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Análise Econômica de Sistemas de Operações Prof Dr Israel Brunstein

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Apresentação em tema: "Análise Econômica de Sistemas de Operações Prof Dr Israel Brunstein"— Transcrição da apresentação:

1 Análise Econômica de Sistemas de Operações Prof Dr Israel Brunstein
Previsão de Demanda Marco Antonio Domingues

2 Conceitos Básicos Desejo - vontade de possuir ou de gozar
Necessidade - aquilo que é essencial, indispensável. Produto – é qualquer oferta que possa satisfazer a uma necessidade ou a um desejo Utilidade - Característica que os produtos tem de atender às necessidades humanas.

3 Conceitos Básicos Valor - Razão entre o que se recebe e o que se dá. O cliente recebe benefícios e assume custos. benefícios funcionais + benefícios emocionais = custos monetários + custos de tempo + custos de energia + custos psicológicos

4 Demanda Conceitos Básicos
São desejos por produtos específicos apoiados por uma possibilidade de pagar.

5 hambúrguer - pizza - salada
Desejo viver Necessidade O Fluxo comer utilidade Produto Desejo específico hambúrguer - pizza - salada

6 Hierarquia das Necessidades de Maslow
Auto- realização (desenvolvimento e realizações pessoais) 5 Necessidades de estima (auto-estima, reconhecimento) 4 Necessidades sociais (sensação de pertencer, amor) 3 Necessidades de segurança (segurança, proteção) 2 Necessidades fisiológicas (comida, água, abrigo) 1

7 Valor ou Preço Lei da utilidade marginal decrescente Preço
Curva de demanda quantidade

8 Valor ou Preço Paradoxo do valor Preço Preço água diamante quantidade

9 Estados de Demanda Demanda negativa - vacinas
Demanda inexistente – novos métodos de cultivo Demanda latente – sem produto para satisfazer Demanda em declínio – redução do consumo Demanda irregular – sazonalidade, ócio e sobrecarga Demanda plena – empresa satisfeita com o nível Demanda excessiva – maior do que a capacidade Demanda indesejada – prejudicial a saúde, drogas

10 Cenários, megatendências e oportunidades
Identificar oportunidades de mercado através de pesquisas de marketing. Para cada oportunidade de mercado deve-se prever: O tamanho O crescimento O potencial de lucro

11 Uso da Previsão de Vendas
Pelos Departamentos: Financeiro, caixa para investimentos, caixa para operações Departamento de Produção, estabelecer níveis de capacidade, estabelecer níveis de produção Compras, aquisição de suprimentos Recursos Humanos, contratação e treinamento de funcionários

12 Previsão de Vendas São baseadas em estimativas de demanda de mercado.
É necessário definir o que significa demanda de mercado

13 Definições na Mensuração da Demanda
Demanda de mercado para um produto é o volume total que seria comprada: Por um conjunto de clientes definido. Em uma área definida. Em um período definido. Em um ambiente de marketing definido. Sob um programa de marketing definido. 90 tipos diferentes

14 Estimativa da Demanda Futura
Resumindo em Três etapas Preparar uma projeção macroeconômica Preparar uma projeção setorial Preparar uma projeção de vendas

15 Bases para Previsão de Vendas
É o processo pelo qual através de informações sobre o passado, adotamos certas Hipóteses e por meio de um Método de Geração, obtemos informações sobre o futuro, com uma determinada finalidade.

16 Bases para Previsão de Vendas
Informações sobre o passado Hipóteses Informações sobre o futuro Método de Geração EMPREGO

17 Hipóteses sobre o futuro
O futuro será uma continuação do passado 1.1. – Permanência 1.2. – Trajetória 1.3. – Complexa 2.1. – Causas sob nosso controle 2.2. – Causas fora do nosso controle

18 Componentes da Trajetória
V(t) = T + C + S + A t V(t) V(t) = valor previsto T = tendência básica C = variações cíclicas sobre a tendência S = variações sazonais dentro da tendência A = variações inexplicáveis residuais ou remanescentes

19 Componentes da Trajetória
Tendência t T Cíclica t T Sazonal t T Aleatória t T

20 Vendas Mensais da Sears Roebuck & Company entre 1945 e 1952
Dados de Vendas

21 Vendas Mensais da Sears Roebuck & Company entre 1945 e 1952

22 Vendas Mensais da Sears Roebuck & Company entre 1945 e 1952
Calculo da Média Móvel 12 meses centralizada no sétimo mês

23 Vendas Mensais da Sears Roebuck & Company entre 1945 e 1952

24 Vendas Mensais da Sears Roebuck & Company entre 1945 e 1952

25 Vendas Mensais da Sears Roebuck & Company entre 1945 e 1952

26 Vendas Mensais da Sears Roebuck & Company entre 1945 e 1952

27 Vendas Mensais da Sears Roebuck & Company entre 1945 e 1952
PREVISÃO


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