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POTENCIAL LOGÍSTICO DE PERNAMBUCO MARCILIO CUNHA.

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1 POTENCIAL LOGÍSTICO DE PERNAMBUCO MARCILIO CUNHA

2 2 aeroportos internacionais 3 aeroportos regionais
LOCALIZAÇÃO DE PERNAMBUCO a 300 km 4 capitais 2 aeroportos internacionais 3 aeroportos regionais 4 portos internacionais 12 milhões de pessoas mais de 35% do PIB do NE a 800 km 6 capitais 4 aeroportos internacionais 5 portos internacionais 1 porto fluvial 20 milhões de pessoas 90 % do PIB do NE Fonte: Secretaria de Planejamento do Estado de Pernambuco-2008 MA CE 300 Km RN PB PI PERNAMBUCO AL SE BA 800 Km MARCILIO CUNHA

3 MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS
MARCILIO CUNHA

4 há cerca de 10 anos, com a retomada da economia.
O SETOR DE LOGÍSTICA EM PERNAMBUCO começou a crescer em Pernambuco há cerca de 10 anos, com a retomada da economia. o crescimento se deve aos novos empreendimentos e a necessidade de melhorar a distribuição de mercadorias. a tendência é aumentar o número de negócios. Fonte : Consultoria Econômica e Planejamento – CEPLAN -2008 MARCÍLIO CUNHA

5 os órgãos públicos devem melhorar
O SETOR DE LOGÍSTICA EM PERNAMBUCO as empresas devem se estruturar para competir. os órgãos públicos devem melhorar a infra-estrutura e políticas fiscais. o setor de logística é uma atividade - meio, penetrando no processo de quase todos os segmentos e depende no sucesso deles. Fonte : Consultoria Econômica e Planejamento – CEPLAN -2008 MARCÍLIO CUNHA

6 Pernambuco é o maior canteiro de obras do Norte e Nordeste.
INVESTIMENTOS EM PERNAMBUCO Pernambuco é o maior canteiro de obras do Norte e Nordeste. investimentos entre 1998 e 2030 de US$ 20 bilhões. maiores investimentos nas construções da refinaria Abreu Lima e do estaleiro Atlântico Sul. Fonte : JORNAL LOGWEB – maio 2006 MARCÍLIO CUNHA

7 PROJETOS ESTRUTURADORES
REFINARIA ABREU LIMA GESSO GIPISITA CIA PETROQUÍMICA PERNAMBUCO PLATAFORMA LOGÍSTICA POLO FARMACOQUÍMICO M&G ESTALEIRO HEMISFÉRIO SUL Bom Conselho . SADIA SIDERÚRGICAS CSN / GERDAU POLO TEXTIL MODA PERDIGÃO POLO FRUTICULTURA MARCILIO CUNHA

8 MALHA RODOVIÁRIA EM PERNAMBUCO
quilômetros de rodovias 6.293 quilômetros de estradas pavimentadas . quilômetros de estradas não pavimentadas. Estado de conservação Ótimo/Bom 16,6% Regular 33,1% Ruim/Péssimo 49,6% FONTE: Anuário Exame-Infra-Estrutura ( ) MARCÍLIO CUNHA

9 BR – 101 BR - 232 Caminhões 55.466 Carros 653.585 Ônibus 10.360
Fonte:Anuário Exame-Infra-Estrutura ( ) MARCÍLIO CUNHA

10 normas de gerenciamento de riscos das
MALHA RODOVIÁRIA ENTRAVES : insegurança e má conservação em alguns trechos. normas de gerenciamento de riscos das seguradoras determinam que caminhões que não são rastreados não rodem depois das 19 horas na Br Sul na divisa Recife e Maceió longo tempo de espera nos postos fiscais. muitos veículos trafegam com excesso de carga não respeitando o limite de capacidade que a rodovia suporta. MARCILIO CUNHA

11 AEROPORTO DOS GUARARAPES
DISTÂNCIA DE SUAPE : 35 Km PISTA DE POUSO E DECOLAGEM : 3.305m ARMAZÉM : metros quadrados CAPACIDADE : toneladas / mês VÔOS : 23 cargueiros / semana PÁTEO PARA AERONAVES : 26 posições MARCÍLIO CUNHA

12 está saturado com a ocupação de 100%.
Aeroporto Internacional dos Guarapes – Gilberto Freyre ENTRAVES : nos vôos regulares a preferência é dada as bagagens dos passageiros, sobrando pouco espaço no porão para as cargas. não há aviões cargueiros suficientes que façam a rota do exterior para Recife. como não há vôos suficientes, as cargas vão para Guarulhos ou Galeão para depois vir para o Recife. a taxa de ocupação do Terminal de Cargas – Infraero está saturado com a ocupação de 100%. FONTE : JORNAL DO COMMERCIO – MAR 2008

