A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Utilização do AVA – Moodle Possibilidades para a Mediação pedagógica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Utilização do AVA – Moodle Possibilidades para a Mediação pedagógica"— Transcrição da apresentação:

1 Utilização do AVA – Moodle Possibilidades para a Mediação pedagógica
Adriane Treitero Cônsolo

2 COMUNICAÇÃO AVALIAÇÃO
ACOMPANHAMENTO AVALIAÇÃO Considerando o papel do professor-mediador dividido em três categorias macros: Comunicação, Acompanhamento e Avaliação, hoje vou expor a vocês como atuar nesses três vieses, utilizando as ferramentas que o Moodle tem disponível. Comunicação no ato de estar sempre em contato com o aluno, acompanhamento no sentido de estar junto a este aluno no percurso de suas atividades e avaliação na qualificação das atividades desenvolvidas.

3 De um para um De um para muitos Professor  Aluno Aluno  Aluno
COMUNICAÇÃO De um para um Professor  Aluno Aluno  Aluno De um para muitos Na área de comunicação, podemos dividi-la em dois tipos, a comunicação de um para um (de professor a aluno / aluno a aluno) e comunicação de um para muitos.

4 De um para um - Mensagens Instantâneas
COMUNICAÇÃO De um para um - Mensagens Instantâneas Uma das formas de se comunicar de um para um é utilizar a ferramenta de Mensagens Instantâneas que por se tratar de uma forma síncrona, a comunicação só acontece quando há outro usuário online.

5 De um para um / de um para muitos - Mensagem de Email
COMUNICAÇÃO De um para um / de um para muitos - Mensagem de Outra forma de comunicação é o envio de mensagens de através do ambiente virtual. Nessa opção é possível escolher para quem enviar mensagens e os selecionados receberão as informações em seus s cadastrados. A intenção dessa forma de utilização não é direcionar as informações para a caixa de s dos alunos mas sim alertá-los quanto a sua ausência ou informarem que há atividades acontecendo no ambiente virtual.

6 De um para todos – Fórum Avisos
COMUNICAÇÃO De um para todos – Fórum Avisos Dentro da categoria de comunicação de um para todos podemos citar várias ferramentas. Dentre elas a ferramenta fórum avisos, é um fórum que somente o professor pode inserir mensagens e todas essas mensagens ficam disponíveis em um bloco lateral (últimas notícias) como forma de lembretes, deve ser usado para notificar sobre algum acontecimento de interesse para os alunos, por exemplo, abertura de um novo módulo, aula.

7 De um para todos – Fórum de Dúvidas
COMUNICAÇÃO De um para todos – Fórum de Dúvidas Fórum de dúvidas é um canal destinado a dúvidas dos alunos, e justamente por ser um fórum que torna as dúvidas de todos públicas assim como suas soluções que podem ser dada por qualquer outro colega que saiba , pensando na filosofia de colaboração e contribuição o fórum para este fim é uma ótima opção.

8 De um para todos – Fórum Café
COMUNICAÇÃO De um para todos – Fórum Café Fórum café é uma opção de espaço de descontração dos alunos, em que todos podem escrever sem se preocupar com avaliação.

9 De um para todos – Chat COMUNICAÇÃO
Chat é uma ferramenta síncrona, que depende que outros colegas estejam também online, prevê que seja marcado anteriormente e de preferência utilizando a forma democrática de votação de melhor horário e dia para a maioria, a sugestão também é que aconteçam mais de uma sessão e em diferentes horários para o atendimento de um número maior de alunos.

10 Acesso no Ambiente ACOMPANHAMENTO
Para acontecer o acompanhamento dos alunos, cito algumas formas de como fazer isso. No item participantes podemos ver todos os participantes do curso e o último acesso que cada um fez. Nessa página é listado os últimos acessos.

11 Relatório: Participação nas Atividades
ACOMPANHAMENTO Relatório: Participação nas Atividades No item de relatório é possível visualizar todas as intervenções feitas desde o começo do curso. É possível separar esses itens de relatórios por participantes,

12 Relatório: Participação nas Atividades
ACOMPANHAMENTO Relatório: Participação nas Atividades Atividades

13 Relatório: Participação nas Atividades
ACOMPANHAMENTO Relatório: Participação nas Atividades Tipos de ações: ver, acrescentar... No caso do fórum por exemplo, posso escolher todos os participantes que fizeram intervenção no fórum acrescentando tópicos.

14 Relatório: Participação nas Atividades
ACOMPANHAMENTO Relatório: Participação nas Atividades Também é possível escolher que tipo de arquivo agrupar todos essas informações, em formato excel, txt.

15 Relatório: Participação nas Atividades
ACOMPANHAMENTO Relatório: Participação nas Atividades Neste exemplo, tenho 31 registros de acréscimo de tópicos no fórum, ou seja, 31 mensagens no fórum nessa turma.

16 Desempenho nas Atividades
AVALIAÇÃO Desempenho nas Atividades No item avaliação, posso falar que é possível avaliar em relação a quantificação, a nota, o nível de aprofundamento e atingimento de objetivo da atividade que o aluno chegou, cada ferramenta tem sua especificidade, basicamente é possível quantificar e dar feedbacks por todas as atividades. No fórum por exemplo, após devidas configurações, a atribuição de nota é facilitada, a cada postagem no fórum aparece o item avaliar com as notas para se dar. Automaticamente,

17 Desempenho nas Atividades
AVALIAÇÃO Desempenho nas Atividades No item notas a nota atribuída em cada atividade é visualizada, nesse item podemos fazer a seleção por aluno ou por atividade e assim visualizar o desempenho de cada aluno. Também é possível exportar esse relatório em formato de excel. Bom nossa intenção aqui não é dar uma oficina sobre moodle, mas que é possível acompanhar, avaliar e se comunicar com os alunos de forma simplificada e eficiente utilizando a própria plataforma para isso.


Carregar ppt "Utilização do AVA – Moodle Possibilidades para a Mediação pedagógica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google