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Gestão de Marcas e Produtos Prof. Márcio Gonçalez

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Apresentação em tema: "Gestão de Marcas e Produtos Prof. Márcio Gonçalez"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Marcas e Produtos Prof. Márcio Gonçalez

2 O composto de marketing abrange o conjunto de tarefas que devem ser desenvolvidas sob o conceito de marketing (aula passada). Tudo isso serve para preparar melhor a empresa no mercado. Mas, o que é Mercado? Arena do marketing, em que as diferentes empresas buscam oferecer seus serviços, produtos e marcas aos consumidores.

3 Importante Os espaços no mercado em que uma empresa não consegue atender às necessidades de um cliente tornam-se oportunidades para novos concorrentes. O espaço em que somente uma empresa preenche as necessidades de seus clientes torna-se seu DIFERENCIAL. O composto de Marketing auxilia no encontro destes espaços.

4 Marketing, Mercado e Tipos de Demanda
“Procura”. é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo. Curiosidade: O que é oferta e demanda? Oferta é a quantidade de um determinado produto que os meios de produção consegue colocar no mercado. Demanda é a capacidade de absorção (a procura) que o mercado tem para consumir esse mesmo produto.

5 Marketing, Mercado e Tipos de Demanda
As empresas devem verificar as constantes mudanças nas necessidades de seus clientes e utilizar o marketing para, quando possível e desejado, alterar os estados de demanda de seus produtos. Existem 07 estados de demandas

6 Demanda negativa Quando a maior parte do mercado rejeita um produto ou o evita fortemente. O marketing tem por objetivo tentar reduzir os preconceitos existentes.

7 Demanda Indesejada Vários produtos que fazem mal à saúde ou não são socialmente bem-aceitos têm sido alvo de campanhas que tentam desestimular seu consumo, pois eles possuem a característica de uma demanda indesejada.

8 Demanda latente Os produtos existentes não conseguem atender a todas as necessidades dos consumidores, sempre havendo espaço para inovações. Neste caso, o objetivo consiste em detectar essas necessidades e verificar a viabilidade comercial de atender a elas.

9 Demanda Irregular Vários produtos possuem uma “sazonalidade” em seu consumo, isto é, uma procura irregular. Essa variação pode ocorrer até mesmo durante certos períodos do dia.

10 Plena Demanda Quando as empresas conseguem atingir o total de vendas de sua capacidade produtiva. Atingindo esse estágio, o grande desafio do profissional de marketing está em mantê-lo.

11 Demanda Excessiva Quando a empresa não consegue atender à demanda total de seus produtos.

12 Demanda em Declínio Um produto pode ter seu consumo diminuído e chegar até mesmo a desaparecer do mercado. Cabe ao marketing verificar o porquê desse processo e, caso ele seja irreversível, fazer com que o declínio não seja prejudicial aos consumidores habituais do produto, tampouco provoque prejuízo à empresa. É a mais difícil de ser alterada.

13 Mercado que a empresa deseja atender e satisfazer.
Observação: Para uma melhor busca nos resultados esperados pela empresa, o profissional deverá estar com seu planejamento orientado para a atividade de marketing que melhor atenda às necessidades do mercado-alvo. Mercado-alvo: Mercado que a empresa deseja atender e satisfazer.

14 Estado de Demanda Tarefa de Marketing Nome Formal Demanda Negativa Corrigir a Procura Mkt de Conversão Demanda Latente Desenvolver a Procura Mkt de Desenvolvimento Demanda Declinante Revitalizar a Procura Mkt de Revitalização Demanda Irregular Sincronizar a Procura Mkt de Sincronização Demanda Plena Manter a Procura Mkt de Manutenção Demanda Excessiva Reduzir a Procura Mkt de Redução Demanda Indesejada Destruir a Procura Mkt de Eliminação


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