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PublicouFilipe Sancho Alterado mais de 10 anos atrás
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Modais em Transportes LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 3
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ESCALA DOS FLUXOS DE TRANSPORTES URBANA INTERURBANA INTERNACIONAL
PASSAGEIROS ÔNIBUS TREM METRÔ AUTOMÓVEL PARTICULAR TAXI VAN AUTOMÓVEL PARTICULAR AVIÃO NAVEGAÇÃO CARGAS CAMINHÃO MOTOCICLETA DUTO T I P O D E M A N
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SISTEMAS INTERMODAL E MULTIMODAL
A otimização das operações de transportes inclui a utilização conjunta de vários tipos de modais, de forma a obter o máximo de cada um deles.
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SISTEMAS INTERMODAL E MULTIMODAL
É a integração de todos os tipos de transportes. Eficiência, rapidez e segurança não podem ser comparados separadamente quando se decide transportar qualquer mercadoria.
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INTERMODALIDADE Utilização conjunta de mais de um modal, onde são utilizados documentos fiscais individuais para cada tipo de modal. Lei , de 19 de fevereiro de 1988, regulamentou a figura do operador de transporte multimodal ( OTM ), que pode realizar operações porta a porta ( da origem ao destino ) regidas por um único contrato. Há necessidade de possuir ativos necessá rios à execução do transporte.
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MULTIMODALIDADE Integração total da cadeia de transporte, de modo a permitir um gerenciamento integrado dos modais utilizados , bem como das operações de transferência, com a aplicação de um único documento. Uma das maiores dificuldades apresentadas na utilização está na operação de transbordo de carga de um modal para outro.
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Tipos de Transportes Rodoviário Aéreo Ferroviário Áquaviário Dutos
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Logística dos Transportes (cenários para o ano e 2010)
Carga Transportada Shell Planet Rodovia-1997: 55,6% 37,2% 39,7% Ferrovia-1997: 22,6% 30,4% 30,5% Aquaviário-1997:17,1% 24,9% 22,0% Dutos-1997: ,3% 6,0% 5,5% Aéreo-1997: ,4% 1,5% 2,3% FONTE: PLANET-UFRJ e SHELL
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TRANSPORTE E CARGAS Rodovia: ideal para cargas de peso médio e para distâncias de 500 km, com prazo de entrega em torno de 24 horas.
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TRANSPORTE E CARGAS Ferrovia :
indicada para cargas pesadas, com valor agregado relativamente baixo e ou menos visadas, com o prazo de entrega bem equacionado. Deve ser utilizado para distâncias superiores a 500 km e inferiores a km.
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TRANSPORTE E CARGAS Aéreo : cargas “ leves ” de maior valor agregado, distâncias acima de km e menor tempo para entrega.
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do produto até seu destino.
TRANSPORTE E CARGAS AQUAVIÁRIO : Cargas diversas, tendência “conteinerizada”, face à rapidez na movimentação de embarque e desembarque, garantia na qualidade do produto até seu destino. Prazo de entrega bem equacionada e valor de frete considerado aceitável.
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Transfere grande quantidade de produtos.
TRANSPORTE E CARGAS DUTOS : Produtos especializados na forma de gás, líquida e granulada, no sistema pipeline com terminais e rotas fixas. Transfere grande quantidade de produtos.
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Rodovias no Brasil Pesquisa da Confederação Nacional de Transporte – 2004 74,7 % das estradas brasileiras estão em estado precário. Em km há fundamentos, ondulações e buracos. Para recuperar todas as rodovias são necessários investimentos de 8 bilhões de reais.
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PAVIMENTADA TOTAL Rodovias no Brasil Total de Cargas transportadas:
NÃO SIM Nordeste : , , ,6 Brasil : , , ,0 FONTE: CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES-2004 Total de Cargas transportadas: 517 milhões de toneladas / ano.
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Extensão da malha ferroviária : Total : 29.798 km
FERROVIAS Extensão da malha ferroviária : Total : km Concedida : km ( 96 % ) Transporte de carga : toneladas Transporte de passageiros : 1,55 milhão de pessoas FONTE : Anuário Exame
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FERROVIAS A malha ferroviária é de 29.798 km.
