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O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.

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1 O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.

2 EDUCAÇÃO Importante papel estratégico em todas as nações que construíram um projeto educacional de desenvolvimento nacional e autónomo.

3 Baixa escolaridade (qualificação insuficiente);
PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL Desemprego estrutural (geração); Desemprego juvenil; Baixa escolaridade (qualificação insuficiente); Concentração de riqueza; Incorporação das tecnologias da Informação.

4 Políticas de inserção auto-sustentável.
Configuração de uma outra sociedade  Políticas públicas comprometidas com transformações estruturais; Intenções éticas (políticas, culturais e sociais (curto, médio e longo prazo); Políticas de inserção auto-sustentável.

5 Desenvolvimento nacional
 Projeto estratégico e tático da educação nacional e tecnológica (formação de um sujeito com autonomia intelectual; autonomia ética; autonomia profissional (saber-fazer); autonomia emancipadora.

6 E.F.A. – CAMPO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO:
1- CONCEPÇÕES E.F.A. – CAMPO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO:

7  Quais as reais necessidades de aprendizagem dos alunos da E.F.A.?
1- CONCEPÇÕES  Quais as reais necessidades de aprendizagem dos alunos da E.F.A.?  Como produzem ou produziram os conhecimentos que postam? (conhecimento de mundo)  Quais suas lógicas, estratégias e táticas de resolver situações e enfrentar desafios?

8 1- CONCEPÇÕES  Como articular os conhecimentos prévios (as vivências positivas ou não!) frente à nova cultura escolar?  Como o sujeito-professor da EFA pode interagir-se com os sujeitos-alunos EFA nessa relação de múltiplas aprendizagens?

9 1- CONCEPÇÕES É preciso reinventar a didática quotidiana para a organização do trabalho pedagógico

10 1- CONCEPÇÕES Criando, reinventando... Formular respostas político-pedagógicas específicas que:  Atenda as necessidades de todos os envolvidos (nem puramente academicista, nem puramente instrumental)

11 Criando, reinventando...  Dialogar sobre:
1- CONCEPÇÕES Criando, reinventando...  Dialogar sobre: o campo de atuação profissional o mundo do trabalho sobre a vida

12 1- CONCEPÇÕES Criando, reinventando... Os alunos da EFA não têm garantia de emprego e melhoria material de vida Mas com os EFA abrirão possibilidades de alcançar esses e outros objetivos.

13 1- CONCEPÇÕES Professor com formação diferente para atuar nesta esfera de ensino:  Compreender a realidade deste público para descobrir seus modos de aprender e favorecer essas lógicas de aprendizagem no ambiente escolar

14 1- CONCEPÇÕES Professor com formação diferente para atuar nesta esfera de ensino:  Compreender e aprender uns com os outros (atividades cognitivas, afetivas, emocionais = prazerosas)

15 Estudos interrompidos; Idade/retorno; Dificuldades de adaptação;
1- CONCEPÇÕES Professor com formação diferente para atuar nesta esfera de ensino: Atuar positivamente sobre o estigma do preconceito no retorno à escola: Estudos interrompidos; Idade/retorno; Dificuldades de adaptação; Baixa autoestima.

16 1- CONCEPÇÕES Professor com formação diferente para atuar nesta esfera de ensino: Sólida formação continuada para ser também sujeito determinante e determinado em processo de aprender por toda a vida.

17 - Estudos específicos no campo dos E.F.A.;
2 - PRINCÍPIOS DA E.F.A. - Teorias da Educação (filosóficas, sociológicas, psicológicas e pedagógicas; - Estudos específicos no campo dos E.F.A.; - Reflexões teórico-práticas (E.F.A. , cursos de formação profissional e C.N.O.

18 Primeiro princípio: Segundo princípio: Terceiro princípio:
2 - PRINCÍPIOS DA EFA Primeiro princípio: Compreensão da inclusão da EFA Segundo princípio: EFA integrada na educação profissional Terceiro princípio: Integração na vida ativa e profissional

19 Quarto princípio: Quinto princípio: Sexto princípio:
2 - PRINCÍPIOS DA EFA Quarto princípio: Trabalho como princípio educativo Quinto princípio: Pesquisa Sexto princípio: Género e relações étnico-raciais

20 2ª PARTE

21 POLÍTICAS PÚBLICAS: conceito
Política partidária Políticas públicas Ações de desenvolvimento que ficam com a comunidade. Ações que terminam com o mandato do dirigente político.

