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Aula 1 – António Albano Baptista Moreira INTRPDUÇÃO Á CONTABILIDADE.

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1 Aula 1 – António Albano Baptista Moreira INTRPDUÇÃO Á CONTABILIDADE

2 Aula 1 – 09/08/2012 Apresentação pessoal A disciplina Organização Expectativas Calendário Filmes Quais os desafios ? OBJETIVOS

3 Apresentação Formado em Administração e Pós graduado em Gestão Estratégica; Executivo Sênior em Multinacionais de classe mundial, na área de TI; Instrutor do Sebrae para os cursos Aprender a Empreender e Soldado Cidadão; Coordenador dos Cursos Gestão Estratégica de PMEs, Finanças e Tributária - CET OPET; Professor de Empreendedorismo e Gestão – CET OPET, FAEL; Palestrante de Motivação, Criatividade e Gestão; Consultor para pequenas e médias empresas em Gestão, BI e TI;

4 Dados do professor António Albano Baptista Moreira http://www.antonioabmoreira.adm.br profantonioabmoreira@gmail.com 84071214 TIM 92384575 VIVO a.moreira@sul.com.br antonioabmoreira aabmoreira http://antonioabamoreira.wordpress.com

5 Contrato Turmas : TGP 102 A TGP 111 A Objetivos comuns, quais? Organização Integração Participação Crescimento Resultados a atingir?

6 Metodologia Aulas expositivas com apoio de slides e quadro, filmes, estudo de casos, trabalhos individuais, filmes e debates.

7 Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, http://opetintrodcontabilidadehttp://opetintrodcontabilidade.pbworks.com Login e senha Como usar

8 Ao final o que levaremos ? APRESENTAÇÕES VISÃO DA DISCIPLINA FUNCIONAMENTO FINANÇAS INFORMAÇÕES E-MAIL DA TURMA

9 De que se trata... A disciplina de Introdução à Contabilidade tem com objetivo principal proporcionar ao aluno a compreensão do processo básico da contabilização, denominado de gestão patrimonial, e as condições para análise das demonstrações financeiras. Para tanto, é preciso proporcionar ao discente visão de organização empresarial, além de capacitá-lo a fazer análises para tomadas de decisões, através de relatórios gerenciais financeiros e não financeiros. 40 horas – 7 CHTAE

10 Competências NºDescriçãoNível 1 Analisar Contas Redutoras ou Retificadoras do Ativo no Balanço Patrimonial. 2 Analisar a demonstração do resultado do exercício. 3 Identificar a estruturação e Classificação de Grupos do Patrimônio Líquido. 4 Identificar a estrutura do Balanço Patrimonial conforme aspectos legais vigentes. 5 Identificar a estrutura do Balanço Social conforme aspectos legais vigentes.

11 Competências NºDescriçãoNível 6 Analisar os princípios básicos da contabilidade e sua relação com a tomada de decisão. 7 Identificar as áreas de atuação da contabilidade e sua relação com o contexto empresarial. 8 Identificar a importância dos gerenciais financeiros e não financeiros dentro do processo de gestão e da tomada de decisão. 9Compreender a estrutura do DRE. 10 Compreender os conceitos centrais da contabilidade.

12 Apoio bibliográfico Bibliografia Básica SÁ, Alexandre Carlos; Contabilidade para não Contadores, Princípios Básicas de Contabilidade para Profissionais em mercado competitivos - Senac Rio Editora- 2005 FORTUNA, EDUARDO – Mercado Financeiro – Produtos e Serviços – 15ª Edição - Rio de Janeiro: Qualitymark,2002 FIPECAFI, Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras-USP, Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações, Editora Atlas, 2000

13 Apoio bibliográfico Bibliografia Complementar Referência ASSAF NETO, A. Estrutura e análise de balanços. São Paulo: Atlas, 2002. BRAGA, Roberto. Fundamentos e Técnicas de Administração Financeira. São Paulo; Atlas, 1989. BRIGHAM, E. F. e HOUSTON, J. F. Fundamentos da moderna administração financeira. Rio de Janeiro: Campus,1999. CADUETTE, J. B.; ALTMAN, E. I. ; NARAYANAN, P. Gestão do risco de crédito. Rio de Janeiro: Qualitymark,1999.