13 AEROPORTO DOS GUARARAPES MARCÍLIO CUNHA

14 SUPERFÍCIE : 4,1 quilômetros quadrados PISTA : 3.250 metros
AEROPORTO DE PETROLINA SUPERFÍCIE : 4,1 quilômetros quadrados PISTA : metros PÁTEO DE ESTACIONAMENTO : 5 posições CÂMARAS FRIGORÍFICAS: 6 unidades CÂMARAS DE PRÉ-REFRIGERAÇÃO : 2 unidades MARCÍLIO CUNHA

15 AEROPORTO DE PETROLINA
pelo aeroporto escoa parte da produção de manga e mamão. habilitada a receber aeronaves com capacidade de deslocar 110 t de carga, sem escalas, para Europa e EUA. pode se transformar num polo de distribuição para o Nordeste. distribuir produtos eletroeletrônicos e da linha branca produzidos em Manaus. efetivar-se com aeroporto-industrial. MARCÍLIO CUNHA

16 Zona primária (aeroporto internacional)
TECA EXPORTAÇÃO Armazenagem Receita Federal Espera Despaletização TECA IMPORTAÇÃO MARCÍLIO CUNHA

17 HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO
TRECHOS : PETROLINA(PE) E IBOTIRAMA(BA): 704 km navegáveis IBOTIRAMA(BA) E PIRAPORA(MG): 667 Km inoperantes MARCÍLIO CUNHA

18 HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO
PROFUNDIDADE : 80 centímetros 2 metros necessários LARGURA : 35 metros MARCÍLIO CUNHA

19 HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO
SOLUÇÃO DO PROBLEMA : ASSORAMENTO : dragagem ao longo de toda a hidrovia. ( remoção dos bancos de areia) PEDRAS : remoção de pedras por explosões. ( descoramento) MARCÍLIO CUNHA

20 HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO
COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO (FRANAVE) : Possui 7 comboios com 40 anos de uso. Ideal é ter no mínimo 20 comboios com idade máxima de 20 anos . Capacidade de carga de até 14 toneladas por viagem. média atual de carga é de 2 toneladas por viagem. MARCÍLIO CUNHA

21 HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO
TRANSPORTE : Potencial estimado: 2 milhões de toneladas por ano. Uso anual : 150 mil de toneladas ano. FONTE : GAZETA MERCANTIL MARCÍLIO CUNHA

22 Distância do Recife: 40 km . No canal de acesso: 16,5 m (profundidade)
PORTO DE SUAPE Área total : 13,5 hectares . Distância do Recife: 40 km . No canal de acesso: 16,5 m (profundidade) Na beira do cais: ,5 m (profundidade) Supercargueiros: 170 mil toneladas de peso bruto contêineres de 20 pés MARCÍLIO CUNHA

23 Píer granéis líquidos : petróleo, álcool e
PORTO DE SUAPE Píer granéis líquidos : petróleo, álcool e produtos químicos. Cais de uso múltiplos : gás natural. Porto interno : terminal de contêineres. MARCÍLIO CUNHA

24 Píer de granéis líquidos :
PORTO DE SUAPE Píer de granéis líquidos : capacidade de tancagem de 75 mil metros cúbicos. Terminal de contêineres : capacidade de movimentar até 400 mil TEUs MARCÍLIO CUNHA

25

26 atual : 9 m ( profundidade ) futuro : 11,5 m ( profundidade )
Na beira do cais : atual : 9 m ( profundidade ) futuro : 11,5 m ( profundidade ) Berços operantes : 8 para cargas 3 para passageiros Capacidade : cargueiros de 50 toneladas de porte bruto - TPB Dragagem ( custo ) : R$ 24 milhões Caminhões no porto : cerca de 120 por dia Fonte : JORNAL DO COMMERCIO – MAR 2008 MARCILIO CUNHA

27 TERMINAL DE PASSAGEIROS TRIGO AÇUCAR EM SACOS CLINQUER COMBÚSTIVEIS
CEVADA FERTILIZANTES BARRILHA ARROZ CARGA GERAL GRANITO E AÇO CEREAIS COQUE AÇUCAR A GRANEL MARCILIO CUNHA

28 dificuldades no acesso aos portos próximos
ENTRAVES : dificuldades no acesso aos portos próximos das áreas centrais das cidades. na maioria dos portos nacionais, desorganização nas operações de atracação e na recepção das mercadorias. as plataformas marítimas ficam geralmente congestionadas por caminhões carregados. faltam navios para operar na cabotagem. nos portos do NE as saídas ( 1,2 navios por semana ) na Europa ( 4 navios por semana) MARCILIO CUNHA

29 CFN – COMPANHIA FERROVIÁRIA DO NORDESTE
FERROVIAS DO NORDESTE EXTENSÃO : Km CONCESSÕES : CFN – COMPANHIA FERROVIÁRIA DO NORDESTE AL , PE , PB , RN , CE , PI , MA ( km ) FCA – FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA BA e SE ( km ) TRANSNORDESTINA TOTAL : R$ 4,800 milhões CONSTRUÇÃO 880 Km REMODELAÇÃO 1180 Km MARCÍLIO CUNHA