22 Necessidades vitais de grupos coletivos Opções políticas partidárias
SURGIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS Conquistas sociais Necessidades vitais de grupos coletivos Originam Políticas Públicas Demandas sociais Opções políticas partidárias Prospecção de demanda

23 POLÍTICAS PÚBLICAS E SUA AÇÃO SOCIAL
Reorientam Políticas sociais: Desemprego Analfabetismo Desnutrição Discriminação Pobreza Exclusão social Políticas educacionais Políticas sociais Políticas de habitação Políticas de saúde Políticas agrícolas Políticas de desenvolvimento tecnológico Políticas ambientais Realimentação

24 POLÍTICAS PÚBLICAS Políticas dos E.F.A. Políticas Educacionais
Ações que implementem a formação inicial e continuada na modalidade - EFA ,para trabalhadores, na possibilidade de qualificação profissional. Ações que atendam as necessidades da comunidade escolar.

25 POLÍTICAS DOS E.F.A. - Formação do Professor
Como a educação Profissional poderá formar um professor e um gestor preparado para desencadear políticas públicas educacionais ? Educação Continuada

26 1.O jovem e adulto como trabalhador cidadão.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS - E.F.A. 1.O jovem e adulto como trabalhador cidadão. ALICERCES DAS POLÍTICAS DOS E.F.A. 2.O trabalho como princípio educativo. 3. As novas demandas de formação do trabalhador.

27 PROPOSTA POLÍTICA: POLÍTICAS DOS E.F.A -QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.
Desencadear ações na perspectiva da qualificação profissional, situando prioritariamente: Uma relação social constituída pela interação dos agentes do trabalho em torno da propriedade significativa do conhecimento construído no e pelo TRABALHO.

28 PROFISSIONAL PODE SER ENTENDIDA COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA?
DIANTE DISSO... A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PODE SER ENTENDIDA COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA?

29 ENTENDER QUE O ALUNO ADULTO PRECISA TER ESPAÇO NO MERCADO DE TRABALHO
POLÍTICAS E.F.A: ENTENDER QUE O ALUNO ADULTO PRECISA TER ESPAÇO NO MERCADO DE TRABALHO

30 ENTENDER QUE OS E.F.A. VÃO MUITO ALÉM DE ENSINAR A LER E ESCREVER
POLÍTICAS E.F.A. ENTENDER QUE OS E.F.A. VÃO MUITO ALÉM DE ENSINAR A LER E ESCREVER

31 PORTANTO... Torna-se necessário.
Construir políticas públicas educacionais que articulem as esferas públicas visando produzir uma sinergia que atendam as necessidades da população.

32 PARA ENTENDER E IMPLEMENTAR POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL/EFA...
PORTANTO... PARA ENTENDER E IMPLEMENTAR POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL/EFA... SIGNIFICA.

33 PORTANTO... significa Acreditar que o projeto político pedagógico é o elo articulador entre a ação e o sonho, a comunidade e a escola.

34 PORTANTO... significa: Acreditar que todo conhecimento adquirido deverá voltar para a escola como uma verdade, como uma ação, como uma proposta de transformação.

35 PORTANTO... significa: Acreditar que todo conhecimento precisa passar por uma reflexão-ação num processo de investigação permanente orientando as planificações do professor.

36 E.F.A. Acreditar que o papel do ensino do adulto vai além da reconstrução curricular, da escola, e que esta ação deverá fazer parte do quotidiano pedagógico do professor como eixo de articulação entre a teoria e a prática, entre o sonho e a realidade.

37 Cristina Mª de Sousa Moreira Ferreira Olas
Por hoje... MUITO OBRIGADA. Cristina Mª de Sousa Moreira Ferreira Olas


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