A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(ameaças e oportunidades)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(ameaças e oportunidades)"— Transcrição da apresentação:

1 (ameaças e oportunidades)
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ANÁLISE DE AMBIENTES (ameaças e oportunidades)

2 ANÁLISE DO AMBIENTE ANÁLISE DO AMBIENTE
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ANÁLISE DO AMBIENTE ANÁLISE DO AMBIENTE ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA

3 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
AMEAÇAS ANÁLISE DE AMBIENTES OPORTUNI- DADES

4 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ANÁLISE DO AMBIENTE Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, se torna maior a necessidade de analisá-lo. Para facilitar a análise, podemos dividi-la em diversas maneiras, chamadas de componentes, conforme abaixo: RAMO DE NEGÓCIOS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS AÇÕES E CONTROLE DO GOVERNO CONJUNTURA ECONÔMICA TENDÊNCIAS SOCIAIS

5 FORÇAS COMPETITIVAS RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA FORÇAS COMPETITIVAS AMEAÇAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS SUBSTITUTOS PODER DE BARGANHAS DOS COMPRADORES RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES AMEAÇAS DA ENTRADA DE NOVOS COMPETIDORES

6 (pontos fortes e fracos)
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ANÁLISE INTERNA (pontos fortes e fracos)

7 ANÁLISE INTERNA ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ANÁLISE INTERNA ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA ANÁLISE DE PONTOS FORTES E FRACOS

8 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
FORTES ANÁLISE INTERNA FRACOS

9 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ANÁLISE INTERNA A análise dos pontos fortes e fracos em uma organização anda em paralelo com a análise de ambiente (externo) e pode ser avaliado através de análise FUNCIONAIS e BENCHMARKING.

10 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ANÁLISE INTERNA FUNCIONAIS A análise ocorrerá através de avaliação de desempenho, segmentando as áreas funcionais da organização, focando ESPECIFICAMENTE os pontos fracos de cada uma delas.

11 ÁREAS FUNCIONAIS ANÁLISE INTERNA (PONTOS FRACOS) PRODUÇÃO-OPERAÇÕES
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ANÁLISE INTERNA (PONTOS FRACOS) ÁREAS FUNCIONAIS PRODUÇÃO-OPERAÇÕES * Arranjo físico, sequência das operações, métodos de trabalho. * Idade e limpeza das máquinas, equipamentos e instalações. * Flexibilidade dos recursos produtivos. MARKETING E VENDAS * Capacidade de entender o mercado, conhecimento de técnicas de pesquisas e marketing, experiência com o mercado. * Desempenho no lançamento de produtos. RECURSOS HUMANOS * Existência de um departamento de recursos humanos. * Políticas de administração de recursos humanos. FINANÇAS * Fluxo de caixa. * Liquidez. * Solvência. * Retorno sobre investimento.

12 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ANÁLISE INTERNA BENCHMARKING Compara o desempenho de outra organização. Busca melhores praticas de administração. Identificar e ganhar vantagens competitiva.

13 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS

14 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS ANÁLISE DO AMBIENTE ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS ANÁLISE DE PONTOS FORTES E FRACOS

15 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS Elaboração do plano estratégico é consequência de análise. Define, a relação pretendida da organização com seu ambiente, considerando suas competências e recursos. Principais componentes que podem integrar um plano estratégico são: negócio, objetivos, vantagens competitivas e alocação de recursos.

16 NEGÓCIO / MISSÃO DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS NEGÓCIO / MISSÃO Análise da Situação Estratégica, estuda a história dos produtos e serviços. Plano Estratégico define quais os produtos e serviços a organização pretende fornecer, para quais mercados e clientes.

17 NEGÓCIO / MISSÃO DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS NEGÓCIO / MISSÃO Moderno pensamento estratégico trabalha o com Missão a Negócio . A administração contemporânea dá grande ênfase às partes interessadas (stakeholders), que devem ser incorporadas na missão.

18 NEGÓCIO / MISSÃO DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS NEGÓCIO / MISSÃO Com a visão contemporânea a organização empresarial não apenas maximiza os lucros dos acionistas, mais cria valor a para todas as partes interessadas. Partes interessadas: acionistas, empregados, clientes, comunidades, instituições sociais e governamentais, fornecedores e até mesmo os concorrentes.

19 NEGÓCIO / MISSÃO DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS NEGÓCIO / MISSÃO A missão organizacional pode perdurar por um bom tempo, porém as mudanças constantes no ambiente, forçam a redefinição da missão. Empresas de petróleo, missão, extração refino e distribuição de óleo; após uma crise do petróleo nos anos 70, tornaram-se, empresas de energias, envolvendo-se nos ramos de carvão, energia solar, nuclear e outras formas de energia. (Shell, Mobil e Exxon).

