A escultura e pintura neoclássica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A escultura e pintura neoclássica"— Transcrição da apresentação:

1 A escultura e pintura neoclássica
História da Cultura e das Artes

2 As suas figuras surgem em efeito teatral;
As suas figuras são estátuas animadas tratadas com rigor anatómico; As figuras surgem em destaque e nelas sobressai o desenho e a volumetria; Pintou sobre temas históricos, propaganda e os acontecimentos da sua época. Jacques-Louis David

3 Jacques-Louis David, O Juramento dos Horácios, 1784, óleo sobre tela

4 David, La Mort de Marat, 1793, óleo sobre tela

5 Foi um dos seguidores de David.
Pintou para Napoleão Bonaparte - Os Pestíferos de Jaffa. Antoine-Jean Gros

6 Jean-Dominique Ingres (1780-1867)
Preferência pelo nu feminino; Utilização de cores claras e luminosas; Combinação de cores brancas com a cor da pele humana; A cor negra era utilizada para reforçar os contrastes e a modelação dos corpos; Na sua fase final exprimiu o gosto pelo exótico. Jean-Dominique Ingres ( )

7 Ingres, Odalisca, 1814, óleo sobre tela

8 A escultura neoclássica

9 Canova, Paulina Borghese ou Bonaparte, 1804-1808, mármore, tamanho natural

10 Houdon, Voltaire, 1781, maquete de terracota

11 O Neoclassicismo em Portugal

12 A difícil conjuntura em Portugal na primeira metade do século XIX
invasões francesas (1807, 1809, 1810) partida da família real para o Brasil, dominação inglesa; Revolução Liberal em 1820, perda do Brasil (1822) e do monopólio do comércio colonial; reação absolutista, guerra civil ( ) luta entre fações liberais; A difícil conjuntura em Portugal na primeira metade do século XIX

13 Joaquim da Costa Lima, Palácio das Carrancas, 1795-1806


Carregar ppt "A escultura e pintura neoclássica"
Anúncios Google