30 FERROVIA TRANSNORDESTINA
FONTE : COMPANHIA FERROVIÁRIA DO NORDESTE – CFN 2008 MARCILIO CUNHA

31 máquinas de tração e vagões. é fundamental minimizar o problema da
ENTRAVES : são necessários investimentos na ferrovia, máquinas de tração e vagões. é fundamental minimizar o problema da baixa velocidade praticada ( 15,7 km/hora ) contra ( 25 km/hora ) . equalizar distâncias entre trilhos ( bitolas ) diferentes entre trechos da malha. o traçado da malha é de 30 % mais longo que as rodovias ( sinuosidades e fortes rampas) passagem no meio de cidades e por construções erguidas nas bordas da ferrovia ( invasões ). MARCILIO CUNHA

32 LOGÍSTICA DE EXPORTAÇÃO
EUROPA E AMÉRICA DO NORTE: CONTÊINERES REFRIGERADOS NAVIOS CARGUEIROS PAÍSES ASIÁTICOS MODAL AÉREO MARCÍLIO CUNHA

33 São definidas, com uma concentração geográfica
PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL Conceito São definidas, com uma concentração geográfica de organismos e empresas independentes, relacionadas com : transporte de mercadorias. operadores logísticos. exportadores e importadores. despachantes de carga. serviço de aduana.

34 possibilitam redução de até 12% nos custos logísticos.
PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL Ganhos possibilitam redução de até 12% nos custos logísticos. acréscimo de produtividade ( t / m ) de 40% em relação a empresas que não realizam suas operações por plataformas logística.

35 PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO
Sertão Central de Pernambuco Área territorial : 1.639 km População : habitantes Distância da Capital : 518 km

36 proximidade com as principais capitais nordestinas.
PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO sua localização no extremo oposto do Recife proximidade com as principais capitais nordestinas. é um ponto de entroncamento das BR’s 232 e 116. localização estratégica do ponto de vista logístico.

37 Distâncias de Salgueiro:
PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO Distâncias de Salgueiro: Aracajú : km Maceió : km Salvador : km Fortaleza : km Natal : km São Luis : km João Pessoa : 558 km Recife : km Teresina : km

38 PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO
Área total: 267,4 hectares Área ocupada: 106 hectares

39 PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO
A Companhia Ferroviária do Nordeste – CFN detém a malha da ferrovia Transnordestina. Possui como estrutura km de linhas férreas. Possui 93 locomotivas e vagões. Operação e Terminais em 22 pátios e funcionários. Presente em 127 municípios do Nordeste com PIB R$ 67 bilhões.

40 PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO
Será um dos eixos do desenvolvimento regional. A integração ferroviária vai permitir ligar o litoral ao interior. Pernambuco e Ceará serão beneficiados diretamente concentrando as exportações de grãos. Os grãos produzidos no Oeste da Bahia,Maranhão e Piauí serão escoados pelos trilhos até os portos de Percém e Suape.

41 Hidrovia do São Francisco
PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO Hidrovia do São Francisco distante 254 km da Plataforma, permitirá acesso aos km de hidrovia podendo atender Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

42 Aeroporto Civil PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO
espaço dedicado à estrutura aeroportuária para cargas. no futuro poderá se transformar num aeroporto-industrial. ampliação da atual pista de pouso e decolagem para m. adoção de serviços de apoio de aeronaves e armazenagem.

43 POTENCIAL DE CARGAS ( em toneladas milhão ) Soja , Fertilizantes ,5 Gipsita , Gesso ,5 Fertilizantes, Sal ,Farelo Cimento,Soja,Feijão, Oleo de Soja ,5 Frutas, Café, Fertilizantes ,4 Álcool,Fertilizantes, Açucar Algodão, Combustíveis, Contêineres ,3 Fertilizantes,Sal,Gesso, Cimento ,3 Frutas, Sal, Minério ,2 Frutas,Açucar,Álcool ,0 1 2 6 7 3 1 2 4 5 4 8 3 5 6 7 8 Fonte : IBGE,CFN,ACPE MARCILIO CUNHA

44 PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO

45 PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO
Com influência em comercialização em um raio de 250 km na região, Salgueiro se destaca geograficamente. A maior parcela das cargas destinadas ao interior do Nordeste, passa pelo município.

46 Proposta da Plataforma Redução de custos logísticos.
PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO Proposta da Plataforma Redução de custos logísticos. Otimização de tráfego e cargas. Promoção da multimodalidade. Diversificação de serviços. Acesso a tecnologia da informação.

47 Estruturação Geral da Plataforma.
PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO Estruturação Geral da Plataforma. TERMINAL RODOVIÁRIO TERMINAL FERROVIÁRIO TERMINAL AÉREO ESTAÇÃO ADUANEIRA AEROPORTO INDUSTRIAL DISTRITO INDUSTRIAL CENTRO ADMINISTRATIVO CENTRO COMERCIAL E DE SERVIÇOS

48 Benefícios aos Usuários Competitividade:
PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO Benefícios aos Usuários Competitividade: funcionalidade e redução dos custos operacionais Flexibilidade: logística integrada para atender as exigências dos clientes Confiabilidade: serviços diversificados e tecnologia da informação Mão-de-obra especializada: empregabilidade e formação

49 PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO
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