20 NEGÓCIO / MISSÃO DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS NEGÓCIO / MISSÃO A empresa SKF (sueca) missão, produção de rolamentos; após a crise no setor, descobriu que a sua especialidade básica era tratamento em superfícies, sendo assim a SKF, ingressou em outros ramos e explorou novas oportunidades no negócio de tratamento de superfícies.

21 NEGÓCIO / MISSÃO DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS NEGÓCIO / MISSÃO Outro componente importante da definição da missão é a “VOCAÇÃO”. Compreende as áreas que a organização tem facilidade para atuar, por sua vez, é o reflexo de suas competências e recursos. Países do Oriente Médio, vocação produção de petróleo. A vocação de algumas regiões para o turismo é um outro exemplo.

22 OBJETIVOS DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS OBJETIVOS Objetivos são os resultados que a organização deseja realizar. Algumas empresas em seus planejamentos estratégicos, partem deste ponto para após pensar em estratégias, não se preocupando em explicitar sua missão.

23 OBJETIVOS DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS OBJETIVOS Objetivos podem ser enunciados como alvos muitos precisos ou intenções, focalizam qualquer indicador de desempenho que sirva para medir o desempenho. participação no mercado; retorno sobre investimentos; satisfação do cliente, etc.

24 OBJETIVOS DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS Exemplos de objetivos:
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS OBJETIVOS Exemplos de objetivos: manter posição de liderança entre as empresas da indústria automobilística no Brasil (Volkswagen, General Motors, Ford e Fiat vivem brigando por causa disso). tornar-se uma empresa líder no mercado de material esportivo e não apenas de calçados esportivos.

25 VANTAGENS COMPETITIVAS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS VANTAGENS COMPETITIVAS Um plano estratégico deve esclarecer as bases em que a organização pretende diferenciar-se de seus concorrentes. Não existe ramo de atividade que não tenha alguma espécie de concorrência, empresas concorrem pela preferência dos consumidores, a religião pela atenção dos fieis, governos estaduais pela instalação de empresas, etc.

26 VANTAGENS COMPETITIVAS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS VANTAGENS COMPETITIVAS Exemplo: Quando a empresa aérea Gol surgiu na praça, não passava de uma promessa. Em menos de dois anos, já era um colosso. No terceiro ano de operação, abril o capital na bolsa de Nova York. As gigantes Varig e TAM viram a sua fatia de mercado encolher e foram obrigadas a disputar espaço nos termos do novo adversário, ou seja, reduziram a tarifa (Exame, ano XXXVIII, n° 23, edição 831, p.91, 24 nov. 2004).

27 ALOCAÇÃO DE RECURSOS DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS ALOCAÇÃO DE RECURSOS Representa a transição do planejamento para a implementação da estratégia. As ênfases no uso dos recursos estabelecem os valores e os ativos estratégicos da organização. Os valores, com frequência, transformam-se em lemas ou palavras de ordem que são incorporados à imagem da organização por meio de propaganda.

28 ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS

29 ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS ANÁLISE DO AMBIENTE ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERCIONAIS ANÁLISE DE PONTOS FORTES E FRACOS

30 ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS Os planos estratégicos são respostas aos desafios e ás oportunidades do ambiente e dos sistemas internos. A forma de atuar no mercado e competir, definida no plano estratégico, varia de uma organização para outra. Ansoff, Porter, Miles/Snow e Certo, apresentam as principais estratégias dentro de suas visões organizacionais.

31 ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS AUTOR ESTRATÉGIAS SIGNIFICADO ANSOFF Penetração no mercado Exploração de produtos tradicionais em mercados tradicionais Desenvolvimento de mercado Produtos tradicionais em novos mercados Desenvolvimento de produto Produtos novos em mercados tradicionais Diversificação Novos produtos em novos mercados

32 ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS AUTOR ESTRATÉGIAS SIGNIFICADO PORTER Diferenciação Identidade forte do produto Liderança do custo Baixo custo e baixo preço do produto Foco Atuação em nichos de mercado

33 ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS AUTOR ESTRATÉGIAS SIGNIFICADO MILES e SNOW Defesa Permanência no mesmo mercado Prospecção Busca de novas oportunidades Análise Atuação em dois tipos de mercado Reação Incapacidade de fazer ajustes

34 ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS AUTOR ESTRATÉGIAS SIGNIFICADO CERTO Estabilidade Permanência no mesmo mercado Crescimento Busca de novas oportunidades Redução de despesas Eliminação de desperdícios

35 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ANÁLISE RÁPIDA

36 ESTRATÉGIA “Seleção dos meios para realizar objetivos”.
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ANÁLISE RÁPIDA ESTRATÉGIA “Seleção dos meios para realizar objetivos”. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO “Processo de elaborar a estratégia, observando a relação pretendida da organização com seu ambiente”. ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA “Compreende o planejamento, a implementação e a avaliação da estratégia”.

