempo para visitar as casas e oferecer um curso bíblico”. José disse que desejava libertar-se de hábitos escravizadores, ser livre e andar direito. Que diria você a José, se estivesse em lugar de João? Como faria para animá-lo a ser fiel a Deus sem transformá-lo num legalista?


Carregar ppt "PROFESSORES: DICAS QUE FUNCIONAM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google