14 Apoio bibliográfico Bibliografia Complementar Referência IUDÍCIBUS, S. Análise de balanços. São Paulo: Atlas, 1998. LOPES, J. C. e ROSSETTI, J. P. Economia monetária. São Paulo: Atlas, 1995 MATARAZZO, Dante C. Análise Financeira de Balanços. São Paulo: Atlas, 1996. ROSS, S.A, WESTERFIELD, R. W. e JAFFE, J. F. Administração financeira – finanças corporativas. São Paulo: Atlas, 1998.

15 Apoio bibliográfico - Livros de trabalho TÍTULOAUTOR/EDITORA

16 Sequência das cometências 10 3 4 5 9 2 6 7 8 1

17 Nossos encontros DATABASES TECNOLÓGICAS TRABALHADASNºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 09/08 Apresentação individual e da disciplina, formas de avaliação, contrato pedagógico, organização geral. A importância das informações financeiras para a gestão e sua relação com Marketing, preços. TODAS DE FORMA GERAL AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 16/08 Competência 10 ­ Contabilidade gerencial ­ Relatórios financeiros básicos e suas inter- relações ­ Balanço Patrimonial ­ Demonstração do Resultado do Exercício ­ Demonstração dos Fluxos de Caixa COMPETÊNCIA 10 Compreender os conceitos centrais da contabilidade AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 23/08 Competência 10 ­ Contabilidade gerencial ­ Relatórios financeiros básicos e suas inter- relações ­ Balanço Patrimonial ­ Demonstração do Resultado do Exercício ­ Demonstração dos Fluxos de Caixa COMPETÊNCIA 10 Compreender os conceitos centrais da contabilidade AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 30/08 Conceitos de contabilidade Tomada de decisão Relatórios gerenciais Balança patrimonial Balanço social DRE COMPETÊNCIA 3 Identificar a estruturação e Classificação de Grupos do Patrimônio Líquido. AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 06/09 Conceitos de contabilidade Tomada de decisão Relatórios gerenciais Balança patrimonial Balanço social DRE COMPETÊNCIA 3 Identificar a estruturação e Classificação de Grupos do Patrimônio Líquido. AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE

18 DATABASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 13/09 Conceitos de contabilidade Tomada de decisão Relatórios gerenciais Balança patrimonial Balanço social DRE COMPETÊNCIA 4 Identificar a estrutura do Balanço Patrimonial conforme aspectos legais vigentes. AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 20/09 Conceitos de contabilidade Tomada de decisão Relatórios gerenciais Balança patrimonial Balanço social DRE COMPETÊNCIA 5 Identificar a estrutura do Balanço Social conforme aspectos legais vigentes. AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 22/09SABADO LETIVOCOMPETNCIAS 10,3,4,5REVISÃO 27/09AVALIAÇÃO INDIVIDUALCOMPETÊNCIAS 10,3,4,5ENTREGA DO CHTAE 04/10 Conceitos de contabilidade Tomada de decisão Relatórios gerenciais Balança patrimonial Balanço social DRE COMPETÊNCIA 9 Compreender a estrutura do DRE. AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 06/10SABADO LETIVOTODAS AS MINISTRADAS AJUDA NO TRABALHO EM EQUIPE

