A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Danielle Paiva Melo Profª.: Gilca Vilarinho Setembro/2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Danielle Paiva Melo Profª.: Gilca Vilarinho Setembro/2005."— Transcrição da apresentação:

1 UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Danielle Paiva Melo Profª.: Gilca Vilarinho Setembro/2005

2 Tema Principais Projetos sobre Informática Educacional no Brasil

3 EDUCOM O projeto EDUCOM, originou-se do 1º Seminário Nacional de Informática na Educação realizado na Universidade de Brasília (1981). Esse projeto sucumbiu devida ás dificuldades emergentes impostas pelos organismos governamentais em decorrência de transições governamentais. UFRJ, UNICAMP e UFRGS.

4 As contribuições do Projeto EDUCOM foram importantes e decisivas para a criação e o desenvolvimento de uma cultura nacional de uso de computadores na educação, especialmente voltada para realidade da escola pública brasileira. EDUCOM

5 FORMAR O Projeto FORMAR, implementado em 1987, foi criado por recomendação do Comitê Assessor de Informática e Educação do Ministério da Educação - CAIE/MEC. Formação de profissionais para atuarem nos diversos centros de informática educativa dos sistemas públicos de educação.

6 Os professores formados projetavam e implantavam, junto à sua Secretaria de Educação um CIEd – Centro de Informática Educativa, com apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação. Implantação de centros de informática educativa para atender as escolas de 1º e 2º graus, além de jornadas de trabalho para o estabelecimento da política educacional para a área, e concursos anuais de software. FORMAR

7 PRONINFE Implantado em outubro de 1989 pelo MEC e teve seu Regimento Interno aprovado em março de 1990. “Desenvolver a Informática Educativa no Brasil, através de projetos e atividades, apoiados em fundamentação pedagógica sólida, de modo a assegurar a unidade política, técnica e científica.

8 PLANIN (Plano Nacional de Informática e Automação, do Ministério de Ciência e Tecnologia). 44 centros de informática na educação implantados; mais de 10.000 profissionais preparados para trabalhar em informática educativa; 400 subcentros implantados; 400 laboratórios de informática educativa em escolas públicas. PRONINFE

9 PROINFO Em 1997, foi lançado o Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO. Melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem; proporcionar uma educação voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico.

10 As questões sobre o impacto da informática na educação e na sociedade foram suplantadas pelo questionamento de como fornecer condições mínimas de acesso à tecnologia às parcelas da população menos favorecidas economicamente. PROINFO

11 Bibliografia: Atlas.ucpel.tche.br.Disponível em http://www.geocities.yahoo.com.br/infeduc123. http://www.geocities.yahoo.com.br/infeduc123 Acesso em: 28/09/2005.

12 Um livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive. (Padre António Vieira) Procuremos acender uma vela em vez de amaldiçoar a escuridão. (Provérbio chinês)


Carregar ppt "UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Danielle Paiva Melo Profª.: Gilca Vilarinho Setembro/2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google