37 “Processo sistemático de sequência de análise e decisões”.
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ANÁLISE RÁPIDA PROCESSO ESTRATÉGICO “Processo sistemático de sequência de análise e decisões”. ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA ANÁLISE DO AMBIENTE ANÁLISE DE PONTOS FORTES E FRACOS DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERCIONAIS EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO

38 Principais Estratégias da Organização
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ANÁLISE RÁPIDA Principais Estratégias da Organização - Penetração no mercado – produtos e mercados tradicionais. - Desenvolvimento de mercado – produtos tradicionais e mercados novos. - Desenvolvimento de produto – produtos novos e mercados tradicionais. - Diversificação – produtos e mercados novos.

39 Principais Estratégias da Organização
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ANÁLISE RÁPIDA Principais Estratégias da Organização - Diferenciação – identidade forte do produto. - Liderança do custo – baixo custo e baixo preço do produto. - Foco – atuação em nichos de mercado. - Defesa / Estabilidade – permanência no mesmo mercado.

40 Principais Estratégias da Organização
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ANÁLISE RÁPIDA Principais Estratégias da Organização - Prospecção / Crescimento – busca de novas oportunidades. - Análise – atuação em dois tipos de mercado. - Reação – Incapacidade de fazer ajustes. - Redução de despesas – eliminação de desperdícios.

41 IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA

42 IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PROJETOS ÁREAS FUNCIONAIS

43 POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS

44 POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS - Decisões programadas que orientam outras decisões no dia a dia da administração. POLÍTICAS - Coordena pessoas, atividades e decisões dentro da organização, para que as estratégias possam ser realizadas.

45 POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS - Focalizam o comportamento das áreas funcionais e as relações da organização com seus funcionários, clientes, competidores ou qualquer aspecto de sua atuação. POLÍTICAS - Ex. 1: Políticas de recursos humanos : desenvolver executivos internamente em vez de recrutá-los no mercado.

46 POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS - Ex. 2: Política de promoção e de relações com a concorrência: promover os produtos da empresa e evitar a menção aos produtos da concorrente . POLÍTICAS - Ex. 3: Política de relações com clientes: analisar e investigar toda e qualquer reclamação feita por clientes.

47 POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS - Ao lado das políticas e dos planos funcionais são instrumentos para implementação da estratégias. PLANOS OPERACIO-NAIS - Cronogramas, decisões, orçamentos, normas e procedimentos corporativos e funcionais, são reflexos de decisões sobre o futuro, que procuram colocar em prática as estratégias explícitas e implícitas.

48 PROJETOS IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS PROJETOS

49 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
PROJETOS - Atividades temporárias com começo, meios e fim programados, que têm como objetivo fornecer um produto singular. O resultado de um projeto pode ser: a) produto físico (fábrica). b) um conceito (novo SI). c) um evento (jogos olímpicos) PROJETOS

50 PROJETOS IMPLEMENTAÇÃO DA ESTARTÉGIA POR ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA PROJETOS IMPLEMENTAÇÃO DA ESTARTÉGIA POR ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS DEPENDE DA NATUREZA DAS ATIVIDADES DA REALIZADAS PELA ORGANIZAÇÃO

51 PROJETOS ATIVIDADES DAS ORGANIZAÇÕES (ARCHIBALD) OPERAÇÕES CONTÍNUAS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA PROJETOS ATIVIDADES DAS ORGANIZAÇÕES (ARCHIBALD) OPERAÇÕES CONTÍNUAS PROJETOS Comércio Indústria Bancos, etc Construção Civil Consultoria Serviços sob encomendas, etc

52 PROJETOS OPERAÇÕES CONTÍNUAS PROJETOS
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA PROJETOS OPERAÇÕES CONTÍNUAS PROJETOS Fornecimento de bens e serviços de forma contínua Realização de projetos patrocinados por clientes externos Significa escolher os projetos que possibilitam crescer, desenvolver novos produtos e negócios Significa escolher os tipos e dimensões dos produtos e fontes de recursos necessários para realizá-los

53 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
PROJETOS SEJA QUAL FOR O TIPO DE ORGANIZAÇÃO, OS PROJETOS SEMPRE SÃO VEÍCULOS PARA POSSIBILITAR O CRESCIMENTO OU SIMPLES MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES NORMAIS.

54 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PROJETOS

55 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL - Alfred Chandler popularizou que “A ESTRUTURA SEGUE A ESTRATÉGIA”. - A estrutura permanente, desenhada no organograma, demonstrando suas unidades de negócios e áreas funcionais, é o retrato da estratégia explicita ou implícita. - O organograma mostra as áreas em que a empresa está atuando e as formas de lidar com os mercados e os clientes.