19 DATABASES TECNOLÓGICAS TRABALHADASNºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 11/10 Conceitos de contabilidade Tomada de decisão Relatórios gerenciais Balança patrimonial Balanço social DRE COMPETÊNCIA 2 Analisar a demonstração do resultado do exercício. AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 18/10 Conceitos de contabilidade Tomada de decisão Relatórios gerenciais Balança patrimonial Balanço social DRE COMPETÊNCIA 6 Analisar os princípios básicos da contabilidade e sua relação com a tomada de decisão. AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 25/10 Conceitos de contabilidade Tomada de decisão Relatórios gerenciais Balança patrimonial Balanço social DRE COMPETÊNCIA 7 Identificar as áreas de atuação da contabilidade e sua relação com o contexto empresarial. AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE

20 01/11 Conceitos de contabilidade Tomada de decisão Relatórios gerenciais Balança patrimonial Balanço social DRE COMPETÊNCIA 8Identificar a importância dos gerenciais financeiros e não financeiros dentro do processo de gestão e da tomada de decisão. AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 08/11 Conceitos de contabilidade Tomada de decisão Relatórios gerenciais Balança patrimonial Balanço social DRE COMPETÊNCIA 1 Identificar a importância dos gerenciais financeiros e não financeiros dentro do processo de gestão e da tomada de decisão. AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 22/11APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOSCOMPETÊNCIAS 1 A 10 TRABALHOS EM EQUIPE, CHTAE 24/11SABADO LETIVOCOMPETÊNCIAS 9,2,6,7,8,1REVISÃO 29/11AVALIAÇÃO INDIVIDUALCOMPETÊNCIAS 9,2,6,7,8,1ENTREGA DO CHTAE 06/12RECONSTRUÇÃOTODAS AS COMPETÊNCIAS

21 DATANºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 13/09Competência 10 e 3Trabalho individual CHTAE 1 horas 27/09COMPETÊNCIAS 10,3,4,5INDIVIDUAL ESCRTIA 27/09COMPETÊNCIAS 10,3,4,5TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 2 HRS 01/11Competências 9,2,6Trabalho em equipe CHTAE 2 hrs 29/11COMPETÊNCIAS 9,2,6,7,8,1INDIVIDUAL ESCRTIA 29/11COMPETÊNCIAS 9,2,6,7,8,1TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 2 HRS

22 Conteúdo Programático Competências Conceitos de contabilidade Tomada de decisão Relatórios gerenciais Balança patrimonial Balanço social DRE

23 Material adicional Livros digitalizados

24 Na internet... Links de páginas, blogs, etc

25 Retomando... Serão retomados assuntos vistos na aula anterior

26 O que responder O que vai ser a disciplina? Como vai funcionar? Introdução à Contabilidade? Plano Ensino, Ementa? O que é Gestão? Qual a importância das informações no processo empresarial?

27 Sessão pipoca... Do you know it?

28 Vamos ao conteúdo GENERALIDADES SOBRE ADMINISTRAÇÃO

29 Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ? Nova gestão X Velha gestão ? Novo consumidor X Velho consumidor ? Novo administrador X Velho administrador ? OS NOVOS DESAFIOS

30 Revista Época Negócios, março 2007, pág. 170

31 Humm......

32 O profissional ? Criatividade Adaptabilidade Resiliência Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades

33 Dados da importância das PMEs 6,5 milhões de PMEs no País; 50 mil Médias; 60% de todos os empregos com carteira; 19,6 milhões de trabalhadores

34 Cenário atual Globalização dos negócios e em crise Complexidade e volume das variáveis em jogo Grande volume de dados Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO

35 Dados de 2004 30 a 61% morrem no primeiro ano; 40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

36 Problemas das PME´s A taxa de mortalidade das empresas até três anos após sua criação : 30 a 61% morrem no primeiro ano; 40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

37 O Ambiente nas PME’s Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas de 1 a 5 anos : Falta de Capital de Giro; Falta de crédito; Problemas Financeiros; Maus pagadores; Falta de Clientes; Concorrência muito forte; Instalações inadequadas; Ponto inadequado; Carga tributária elevada; Fala de mão-de-obra qualificada; Falta de conhecimentos gerenciais; Recessão econômica no país.

