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A Embrapa e a modernização de TT no Brasil

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Apresentação em tema: "A Embrapa e a modernização de TT no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 A Embrapa e a modernização de TT no Brasil
Lucio Brunale Departamento de Transferência de Tecnologia Brasília, 28 de Novembro de 2012

2 O retrato da agricultura brasileira
Coexistência de perfis diversos de agricultores (maior complexidade e assimetria na incorporação de novas tecnologias); Elevada pobreza rural; Emergência de novos temas como serviços ambientais, bioenergia e sistemas agroflorestais; Mudanças no ambiente normativo (Ex. Código florestal); Novas oportunidades para a agricultura em relação à indústria (fornecimento de matéria-prima não alimentares – ex. óleos essenciais)

3 O retrato da agricultura brasileira
Políticas públicas voltadas para inclusão produtiva, acesso a mercados e geração de renda; Emergência das redes locais de inovação ; Ampliação da participação das empresas privadas no ambiente de mudança tecnológica; Consolidação do setor cooperativo nacional; Agroindústrias e seu potencial de agregação de valor e geração de renda; Emergência do modelo de consultoria agrícola privada e; Mudanças contextuais no cenário de ATER.

4 Conceito de Transferência de Tecnologia
“Transferência de tecnologia é um segmento do processo de inovação, no qual interações de comunicação e de negócios são articuladas para se construir arranjos sociais, institucionais e mercadológicos que facilitem o intercâmbio de conhecimentos, o uso de tecnologias e a aprendizagem necessária para a solução de problemas e transformação dos arranjos produtivos e das relações comunitárias, com o propósito de obter ganhos sociais, econômicos e ambientais”

5 Objetivos Específicos da Política de TT
Fortalecer redes locais de TT e se integrar nelas (capilaridade ) Buscar constante e mútua capacitação sobre métodos de TT e boas práticas de produção Ampliar integração P&D/TT, para oferecer sistemas de produção “vencedores”, por microrregião Organizar e customizar conhecimentos e de tecnologias, segundo demandas Ampliar estratégias e redes de distribuição de produtos, processos, serviços tecnológicos, direitos de propriedade intelectual e de marcas Realizar estudos para testar métodos e estratégias, elucidar problemas, avaliar impactos e acompanhar evolução de TT

6 A Embrapa e a Modernização da TT

7 Objetivo GERAL Aumentar a agilidade do processo de Gestão da Transferência de Tecnologia na Embrapa por meio da integração com a assistência técnica pública e privada e oferta de novas modalidades de acesso ao conhecimento gerado na empresa. ESPECÍFICOS Estabelecer agenda de Transferência de Tecnologia Elaborar arranjos que permitam ações colaborativas entre as Unidades, ATER e demais agentes Incorporar tecnologias da informação e comunicação Contribuir com o processo de inteligência estratégica da empresa por meio da integração ao Agropensa

8 Ações

9 INTEGRAÇÃO COM A ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL
Proposta para Agência de ATER Características: autarquia de regime especial, vinculada ao MAPA gerencia um fundo de fomento à inovação rural Ações: Financia a capacitação de equipes de assessoramento técnico e social (ATS) nos ICTs: - técnicos de nível superior e médio, estudantes de nível médio regular - treinamento suplementar em gestão contábil, gestão tecnológica e organização social a execução de programas locais de ATS, propostos por organizações de produtores

10 INTEGRAÇÃO COM A ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL
Proposta para Agência de ATER Impactos: Cria equipes locais e viabiliza integração em redes regionais de TT Facilita capacitação mútua de pesquisadores e agentes de TT Viabiliza ATS frequente e continuado a produtores Facilita organização de conhecimentos e customização de tecnologias