56 ÁREAS FUNCIONAIS IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ÁREAS FUNCIONAIS PROJETOS

57 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ÁREAS FUNCIONAIS CURSOS DE AÇÕES PALNEJADOS, SÃO EXECUTADOS PELAS ÁREAS FUNCIONAIS Marketing Tecnologia Operações Recursos Humanos

58 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ÁREAS FUNCIONAIS CURSOS DE AÇÕES PALNEJADOS, SÃO EXECUTADOS PELAS ÁREAS FUNCIONAIS Marketing Tecnologia Operações Recursos Humanos

59 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ÁREAS FUNCIONAIS - Essência de um plano estratégico pelo qual se define os produtos e mercados. - Decisões sobre quais negócios explorar, quais clientes e mercados atender, que produto lançar, a que preço vender e outras. Marketing - Pesquisa informações sobre ameaças e oportunidades, que se originam da concorrência, de clientes, fornecedores e outros componentes do ambiente.

60 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ÁREAS FUNCIONAIS - Tarefa de identificar o cliente e caracterizá-lo em termos de : interesse. localização. idade renda outras variáveis. Marketing - Traduz a estratégia global da organização em uma estratégia de marketing. - A base é o conceito de Marketing.

61 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ÁREAS FUNCIONAIS - Aplicação do conhecimento para resolver problemas. Conhecimento de como transformar areia, petróleo e metais em computadores é um exemplo. Tecnologia - Essa área pode ser chamada de P&D, engenharia, desenvolvimento tecnológico, ou outras designações semelhantes.

62 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ÁREAS FUNCIONAIS - Desempenha atividades como:. a) Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, matérias-primas e processos. Tecnologia b) Aprimoramento de produtos e processos existentes. c) Desenvolvimento de especificações para encomendas de clientes.

63 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ÁREAS FUNCIONAIS d) Construção e teste de protótipos. e) Identificação e catalogação de componentes. Tecnologia f) Compilação e avaliação de ideias de novos produtos. g) Acompanhamento e avaliação de produtos da concorrência.

64 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ÁREAS FUNCIONAIS Para implementar a estratégia corporativa o desafio da área de tecnologia é transformar conhecimento em produtos e serviços. Tecnologia Só é possível atingir os objetivos em virtude das informações fornecidas pela área de Marketing.

65 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ÁREAS FUNCIONAIS O Papel desta área é crucial para implementação de qualquer estratégia, especialmente aquelas que focam: exploração de novas oportunidades diversificação de produtos Manutenção de uma posição de liderança na inovação dos produtos e serviços Tecnologia

66 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ÁREAS FUNCIONAIS Sistema que garante o fornecimento de produtos e serviços definidos pela Função de Marketing. Operações Tem como função de transformar suprimentos em bens ou serviços e os entrega onde são necessários.

67 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ÁREAS FUNCIONAIS Implementa a estratégia corporativa dando resposta a perguntas como: 1) Em que consiste exatamente o produto e serviço? Em se tratando de um produto, como é montado? De que componentes é feito? Quem os fornece? Em e tratando de serviço, como é executado? Operações

68 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ÁREAS FUNCIONAIS 2) Qual sistema de produção: massa, processo ou encomenda? 3) Qual o volume de operações? Ou: que quantidade de bens ou serviços devem ser fornecidos? Operações 4) Que instalações e equipamentos são necessários para fornecer o produto ou serviço? Qual é o esquema de manutenção?

69 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ÁREAS FUNCIONAIS 5) Onde deve ser entregue o produto ou serviço? Qual o esquema de transporte? Operações A administração da função operações envolve outras áreas funcionais como: compras, distribuição, gestão de qualidade, recursos humanos e outras.

70 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ÁREAS FUNCIONAIS A realização de planos requer o emprego de pessoas, sendo assim, o RH desenvolve pelo menos as funções básicas de seleção, recrutamento, treinamento recompensa de novos funcionários. Recursos Humanos Além de competir pelos clientes, as organizações competem também pela mão de obra. Essa competição provoca efeito de criar tendências para gestão de pessoas

71 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ÁREAS FUNCIONAIS No limiar do século XXI, algumas tendências que definem a gestão de pessoas são: a) Remuneração de acordo com o desempenho, com participação nos resultados da empresa. Recursos Humanos b) Preparação de sucessores para os ocupantes de cargos gerenciais, com planos de carreiras e de desenvolvimento individual.

72 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
ÁREAS FUNCIONAIS c) Administração flexível de benefícios, com possibilidade de o funcionário escolher os que mais interessam (cesta de remuneração). Recursos Humanos d) Programas de trainees técnicos e gerenciais. e) Descentralização da função de recursos humanos, com alocação de especialistas para trabalhar junto com os executivos e os funcionários das áreas funcionais.


Carregar ppt "(ameaças e oportunidades)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google