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Agora... Sobre a aula de hoje!!!

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Apresentação em tema: "Agora... Sobre a aula de hoje!!!"— Transcrição da apresentação:

1 Agora... Sobre a aula de hoje!!!
Vamos fechar a aula passada  As hipóteses... Definições Formulação Utilidade Cenas dos Próximos Capítulos

2 A função dos Conceitos É: Podem ser encontrados em vários níveis:
Organizar a realidade Guiar a investigação Designar por abstração Prever outros Problemas Podem ser encontrados em vários níveis: De observação direta De observação indireta Constructos Termos teóricos

3 Mais sobre Conceitos Devem ser Comunicáveis. Limitações:
Não são facilmente traduzidos. Termos utilizados para exprimir conceitos científicos têm outros significados. Um mesmo termo se refere a fenômenos diferentes. Termos diferentes se referindo ao mesmo fenômeno O Significado dos conceitos muda.

4 Definindo Conceitos Operacionalmente
Represente, junto com imagens, o conceito. Especifique as dimensões deste conceito. Escolha os indicadores das dimensões do conceito que se quer definir. Formação dos índices

5 Teorias! A Teoria se refere a relações entre fatos, ou à ordenação significativa destes fatos. A teoria é um meio para interpretar, criticar e unificar leis estabelecidas, modificando-as para se adequarem a dados não previstos quando de sua formulação e para orientar a tarefa de descobrir generalizações novas e mais amplas.

6 Ligando todos os conceitos...
Uma hipótese é sustentável se está confirmada – é uma proposição. Uma hipótese é válida se é deduzível – um teorema. Um sistema de hipóteses sustentáveis é indutivo Um sistema de hipóteses válidas é dedutivo. Um sistema indutivo-dedutivo é aquele em que algumas HV são sustentáveis. Uma hipótese descreve um fenômeno. Uma teoria explica um fenômeno.

7 Requisitos das Teorias
Requisitos Sintáticos Correção Sintática Unidade Conceitual Requisitos Semânticos Exatidão Lingüística Interpretabilidade Representatividade Simplicidade

8 Requisitos das Teorias (cont)
Requisitos Epistemológicos Coerência Externa Deve ser coerente com a massa de conhecimento aceito Poder Explanatório Explicação dos fatos e generalizações empíricas Poder de Previsão Prever uma classe desconhecida de fatos e de efeitos Profundidade Devem explicar coisas essenciais

9 Requisitos das Teorias (cont)
Extensibilidade Deve poder ser expandida Fertilidade Deve guiar nova pesquisa Originalidade Deve ser nova em relação a sistemas estabelecidos. Estatística direta Singular

10 Requisitos das Teorias (cont)
Requisitos Metodológicos Escrutabilidade Devemos poder analisar todos os pressupostos da teoria. Refutabilidade ou Verificabilidade Confirmabilidade Simplicidade metodológica. Preditiva- padrão Preditiva estatística, Preditiva singular.

11 As Hipóteses... Definição
É uma proposição enunciada para responder tentativamente a um problema. É uma tentativa de explicação mediante uma suposição (ou conjectura verossímil), destinada a ser provada pela comprovação dos fatos. Resposta hipotética a um problema para cuja solução se realiza toda investigação.

12 Tema, Problema e Hipótese
Tema é o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Problema indica exatamente qual a dificuldade que se quer resolver. Ex. TEMA: Redes Bayesianas na modelagem de usuários Problema: Construção de um modelo de usuário baseado em Redes Bayesianas para um ambiente de reforço à aprendizagem de Probabilidade e Estatística.

13 Formulando Hipóteses Forma mais comum é Se x então y.
Se prova na 2a aula, presença em metodologia tende a zero  Pilates ajuda no tratamento de pacientes de hérnia de disco.

14 Requisitos... A hipótese deve ser formalmente correta.
Deve estar fundamentada em conhecimento anterior. Tem que ser empiricamente constatável.

15 Importância da Hipótese
Não se pode avançar sem dar uma solução inicial para o problema. Definem o que devemos observar. Explicam observações já realizadas. Nos permitem deduzir novas hipóteses.

16 Função das Hipóteses São necessárias quando:
Tentamos resumir e generalizar resultados Tentamos interpretar generalizações Tentamos justificar opiniões Planejamos experimento Pretendemos corroborar uma conjectura.

17 Tipos... Quanto à universidade Quanto à freqüência
Moisés era egípcio Se a temperatura de um gás aumenta, à pressão constante, seu volume aumenta. Quanto à freqüência 20% das pessoas que fumam têm câncer Quanto mais coeso um grupo, maior a influência sobre os membros. É freqüente a correlação entre doença mental e crime. Quanto à ligação causal.

18 Fontes de Elaboração de Hipóteses
Conhecimento Familiar Observação Comparação com outros estudos Dedução Lógica de uma teoria A cultura geral na qual a ciência está inserida Analogias Experiência Pessoal Casos discrepantes na teoria

19 Características Consistência Lógica Verificabilidade Simplicidade
Relevância Apoio teórico Especificidade Plausibilidade e Clareza Profundidade, Fertilidade e Originalidade

20 Cenas dos Próximos Capítulos
Vimos... Um pouco sobre Hipóteses... E seu papel na solução de problemas. Veremos O papel das teorias na computação Faremos Uma atividade prática! 


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