Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouClara Moniz Alterado mais de 10 anos atrás
1
Gestão da Informação e do Conhecimento no Poder Legislativo XXV Congresso da ABRASCAM V Encontro Nacional de Vereadores Julho/2010
2
Uma breve apresentação Centro de Documentação e Informação MISSÃO Gestão da Informação Preservação da Memória e do Patrimônio Cultural Disseminação da informação e do conhecimento legislativo
3
Estrutura Centro de Documentação e Informação Arquivo – 9km de documentos Biblioteca – 180 mil volumes Pesquisa e Informação – 20 mil/ano Edições Câmara – 80 títulos/ano Informações Legislativas Preservação de Bens Culturais Escritório de projetos e processos
4
Papel na Gestão Estratégica Centro de Documentação e Informação Gerência do Programa de Gestão da Informação e do Conhecimento Participação ativa em 7 projetos estratégicos corporativos
5
Agenda 1.Conceitos 2.Gestão da Informação e do Conhecimento no Legislativo? 3.A experiência da Câmara dos Deputados 4.Lições aprendidas
6
1. Conceitos Informação Ciclo de vida da informação Gestão da Informação Conhecimento Gestão do Conhecimento
7
Informação Conjunto de dados, que possui um significado em determinado contexto, e que pode ser compartilhado.
8
Informação Dado: bits, caracteres, fonemas, números 10011110000111000 M |1| F |0| - informação: significado, contexto, compartilhamento Documento: informação registrada
9
Ciclo vital da informação Criação Disseminação Recuperação Armazenamento Destinação Tratamento Captura Preservação Uso
10
Gestão da Informação Conjunto de processos, práticas e ferramentas que gerenciam o ciclo de vida da informação em uma organização.
11
Conhecimento Conjunto de informações, incorporado por uma pessoa ou organização, que a permite apreender, processar e elaborar hipóteses sobre novas informações recebidas.
12
Conhecimento Explícito – formalizado e documentado Tácito – subjetivo, inerente às habilidades e atitudes de uma pessoa, de uma equipe ou de processos de trabalho.
13
Gestão do Conhecimento Conjunto de processos sistematizados, articulados e intencionais, capazes de assegurar a habilidade de criar, coletar, organizar, transferir e compartilhar conhecimentos estratégicos que podem servir para a tomada de decisões, para a gestão de políticas públicas e para inclusão do cidadão como produtor de conhecimento coletivo. (Comitê de Gestão do Conhecimento – E-Gov Brasil)
14
Gestão do Conhecimento Conjunto de estratégias e práticas usadas em uma organização para identificar, criar, representar, distribuir e permitir a incorporação de conhecimento, quer existente em pessoas, quer impregnado em processos organizacionais. (Wikipedia)
15
Gestão do conhecimento PESSOAS TECNOLOGIAINFORMAÇÃO Processos de trabalho Conhecimento Explícito Conhecimento Tácito
16
Agenda 1.Conceitos 2.Gestão da Informação e do Conhecimento no Legislativo? 3.A experiência da Câmara dos Deputados 4.Lições aprendidas
17
Por que fazer GIC? Para que existem as Câmaras Municipais? Missão Institucional
18
Por que fazer GIC? Informação Conhecimento Processo Legislativo Ação Fiscalizadora Atuação Parlamentar Informação Conhecimento InsumosMissãoProdutos Legislativos reprocessam informação e conhecimento
19
Por que fazer GIC? ANTES: I e C: insumos Silos de informação Instituição sem memória Instituição caixa preta Muito retrabalho Sem instrumentos de gestão DEPOIS: I e C: ativos Informação corporativa História preservada Transparência Cooperação e inovação Indicadores/métricas
20
Agenda 1.Conceitos 2.Gestão da Informação e do Conhecimento no Legislativo? 3.A experiência da Câmara dos Deputados 4.Lições aprendidas
21
Antecedentes Até 971997-2007Após 2007 Gestão documental Baixa recuperação Baixa disseminação Novos conteúdos Informatização Internet GC: iniciativas isoladas Gestão Estratégica -Processos -Projetos -Competências
22
Diagnóstico TI cresceu – gestão da informação estagnou. Muitos conteúdos (áudio, vídeo, digitais) sem gestão. Sistemas isolados – informações redundantes e com problemas Má gestão da informação atrapalha gestão do conhecimento.
23
Diagnóstico TI cresceu – gestão da informação estagnou. Muitos conteúdos (áudio, vídeo, digitais) sem gestão. Sistemas isolados – informações redundantes e com problemas Sem gestão da informação não há gestão do conhecimento.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.