11 INTEGRAÇÃO COM A ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL
Programa de relacionamento com ATER Parceria com a SECOM; Modelagem em fase final; Baseado em levantamentos sistemáticos e identificação de perfis; Foco a ATER pública e nos agentes privados; Incorporação de agentes diversos do governo e iniciativa privada; Ações e ofertas baseadas em demandas dos diferentes perfis de ATER e; Modelagem da ação da Embrapa para as possíveis estruturas de “AGÊNCIA DE ATER”. Neste slide é importante ressaltar que o programa de relacionamento permitirá um acesso a uma gama de profissionais que hoje não temos contato estabelecido e nem conhecimento de seu perfil. Conhecendo os diferentes perfis que existem, a Embrapa poderá melhor se organizar para tanto para se relacionar, ofertando serviços como acesso ao Webagritec e informações como para levantar demandas. Com o programa espera-se criar um ambiente de influência recíproca que permita à Embrapa melhor atender este público, ampliar a sua capilaridade e ofertar produtos e serviços de interesse de ATER. Com isso espera-se um salto na qualidade da chegada das tecnologias para o produtor e formação de uma grande rede de apoio, da qual se terá alto conhecimento de demandas e perfis profissionais/sociais.

12 GESTÃO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NÚCLEOS DE ARTICULAÇÃO
Estabelecimento de núcleos estaduais/regionais de articulação; Elemento ativo da governança de TT; Foco na construção de agendas estaduais de TT; Trabalho orientado para a articulação de demandas e projetos; Integração às Redes Regionais de Inovação; Melhoria na articulação das Unidades de fora dos estados e; Menor pressão sobre as Unidades do Estado com demandas não ligadas à sua missão. Ver nota técnica

13 Arranjo Estadual/Regionais de Articulação de TT
Rede Estadual de TT Federações Redes Locais de TT OEPAS (TT) ONG’s e Outros Governo Estadual Organizações Estaduais de Cooperativas Organização Estadual de ATER Impactos previstos Capilaridade às ICTs Organização de redes Integração P&D/TT Distribuição de tecnologias e conhecimentos Rede de estudos, demandas e impactos Formulação de políticas públicas Problema: Faltam agentes e redes locais de TT Arranjo Estadual de Articulação de TT – Embrapa Sede da Embrapa UD´s da Embrapa Fora do Estado UD´s da Embrapano Estado

14 Arranjo Estadual/Regional de Articulação de TT
Redes Locais de TT CNP’s da Embrapa Articulação Estadual da Embrapa Rede Estadual de TT Diagnósticos Locais; Agendas Locais de TT; Planos Locais de Inovação e Desenvolvimento Rural; Consolida: Diagnóstico Estadual; Agenda Estadual de TT; Plano Estadual de Inovação e Desenvolvimento Rural; Identifica demandas dos estados Articula participação dos CNP’s e Serviços; Identifica demandas dos CNP’s para os Estados; Consolida Plano de atuação da Embrapa Avaliação das demandas Estaduais; Definição de conteúdos técnicos; Agendas Institucionais de TT; Proposta de ações com as Redes; Planos de Atuação nos Estados • Capacitação; • Negócios; • Consultorias e Serviços; • Prospecção de demandas; • Finalização e Validação de Tecnologias; • Parcerias em TT; Consolida Plano de atuação em cada Estado. Articula a implantação do Plano. Articulação com Redes Locais: • Preparação e formação de multiplicadores. • Promoção de Negócios. Execução: Dias de Campos URT’s UD’s Cursos Visitas a produtores

15 USO DE TICs PARA OFERTA DE PRODUTOS INFORMACIONAIS
WEBAGRITEC Oferta para parcerias institucionais como OCB, CONTAG, CNA visando a construção de interfaces customizadas; Acesso ao sistema para participantes do programa de relacionamento com ATER e; Captação de recursos para atualização tecnológica desenvolvimento do Webagritec para outras cadeias . VARIAÇÕES: produtos como Webambitec, Webovitec, etc. Neste slide creio que importante ressaltar a importância de se oferecer o webagritec de uma forma customizada para cada parceiro. Temos grandes oportunidades, como a geração de interface personalizada para a OCB, a partir da qual cada técnico de cooperativa pode acessar. Assim como outras instituições podem ser alvo disso também. Mas é preciso uma definição da DE e Presidência sobre quem vai coordenar isso. Como fica o modelo SNE? O SOMABRASIL O SOMABRASIL tem por objetivo organizar, integrar e disponibilizar bases de dados geoespaciais via WEB, por meio de ferramentas de análises espacialmente explícitas e de visualização dinâmica, contribuindo para o entendimento das mudanças de uso e cobertura da terra. A interface WebGIS permite ao usuário interagir com as bases de dados por meio de consultas básicas e avançadas para gerar informações úteis a zoneamentos, monitoramentos da dinâmica espacial da agropecuária, prioridades para a pesquisa e as políticas públicas. Para esta ferramenta é importante ressaltar a necessidade de promover o uso deste tipo de informação no planejamento agrícola por meio de cursos com parceiros. Um parceiro inicial pode ser instituições de crédito agrícola ou SENAR. O programa de ATER pode ser um canal importante para divulgar o sistema. Assim como podemos ter aplicativos de zoneamento agrícola para tal finalidade. A promoção do sistema deve ser acompanhada da promoção do uso deste tipo de informação pois esse hábito ainda não é comum entre os profissionais e produtores

