A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Raysa Ferreira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Raysa Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Raysa Ferreira
Artigo de Opinião Professora Raysa Ferreira

2 O que é um artigo de opinião?
Texto argumentativo que difunde opinião sobre um tema polêmico. Ele circula nos meios de comunicação em geral, como jornais, revistas e outros. Tem como estrutura básica uma ideia central (que resume o ponto de vista do autor) e sua fundamentação com base em argumentos, construídos a partir de verdades. Quanto à linguagem, o gênero exige a variedade padrão da língua. É fundamentado em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são fáceis de contestar.

3 Orientações Gerais: Use a 1ª pessoa do plural ou a 3ª do singular (é relevante ressaltar que é possível utilizar a 1ª pessoa do singular, contudo com algumas restrições); Tempo verbal predominantemente: presente do indicativo; Expressa o fato no momento em que se fala; Construa períodos curtos, com no máximo duas ou três linhas, evitando orações intercaladas ou ordem inversa desnecessária; Evite termos coloquiais, adjetivação desnecessária, gírias e afirmações extremas.

4 Estrutura TÍTULO: é utilizada uma frase que chame a atenção do leitor.
INTRODUÇÃO: apresentação da polêmica sobre o assunto somada ao ponto de vista do autor em relação a ela. DESENVOLVIMENTO: - 1º PARÁGRAFO: argumentação que sustente o seu ponto de vista. - 2º PARÁGRAFO: mostrar a opinião que opositores ao seu ponto de vista têm em relação à polêmica. - 3º PARÁGRAFO: contestar e criticar a opinião (possível) dos opositores. CONCLUSÃO: reafirmar o seu ponto de vista em relação à polêmica (conclusão por síntese).

5 A Necessidade das Diferenças De acordo com a Teoria da Evolução, criada pelo cientista inglês Charles Darwin, o que possibilita a formação do mundo como conhecemos hoje, foi à sobrevivência dos mais aptos ao ambiente. A seleção se baseia na escolha das características mais úteis e não nas diferenças. É do conhecimento geral que alguns governos totalitários promoveram e promovem genocídios por considerarem determinadas raças inferiores. Do meu ponto de vista, se no âmbito biológico, as variações são imprescindíveis à vida, no sociológico, não pode ser diferente. Uma vez todos iguais, seríamos atingidos pelos mesmos problemas, sem perspectivas de resolução, já que todas as ideias e problemas seriam semelhantes bem como todas as formas de ação para solucioná-los. Obviamente, nem todas as diferenças, são benéficas. Por exemplo, a diferença entre as classes sociais, como é hoje na sociedade brasileira, uma das mais acentuadas do mundo, não podem ser concebíveis. Para somar a diferença social, é importante uma distribuição de renda mais igualitária, aliada a oportunidade de trabalho, educação e saúde para todos. Mas há quem se baseia nestas diferenças, para excluir os menos favorecidos, há atos que entraram para a história, como exemplos de vergonha para a humanidade, basta lembrar-se do Holocausto imposto pelos nazistas aos judeus na Alemanha ou a matança dos curdos do Iraque promovido pelo ex-ditador daquele país. Dessa forma, devemos nos conscientizar, de que somos todos iguais em espécie, mas conviver com as diferenças, por difícil que pareça, nos enriquece como pessoas. Nossos esforços devem ser voltados contra discriminações vis, como racismos e perseguições religiosas, que apenas nos desqualificam como seres humanos.

6 Legenda Textual – Artigo de Opinião
Relato da polêmica Ponto de vista em relação à polêmica Argumentos que sustentam o ponto de vista: Argumentos dos opositores Conclusão

7


Carregar ppt "Professora Raysa Ferreira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google