Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
3
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO
4
INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC-H FLEXPOWER
SONDA LAMBDA E DETONAÇÃO SCOPINO TREINAMENTOS
5
ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.
6
INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC
SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !
7
SONDA LAMBDA E DETONAÇÃO
Já tivemos aula sobre MEDIÇÕES DE ROTAÇÃO E TEMPERATURA na injeção eletrônica MULTEC-H. Agora veremos: FLEXPOWER CELTA 2007 SONDA LAMBDA E DETONAÇÃO
8
DIAGRAMAÇÃO FLEXPOWER
DETONAÇÃO * E C U MULTEC H TEMPERATURA DE ÁGUA * PARTIDA A FRIO TEMPERATURA DE AR + MAP* LÂMPADA DE DIAGNOSE 04 INJETORES SENSOR DE FASE * BOBINA ROTAÇÃO * CANISTER POSIÇÃO BORBOLETA* ELETROVENTILADOR VSS - VELOCIDADE ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA SENSOR DE OXIGÊNIO * AR CONDICIONADO CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2 IMOBILIZADOR
9
SENSOR DE OXIGÊNIO TAMBÉM CONHECIDO POR SENSOR LAMBDA, É MUITO PARECIDO AOS SENSORES JÁ VISTOS AQUI NA UMEC EM OUTROS SISTEMAS. O QUE MUDA NO SISTEMA MULTEC H FLEXPOWER É A SUA IMPORTÂNCIA PARA IDENTIFICAR A MISTURA AR + COMBUSTÍVEL, E AUTOMATICAMENTE A QUANTIDADE DE ÁLCOOL OU GASOLINA.
10
SENSOR DE OXIGÊNIO
11
SENSOR DE OXIGÊNIO ATRAVÉS DOS SINAIS DESTE SENSOR A ECU IDENTIFICA A MISTURA, CLASSIFICANDO-A EM RICA OU POBRE. POSSUI 4 FIOS (DIFERENTE DO CELTA OU CORSA MAIS ANTIGO QUE TINHA APENAS 1 FIO DE SINAL) SENDO: 1 ATERRAMENTO 2 SINAL 3 ATERRAMENTO RES VOLTS
12
SONDA LAMBDA 4 FIOS
13
CICLO DE APRENDIZADO Multifuel usa o sinal do Sensor de Oxigênio
para detectar o aumento da quantidade de combustível Mistura Pobre Aumentou %Etanol Leia Sensor O2 Mistura Rica Diminuiu %Etanol
14
FUNCIONAMENTO INFORMA A ECU A QUANTIDADE DE OXIGÊNIO NOS GASES DE ESCAPE, POSSUI REISTÊNCIA INTERNA DE AQUECIMENTO (10,0 Ohms), E ENVIA SINAL DE RESPOSTA ENTRE 0,10 A 0,90 V. POBRE= ATÉ 0,45 VOLTS RICA= ACIMA DE 0,45 VOLTS
15
DICA COM FALHA EM SEU SINAL, A SONDA LAMBDA ALTERA O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E A EMISSÃO DE POLUENTES, E SE TRATANDO DE UM SISTEMA FLEX, O FUNCIONAMENTO FICA ALTERADO NAS FASES FRIAS E DE AQUECIMENTO DO MOTOR.
17
DETONAÇÃO LOCALIZADO NO BLOCO DO MOTOR, PRÓXIMO AO MOTOR DE ARRANQUE E O CANO DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DE ARREFECIMENTO. É FUNDAMENTAL PARA O CORRETO MAPEAMENTO DO SISTEMA DE IGNIÇÃO, EM AVANÇO E ÂNGULO DE PERMANÊNCIA.
18
DIAGRAMA DETONAÇÃO SENSOR KS B A ECU B16 B03
19
PINOS DE MEDIÇÕES MEDIR COM UM VOLTÍMETRO EM AC E SIMULAR PEQUENAS BATIDAS EM SEU CORPO. DEVE TER PEQUENAS ALTERAÇÕES, OU AINDA EM TESTE COM O OSCILOSCÓPIO. TORQUE DE APERTO= 20 N
20
SENSOR DETONAÇÃO
21
DETALHES VIMOS QUE COM A SONDA É POSSÍVEL IDENTIFICAR QUANTIDADES ALTAS DE ÁLCOOL NO COMBUSTÍVEL, E AGORA VEREMOS QUE COM O SINAL DO SENSOR DE DETONAÇÃO É POSSÍVEL IDENTIFICARMOS ÍNDICES ALTOS DE GASOLINA NA MISTURA AR+COMBUSTÍVEL.
22
Aprendizado de Octano Limite Alto: Octano Álcool Aumenta Índice
Índice Baixo Aumenta Índice De Octano Calcula Índice de Detonação Índice Alto Diminui Índice de Octano Limite Baixo: Octano Gasolina
23
O MAPEAMENTO ENTÃO SABEMOS QUE É ATRAVÉS DOS SINAIS DESTES DOIS SENSORES QUE A ECU CONSEGUE MAPEAR E SUPOSTAMENTE, IDENTIFICAR QUAL É A PORCENTAGEM DE ÁLCOOL OU GASOLINA NO TANQUE DESTE VEÍCULO FLEX. E QUE ESTES CÁLCULOS SÃO PÓS QUEIMA.
24
COM BASE EM QUAIS SINAIS ?
PERGUNTA O CONTROLE DE AVANÇO DA IGNIÇÃO É FEITO COM BASE EM QUAIS SINAIS ?
25
RESPOSTA ATRAVÉS DOS SINAIS DE: .ROTAÇÃO .MAP .DETONAÇÃO
26
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 39 MULTEC-H AULA 08 CELTA FLEX Instrutor Scopino
27
AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO
E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.