38 Causas da mortalidade 1º Falta de Capital de Giro - 42 % 2º Falta de Clientes - 25 % 3º Problemas financeiros - 21 % 4º Maus Pagadores - 16% 5º Falta de Crédito - 14% Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil Sebrae - Relatório de Pesquisa Brasília Agosto 2004

39 O Ambiente nas PME’s Principais dificuldades na condução da empresa :

40 Houve redução de custos em sua empresa após a aplicação dos novos conhecimentos e informações? APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA Base: 97 respondentes

41 Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ? APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA E REDUZIRAM CUSTOS 13% Base: 39 respondentes

42 Como ? Administração / Gestão

43 Gestão Alocar recursos para atingir resultados Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Tudo isso para atingir um objetivo

44 Antes de mais... O que é essa tal De Gestão ?

45 Gestão Processo ou resultado? Alocar recursos para atingir resultados Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Resultado, Resultado, Resultado...

46 Então... A melhor forma de organizar as pessoas e recursos para maximizar a produtividade, a inovação, a geração de valor.

47 Ciclo da Gestão Prever Planejar Organizar / liderar Controlar Avaliar

48 Prever... Planejar... Organizar... Controlar... Avaliar... Prever... Planejar... Organizar... Controlar...

49 Uma viagem Presente Futuro Objetivos Necessidades Tomada de decisões

50 O que temos que ser ? Uma mistura de mãe Diná com MacGyver O Gestor é um criador...

51 Ou... P – Plan D – Do C – Check A - Act

52

53 Gestão de Excelência Classe Mundial

54 PADRÕES PRODUTIVIDADE QUALIDADE CRITÉRIOS EFICIÊNCIA EFICÁCIA EFETIVIDADE GERAR VALOR

55

56 TUDO ISSO COM.... Ética Moral Transparência Satisfação dos colaboradores Responsabilidade social Sustentabilidade

57 Critérios de Excelência na Gestão Fundamentos 1. Pensamento sistêmico 2. Cultura de inovação 3. Geração de valor (resultado e cliente) 4. Orientação por processos e informações 5. Conhecimento sobre o cliente e mercado 6. Aprendizado organizacional 7. Liderança e constância de propósitos 8. Visão do futuro 9. Valorização das pessoas 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade ética e social

58 Empresa como um Processo

59

60 Posicionamentos empresariais Fase incial : Visão D/D - de dentro para dentro da empresa. EFICIÊNCIA – Fazer as coisas bem feitas. Posicionamento limitado: Visão D/F ou - de dentro para fora da empresa ou inverso. F/D Concorrente, Fornecedor, Cliente. EFICÁCIA – Fazer bem feito só o que precisa ser feito. Competetividade, visão estratégica : Visão F/F -de fora da empresa para fora da empresa. EFETIVIDADE – Manutenção da Eficácia no tempo. NECESSIDADE – Mudança de perfil conforme a evolução.

61 Missão Visão Valores Estratégia Metas Pessoas Processos

62 De outra forma... Toda a empresa ou indíviduo de sucesso se alicerça em algumas coisas importantes: 1. Missão 2. Visão 3. Roteiro 4. Produto 5. Processos 6. Estratégia 7. Pessoas ALMA TÉCNICA HABILIDADES PESSOAIS

63 Vamos nos organizar MissãoVisãoValoresProdutoProcessoEstruturaPessoasEstratégia

64 Processo de Gestão Tomada de decisão que leve ao resultado desejado. Mais valor para a empresa através de mais valor para o cliente.

