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Composição Fotográfica
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O formato da fotografia é um retângulo: horizontal ou vertical
O formato da fotografia é um retângulo: horizontal ou vertical. Dentro da foto podemos ajustar a forma do tema. Existem três formas básicas: o círculo, o triângulo e o retângulo.
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Edward Weston Nu, 1936.
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1935
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Luiz Braga Rapaz e cão em Carananduba, 1990
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Todas as secundárias são deformações ou adições das formas primárias.
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Jean Dieuzaide Minha aventura com piche, 1958.
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Arnold Newman Igor Stravinsky, Nova York, 1946
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Edward Weston Pimentão, 1930.
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As formas possuem linhas curvas ou retas, verticais, horizontais ou diagonais. As sombras funcionam como linhas.
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A linha tem comprimento e posição (horizontal, vertical e diagonal), direção (move nossos olhos e nossa mente pelo espaço pictórico), cria formas, tem grande poder expressivo. Existem dois tipos de linha: a linha implícita (imaginária que conecta os objetos) e a linha explícita.
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Freeman Patterson
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Alexander Rodchenko Escadas, 1930.
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John Batho Deauville, 1977.
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Henri Cartier-Bresson França, 1932
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Walter Firmo
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A forma no espaço. O Espaço é um elemento da composiçãofotográfica. Quando escolhemos um único centro de interesse, podemos inserí-lo em uma quantidade enorme de lugares:no meio, do lado direito, do lado esquerdo, em cima, embaixo.
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Eder Chiodetto Haroldo de Campos, 1999.
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Haruo Ohara Londrina, Paraná, início da década de 50.
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Bruce Davidson Sem título, East 100th Street, 1966.
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Ao adicionar um segundo tema, o espaço entre os dois temas torna-se mais importante para o quadro. Ele ajuda a estabelecer a relação ou a falta de relação entre eles.
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Cornell Capa San Salvador, 1970
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Robert Doisneau Olhar oblíquo, Paris, 1948.
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Perspectiva Nos induz à ilusão de espaço tridimensional em uma superfície plana. Algumas fotos parecem pular de suas molduras e vir em nossas direções, outras parecem nos puxar para dentro.
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David Hum Estados Unidos, 1980
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Cristiano Mascaro São Paulo, 1983
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Contraste Pode se dar pelo tamanho, pela forma, pela cor, pela textura, pela direção ou pelo conteúdo.
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Paul Lowe Ruanda, 1995
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Eli Reed Tanzania, 1995
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Enquadramento
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Horst P. Horst Nova York, 1987 Close
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Plano Médio
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Plano Aberto
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Franco Fontana Paisagem, 1975.
Panorâmica
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LUZ Na fotografia em preto e branco é o contraste dos tons - os graus de intensidade da luz - que revela e define as formas, texturas, linhas e perspectiva.
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Contraste tonal tem a ver com a qualidade e a direção da luz
Contraste tonal tem a ver com a qualidade e a direção da luz. Qualidade: dureza ou suavidade.
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Luz e Textura O Fotógrafo não pode reproduzir a estrutura de uma superfície - granulosa, lisa áspera - ele pode tocar nosso senso tátil e nos fazer como se pudéssemos sentir a textura.
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Luz e Forma A luz cria forma estabelecendo áreas de tons que contrastam com as áreas contíguas ou arredores. O contra-luz produz um halo, uma margem de luz em torno dos objetos, delineando suas formas.
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