O traçado da malha é 30 % mais longo que as das rodovias ( sinuosidades e fortes rampas ). Velocidade média dos trens é de apenas 23 km/hora contra 35,5 km/hora dos trens americanos. Distâncias entre trilhos (bitolas) diferentes entre trechos da malha. Fonte : Agência Nacional de Transportes Ferroviários- ANFT
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Locomotivas : 2.371 unidades
FERROVIAS Frota ferroviária : Vagões : unidades Carros : unidades Locomotivas : unidades Fonte : Associação Nacional dos Transportes Ferroviários- ANTF-2005
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FERROVIAS Preço médio do equipamento : Nacional Importado
Vagões : R$ US$ Carros : R$ Locomotivas : R$ 1 milhão * US$ 2 milhões * Locomotiva importada usada e nacionalizada FONTE : Associação Nacional de Transportes Ferroviários- ANTF-2500
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FERROVIAS
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FERROVIAS DO NORDESTE EXTENSÃO: 6.358 Km. Concessões:
Companhia Ferroviária do Nordeste – CFN AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA ( km ). Ferrovia Centro Atlântica – FCA BA, SE ( km ).
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FERROVIAS DO NORDESTE
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HIDROVIÁRIO AQUAVIÁRIO O setor aquaviário tem crescido 20% ao ano.
Extensão da malha hidroviária brasileira km . Extensão utilizada atualmente : km (20,2 % ) .
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Cargas transportadas : 25.293.021 toneladas
HIDROVIAS Cargas transportadas : toneladas O movimento de cargas é muito baixo se comparado ao de outros tipos de transporte. O Brasil é um dos países que menos usa o transporte hidroviário. O uso das hidrovias nunca foi uma prioridade, foi construída uma série de obras que atrapalham a navegação. Pontes que dificultam passagem, falta de eclusas e muitas usinas hidrelétricas.
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Extensão da costa marítima : 3.347 km Número de portos :
Tipos Quantidade Terminais privativos fora do cais Portos de administração pública Portos de administração privada Total
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PORTOS Quantidade anual de carga operada nos portos Tipo Quantidade %
( toneladas ) Carga de granéis sólidos Carga de granéis líquidos Carga geral Total
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PORTOS Tipos de navegação utilizados no transporte de carga
Tipo Quantidade % (toneladas) Navegação de longo curso Navegação de cabotagem Outros tipos Total
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PORTOS Quantidade anual de contêineres operados nos portos
Tipo Quantidade % Navegação de longo curso Navegação de cabotagem Total
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AQUAVIÁRIO A PREFERÊNCIA PELA CABOTAGEM:
Ela apresenta uma grade economia quando se trata de distância acima de km, chegando a reduzir os fretes em até 50 %. Como o transporte aquaviário é menos sujeito a roubo de cargas, as alíquotas de seguro também são mais baratas e os produtos não sofrem danos durante a viagem.
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AQUAVIÁRIO Panorama da cabotagem
Evolução do número de navios porta contêneires na cabotagem.
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AQUAVIÁRIO Desbalanceamento do fluxo de carga em contêineres( 2001 )
Sul/Sudeste para Norte/Nordeste : % Norte/Nordeste para Sul/Sudeste : % Norte/Nordeste para Norte/Nordeste : % Sul/Sudeste para Sul/Sudeste : % TOTAL TRANSPORTADO(2001) : toneladas FRETE GERADO (2001) : US$ 327,4 milhões
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AQUAVIÁRIO
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MARÍTIMO O Brasil possui quatro hub port
( portos concentradores de cargas ) Suape – PE , Sepetiba – RJ , Santos – SP e Rio Grande – RS.
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Quantidade de aeroportos
AÉREO Quantidade de aeroportos Tipo Quantidade Aeroportos domésticos Aeroportos internacionais Aeródromos e pequenos aeroportos
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AÉREO Movimentação aeronáutica anual
Tipos de vôos Número de Movimento Movimento pousos e de carga passageiros decolagens (toneladas) Domésticos Internacionais Total
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AÉREO A grande característica é a velocidade , oferencendo tempo em trânsito mais rápido que qualquer outro modal. Para a maioria das empresas aéreas o tráfego de cargas era consequência o do tráfego de passageiros, inibindo o o crescimento do segmento de cargas neste modal. As empresas aéreas demonstram a intenção de disputar esse mercado com outros modais.
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