65 Tomada de Decisão: Para agregar Valor e Gerar Vantagens Competitivas.

66 Gerir é... Tomar decisões !! Programadas e Não programadas

67 Tomada de decisão Problema Diagnóstico Alternativas Decisão Avaliação

68 Tomada de decisão Qual é o problema ou problemas? Há uma decisão a ser tomada? Existe um objetivo a ser atingido? Qual o diagnóstico (causa do problema)? Quais são as causas? Quais são as características/conseqüências do problema? Quais são as prioridades? Quais as possíveis alternativas? Porque escolher esta alternativa? Quais as vantagens e desvantagens? Qual a decisão a ser tomada? Qual a melhor alternativa? Como implantar? Quais as implicações? Porque escolher esta alternativa? Implantação da ação. Controle dos resultados

69 Fases da tomada de decisão Fases do processoDetalhesTécnicas 5. AvaliaçãoConfronto com os objetivos e metas Análise das vantagens e desvantagens Árvore de decisões BI Indicadores 4. DecisãoFazer chegar a todos os níveis Pesquisas de satisfação 3. AlternativasDefinição dos cenários e consequências de cada um. Brainstorming Brainwriting Business Intelligence 2. DiagnósticoBusca de entendimentoInformações, Sistemas, Pareto, Ishikawa, etc. 1. Problema / MetaResolução ou busca de objetivo Planejamento Resultados, Pesquisas

70 Tomar decisão é prever o futuro O que fazemos, porquê, como, quando, quais objetivos, quanto custa, qual o retorno, quais objetivos, o que é meio, o que é fim e quais as prioridades. Visão sistêmica, integrada e geral. Qual a causa, qual o efeito? Qual a ação e qual a reação? Toda a decisão é uma decisão financeira.

71 Posicionamento competitivo Cliente Percepção Empresa Oferece PreçoConcorrên cia Vantagem / Ação Estratégia Necessidade Atendida ProdutoBaixoAlta Processo Custos Controle e Melhoria ConfortoSoluçãoMédioMédia Organização Treinamento Atendi- mento Realização de Sonhos Prazer Acima Média Baixa Mercado Eficácia Diferencia- ção Ser ÚnicoConceitoAltoMuito baixa Pesquisa & Desenvolv. Inovação

72 + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado A Gestão É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real.

73 Estrutura e Fluxo da decisão Gerencial Estratégico Coleta e Controle dos Dados Análise Decisão Operacional Organização dos Dados Informação + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado

74 A Gestão É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real. Lucratividade Rentabilidade Endividamento Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido

75 Fluxo da decisão INDICADORES DESEMPENHO METAS CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. Lucratividade Rentabilidade Endividamento Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido

76 Estrutura e Fluxo da decisão + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INDICADORES METAS LUCRATIVIDADE : CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC.

77 Estrutura e Fluxo da decisão Gerencial Estratégico Coleta e Controle dos Dados Análise Decisão Operacional Organização dos Dados Informação + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INFORMAÇÕES OBJETIVOS

78 E QUAL É O OBJETIVO DAS EMPRESAS ?

79 Permanecer Viva !!

80 SANTOGRAALSANTOGRAAL VIDAETERNAVIDAETERNA

81 MODELO ORGANIZACIONAL PROCESSOS TECNOLOGIA INTELIGÊNCIA HUMANA Foco nos produtos Sistemas não Integrados Estrutura funcional MERCADO Em busca do “Santo Graal”

82 Então temos que... Gerir com técnica; Buscar informações; Usar as informações ao tomar decisões.

83 Sem dados não há gestão... Gestão – Prever, Planejar, Organizar, Controlar e Avaliar Sem controle não há Gestão Não existe controle sem medir

84 Quais Dados ? Dados que reflitam a atividade; Dados que permitam prever o futuro; Dados que permitam planejar; Dados que permitam controlar a atividade.

85 Por onde começar JÁ FOI ASSIM PREÇO = CUSTO + LUCRO

86 Hoje Para a empresa LUCRO = PREÇO - CUSTO Para o cliente VALOR = BENEFÍCIO – CUSTO

87 Como fazer isso ? AUMENTAR O BENEFÍCIO AUMENTO DAS VENDAS AUMENTO DO PREÇO DIMINUIR CUSTO

88 Aumentar o Benefício Prestígio, Exclusividade; Imagem, estilo, status para o produto; Personalização e Especialização; Entrega, Instalação; Funcionalidade e confiabilidade; Garantia, serviços adicionais; Percepção de prazer do cliente.

