A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bens Públicos e Recursos Comuns

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bens Públicos e Recursos Comuns"— Transcrição da apresentação:

1 Bens Públicos e Recursos Comuns
11 Bens Públicos e Recursos Comuns

2 “As melhores coisas da vida são de graça...”
Os bens gratuitos proporcionam um especial desafio para a análise econômica. A maioria dos bens em nossa economia é alocada em mercados.

3 “As melhores coisas da vida são de graça...”
Quando os bens estão disponíveis gratuitamente, as forças de mercado que normalmente alocam os recursos em nossa economia inexistem.

4 “As melhores coisas da vida são de graça...”
Quando um bem não tem preço, os mercados privados não conseguem garantir que ele seja produzido e consumido em quantidades apropriadas.

5 “As melhores coisas da vida são de graça...”
Nesses casos, a política governamental pode potencialmente remediar a falha do mercado e aumentar o bem-estar econômico.

6 OS DIFERENTES TIPOS DE BENS
Ao pensar nos diversos tipos de bens na economia, é útil agrupá-los segundo duas características: O bem é excludente? O bem é rival?

7 OS DIFERENTES TIPOS DE BENS
Propriedade da Exclusão: Propriedade de Exclusão: a propriedade de um bem segundo a qual uma pessoa pode ser impedida de usá-la. Rivalidade: Rivalidade: a propriedade de um bem segundo a qual sua utilização por uma pessoa impede outras de utilizá-lo.

8 OS DIFERENTES TIPOS DE BENS
Quatro tipos de bens: Bens Privados Bens Públicos Recursos Comuns Monopólios Naturais

9 OS DIFERENTES TIPOS DE BENS
Bens Privados São tanto excludentes quanto rivais. Bens Públicos Não são nem excludentes nem rivais. Recursos Comuns São rivais mas não excludentes. Monopólio Natural É excludente e não é rival.

10 Figura 1 Quatro Tipos de Bens
Rival? Sim Não Bens Privados Monopólios Naturais Sorvetes de casquinha Roupas Estradas com pedágio congestionadas Proteção contra incêndios TV a cabo Estradas com pedágio livre Sim Excludente? Recursos Comuns Bens Públicos Peixes do mar Meio ambiente Estradas sem pedágio congestionadas Sirene de tornado Defesa Nacional Estradas sem pedágio livre Não Copyright © South-Western

11 BENS PÚBLICOS Carona é alguém que recebe o benefício de um bem, mas evita pagar por ele.

12 O Problema dos Caronas Como as pessoas não podem ser excluídas dos benefícios de um bem público, as pessoas podem se recusar a pagar e outras irão pagar por isso. O problema do carona impede mercados privados de ofertar bens públicos.

13 Resolvendo o Problema dos Caronas:
O governo pode optar por fornecer o bem público se os benefícios totais excedem os custos. O governo pode fazer melhor para todos, proporcionando o bem público e pagando por isso com as receitas fiscais.

14 Alguns Bens Públicos Importantes
Defesa Nacional Pesquisa de Base Luta contra a Pobreza

15 ESTUDO DE CASO: Os Faróis são Bens Públicos?

16 A Difícil Tarefa de Análise de Custo-Benefício
Análise de Custo-Benefício refere-se a um estudo que compara os custos e os benefícios de um bem público para a sociedade. A fim de decidir o fornecimento de um bem público ou não, os benefícios totais de todos aqueles que usam o bem deve ser comparado com os custos da prestação e manutenção do bem público.

17 A Difícil Tarefa de Análise de Custo-Benefício
Uma análise custo-benefício poderá ser utilizado para estimar o total dos custos e benefícios para a sociedade como um todo. É difícil fazê-lo, devido à ausência de preços necessários para estimar os benefícios sociais e os custos dos recursos. O valor da vida, o tempo do consumidor e estética são difíceis de avaliar.

18 RECURSOS COMUNS Recursos comuns, como os bens públicos, não são excludentes: estão disponíveis gratuitamente para quem deseja utilizá-los.

19 RECURSOS COMUNS Recursos comuns são mercadorias rivais porque uma pessoa que utiliza o recurso comum reduz o uso de outras pessoas.

20 A Tragédia dos Comuns A Tragédia do Comuns é uma parábola que ilustra porque os recursos comuns são mais utilizados do que é desejável do ponto de vista de toda a sociedade. Recursos comuns tendem a ser excessivamente utilizados quando os indivíduos não pagam pela sua sua utilização. Isso é semelhante a uma externalidade negativa.

21 Alguns Recursos Comuns Importantes
Ar a Água Puros Estradas congestionadas Os peixes, baleias e outros animais aquáticos.

22 ESTUDO DE CASO: POR QUE A VACA NÃO ESTÁ EXTINTA?
Será que o mercado me protege? Propriedade Privada e Motivação de Lucro!

23 CONCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE
O mercado deixa de alocar recursos de forma eficiente quando propriedade intelectual não está bem estabelecida (ou seja, alguns itens de valor não tem um dono com a autoridade legal para controlá-la).

24 CONCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE
Quando a ausência de direitos de propriedade provoca uma falha do mercado, o governo poderá resolver o problema.

25 Resumo Os bens diferem quanto a serem excludentes e rivais.
Um bem é excludente quando é possível impedir que alguém o use. Um bem é rival se o uso que alguém faz dele impede outras pessoas de usar a mesma unidade do bem.

26 Resumo Os bens públicos não são rivais nem excludentes.
Como as pessoas não pagam pelo uso que fazem dos bens públicos, há um incentivo para que tomem carona quando o bem é fornecido privadamente. Governos fornecem os bens públicos, tomando suas decisões quanto a quantidade com base em análise custo-benefício

27 Resumo Recursos comuns são rivais, mas não excludentes.
Como as pessoas não pagam pelo uso de que fazem dos recursos comuns, tendem a usá-los excessivamente. Os governos tentam limitar a utilização de recursos comuns.


Carregar ppt "Bens Públicos e Recursos Comuns"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google