16 USO DE TICs PARA OFERTA DE PRODUTOS INFORMACIONAIS
SOMABRASIL Difundir o sistema para profissionais por meio do programa de relacionamento com ATER ; Criação de aplicativos para telefonia móvel que permitam acessar informações como: zoneamento agrícola, localização de URTs etc e; Promover o uso de informações do sistema para o planejamento agrícola junto a instituições de crédito agrícola e outras. Neste slide creio que importante ressaltar a importância de se oferecer o webagritec de uma forma customizada para cada parceiro. Temos grandes oportunidades, como a geração de interface personalizada para a OCB, a partir da qual cada técnico de cooperativa pode acessar. Assim como outras instituições podem ser alvo disso também. Mas é preciso uma definição da DE e Presidência sobre quem vai coordenar isso. Como fica o modelo SNE? O SOMABRASIL O SOMABRASIL tem por objetivo organizar, integrar e disponibilizar bases de dados geoespaciais via WEB, por meio de ferramentas de análises espacialmente explícitas e de visualização dinâmica, contribuindo para o entendimento das mudanças de uso e cobertura da terra. A interface WebGIS permite ao usuário interagir com as bases de dados por meio de consultas básicas e avançadas para gerar informações úteis a zoneamentos, monitoramentos da dinâmica espacial da agropecuária, prioridades para a pesquisa e as políticas públicas. Para esta ferramenta é importante ressaltar a necessidade de promover o uso deste tipo de informação no planejamento agrícola por meio de cursos com parceiros. Um parceiro inicial pode ser instituições de crédito agrícola ou SENAR. O programa de ATER pode ser um canal importante para divulgar o sistema. Assim como podemos ter aplicativos de zoneamento agrícola para tal finalidade. A promoção do sistema deve ser acompanhada da promoção do uso deste tipo de informação pois esse hábito ainda não é comum entre os profissionais e produtores

17 USO DE TICs PARA OFERTA DE PRODUTOS INFORMACIONAIS
Construção de aplicativos para telefonia móvel Seleção de diversos produtos informacionais existentes na Embrapa para a construção e oferta de aplicativos; Avaliação de sistemas (Webagritec, Sabia, SomaBrasil e SAC) e sua formatação para as plataformas Android, IOS e Windows Phone e (ex. Gado de Corte – 500 P – 500R); Inclusão dos serviços na estrutura do novo portal. A construção de aplicativos para telefonia móvel potencializa o uso e acesso ao conhecimento gerado pela Embrapa. Algumas Unidades, como a Embrapa Gado de Corte tem usado aplicativos para celulares como forma de agilizar o acesso à iñformação. No caso a Gado de Corte colocou todo o “500 perguntas...” num modelo de aplicativo no qual o produtor/profissional pode acessar cada pergunta on ou off line. Outros serviços podem ser formatados para este modelo, permitindo agilizar o acesso ao conteúdo e formatar produtos informacionais. Com estes serviços incluídos na nova estrutura do portal, temos grandes chances de sucesso. Essa proposta pode também conviver com a proposta de uso de SMS. Só que essa requer mais estrutura e investimento do que os aplicativos.

18 Departamento de Transferência de Tecnologia
Obrigado! Lucio Brunale Departamento de Transferência de Tecnologia (61)


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