89 Aumento das Vendas Produto diferenciado (embalagem, uso, etc); Novos mercados, novos usos; Necessidade não atendida; Serviço agregado, algo mais; Novo produto – inovação tecnológica.

90 Aumento do Preço Criar mais valor para o cliente; Produto diferenciado (embalagem, uso, etc); Inovação tecnológica; Atendimento diferenciado; Fazer diferente do concorrente; Nova percepção do cliente.

91 Diminuindo Custo Fazer com menos Fazer melhor Fazer mais

92 Como ? Com Gestão... Gerir com técnica; Prever, Planejar, Organizar, Controlar e Avaliar; Buscar informações e... Usar as informações ao tomar decisões.

93 Meios que a Empresa usa Para atingir o ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA 1. PRODUTO 2. PREÇO (prazo e Descontos ) 3. DISTRIBUIÇÃO (ponto de venda) 4. PROPAGANDA, PROMOÇÃO 5. ATENDIMENTO (serviço ampliado) 6. FORÇA e ADM DE VENDAS CLIENTE COMPOSTO MERCADOLÓGICO MERCADO

94 FINANÇAS

95 POSSÍVEIS CONSEQÜÊNCIAS DA AUSÊNCIA DE INFORMAÇÕES DE CUSTOS AUSÊNCIA DE INFORMAÇÕES DE CUSTO EM RELAÇÃO A: MERCADORIAS ATIVIDADES DESCONHECI MENTO DO LUCCRO POR MERCADORIAS PREÇOS FIXADOS SEM BASE DE ACORDO COM A CONCORRÊNCIA OU COM TABELAMENTO DESCONHECI MENTO DOS CUSTOS DE ATIVIDADES DA EMPRESA VENDAS DE MERCADORIAS QUE NÃO DÃO LUCRO SUFICIENTE ESFORÇO DE VENDA NÃO ORIENTADO PARA MERCA DORIAS MAIS LUCRATIVAS PREÇOS MUITO ALTOS PREÇOS MUITO BAIXOS DIFICULDADE PARA IDENTI FICAR OU FIXAR AÇÕES PARA REDUÇÃO DE CUSTOS A EMPRESA PROVAVEL MENTE OPERA COM CUSTOS MAIS ALTOS DO QUE DEVERIA DIMINUIÇÃO DA LUCRA TIVIDADE PERDA DE VENDAS CAPITAL DE GIRO APLICADO A CRÉDITO PARA CLIENTES DE MERCADORIAS POUCO LUCRATIVAS USO DA CAPACI DADE DE VENDA; ADMINISTRAÇÃO EM MERCADORIAS POUCO LUCRATIVAS EM DETRIMENTO DE PRODUTOS MAIS LUCRATIVOS CAPITAL DE GIRO MAL APLICADO: ESTO QUES DE MERCA DORIAS POUCO RENTÁVEIS AMEAÇAS: ESTABILIDA DE ECONÔMICO- FINANCEIRA CRESCIMENTO DA EMPRESA MENOR LUCRO MENOR RENTABI LIDADE

96 EQUAÇÃO DE CUSTOS ANTIGAMENTE PREÇO CUSTO + LUCRO = PREÇO DECISÃO INTERNA HOJE MERCADOS LIVRES CUSTO PREÇO – LUCRO = CUSTO GERENCIAR A COMPETITIVIDADE

97 O Homem e seus modelos do mundo exterior...

98 Controles financeiros básicos Registro Diário de Caixa; Contas a Receber; Contas a Pagar; Movimento Bancário; Movimento de Estoques;

99 Controles gerenciais Fluxo de Caixa; Balanço; Demonstrativo Gerencial de Resultados.

100 Quais as perguntas a responder Terei Caixa para pagar as contas ? Tenho Lucro ? Qual o investimento necessário ? Qual Capital de Giro necessário ? Vou capitalizar ou falir ? Quais são os Custos ? Qual o valor do Contas a Receber ? Qual o valor do Contas a Pagar ? Quais os Pontos Equilíbrio ? Qual Margem Contribuição ? Qual a Lucratividade ? Qual a Rentabilidade ?

