Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouÁgatha Bento Alterado mais de 10 anos atrás
1
Alex Sandro Souza de Oliveira BOA NOITE 19/02/2010
2
NAS EMPRESAS CONTEÚDO
3
TÓPICOS A SEREM ABORDADOS FOCO NO COLABORADOR MEMÓRIA ORGANIZACIONAL PROGRAMAS E SISTEMAS TECNOLOGIA X CONHECIMENTO ATIVIDADE AVALIATIVA
4
INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO O atual ambiente de negócios e de gestão sofre influências de alguns fatores que são decorrentes das inovações sociais, econômicas, políticas, institucionais, organizacionais e tecnológicas.
5
INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Assim, a geração e disseminação da informação e do conhecimento passam a desempenhar um papel estratégico nas organizações.
6
INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO O que caracteriza a atual revolução tecnológica não é a centralidade de conhecimentos e informações, e sim um ciclo de realimentação cumulativo entre inovação e seu uso.
7
INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Colaborador Flexibilidade e da adaptabilidade passam a ser condições indispensáveis.
8
PARADIGMAPARADIGMA Globalização Traz a necessidade de as organizações serem cada vez mais competitivas. COMO? - Utilização intensiva de novas tecnologias de produto e processos. - Busca incessante da inovação e necessidade de um convívio mais adequado com a informação e o conhecimento.
9
CONSULTOR DE EMPRESAS: Waldez Ludwig QUEBRA DE PARADIGMAS
10
GESTÃO DO CONHECIMENTO
11
PERSONAGEMPERSONAGEM Executivo sênior encarregado do programa de gestão de conhecimento da organização Executivo-chefe do conhecimento (CKO)
12
CONHECIMENTOCONHECIMENTO Representável - Bases (e armazéns) de dados - Documentação (manuais, relatórios, paginas web)
13
CONHECIMENTOCONHECIMENTO de difícil aquisição e representação - Experiências profissionais (adquirido através da experiência de trabalho) - Motivações pessoais / grupos de trabalho
14
ATIVIDADE AVALIATIVA Quais as dificuldades encontradas pelos colaboradores para compartilhar e difundir suas idéias dentro da empresa?
15
MEMÓRIA ORGANIZACIONAL A maioria dos RHs perde muito do seu tempo a procurar a informação que necessita.
16
MEMÓRIA ORGANIZACIONAL O saber fazer essencial está apenas disponível na mente de algumas pessoas
17
MEMÓRIA ORGANIZACIONAL Informação valiosa está dissimulada em imensos conjuntos de dados e documentos
18
MEMÓRIA ORGANIZACIONAL Erros dispendiosos são repetidos devido à não consideração de experiências anteriores.
19
MEMÓRIA ORGANIZACIONAL Evitar a perda de capital intelectual quando um especialista deixa a empresa
20
MEMÓRIA ORGANIZACIONAL Explorar e reutilizar a experiência adquirida nos projetos passados para evitar a repetição de erros
21
MEMÓRIA ORGANIZACIONAL Melhorar a circulação e comunicação da informação na organização
22
MEMÓRIA ORGANIZACIONAL Integrar o saber fazer de diferentes partes da organização
23
MEMÓRIA ORGANIZACIONAL Melhorar o processo de aprendizagem individual e organizacional
24
PROGRAMAS E SISTEMAS
25
TECNOLOGIA E CONHECIMENTO Ferramentas de tecnologia da informação intranet, groupware, banco de dados, ferramentas de busca etc.
26
TECNOLOGIA E CONHECIMENTO Usadas para capturar e estocar conhecimento dos trabalhadores e torná-lo acessível para outros.
27
PROGRAMAS E SISTEMAS
28
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Alex Sandro Souza de Oliveira alex@doublecm.com.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.