101 Objetivos da Administração Financeira 1 – GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO 2 – GESTÃO DOS INVESTIMENTOS 3 – GESTÃO DOS FINANCIAMENTOS

102 O Capital de Giro ATIVOPASSIVO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Capital 65.000 Financiamentos 35.000 TOTAL 192.500 Caixa, Bancos 47.500 ATIVO PERMANENTE Eqpts,etc. 70.000 Contas a Pagar 50.000 Estoques. 55.000 Fornecedores 32.500 Ctas Receb. 20.000 Lucro 10.000 BALANÇO PATRIMONIAL

103 Ciclo do Capital de Giro CAIXA E BANCOS ESTOQUEDEMERCADORIAS OU MATÉRIA- PRIMAS PRODUTOSACABADOS VENDAS A VISTA CONTAS A RECEBER COMPRAS PRODUÇÃO VENDAS A PRAZO RECEBIMENTO DOS CLIENTES BOM EQUILÍBRIO FINANCEIRO CICLO LENTO Maior Necessidade do Capital Próprio Movimento Rápido do Ciclo

104 Objetivo do Capital de Giro Gerar lucro a cada ciclo PREÇO – CUSTO => LUCRO

105 Portanto... SEM INFORMAÇÃO CORRETA, NÃO HÁ TOMADA DE DECISÃO!

106 Quais Dados ? Dados que reflitam a atividade; Dados que permitam prever o futuro; Dados que permitam planejar; Dados que permitam controlar a atividade.

107 Fluxo das informações DADOS Componentes básicos influentes ao negócio INFORMAÇÕES Dados inseridos num contexto, numa situação em análise CONHECIMENTO, INTELIGÊNCIA Tomada de decisão com vantagem competitiva

108 Como atingir – Passo 1? DADOS NOTAS FISCAIS VENDA NOTAS FISCAS COMPRA MOV. ESTOQUE MOV. CAIXA MOV. BANCOS ORGANIZAÇÃO DOS DADOS CTAS A PAGAR CTAS A RECBER REGISTRO CAIXA CONTROLE ESTOQUES EXTRATO BANCÁRIO CUSTOS CONTABILIDADE GERENCIAL

109 Como atingir – Passo 2? ANÁLISE E APLICAÇÃO PREÇO DE VENDA CAPITAL DE GIRO METAS DE VENDAS CICLO FINANCEIRO CUSTOS GIRO DE ESTOQUE LUCRO RENTABILIDADE INFORMAÇÃO D. G. RESULTADO FLUXO DE CAIXA BALANÇO GERENCIAL PTOS EQUILÍBRIO MARGEM CONTR.

110 Como atingir – Passo 3 ? INTELIGÊNCIA/EXCELÊNCIA Qual o Caixa. Qual o meu Lucro. Qual o investimento necessário. Qual Capital de Giro necessário. Quanto vou capitalizar. Quais são os Custos. Qual o valor do Contas a Receber. Qual o valor do Contas a Pagar. Quais os Pontos Equilíbrio e metas de Vendas Qual Margem Contribuição. Qual a Lucratividade. Qual a Rentabilidade.

111 Fechar os conceitos

112 Para a próxima aula... Pesquisar sobre Mapa mental e 5W3H. Decidir (prof.): Material de apoio Bibliografia selecionada Disponibilizar

113

114 Obrigado

115 BOA NOITE OBRIGADO !!!!


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