A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
MÓDULO 3 Prof. Dr. Carlos Alberto Rodrigues da Silva

2 Análise sobre o panorama social e o exercício da cidadania
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Análise sobre o panorama social e o exercício da cidadania

3 Cidadania Deveres e direitos: Ecológicos; Gênero; Étnicos e outros;
Liberdade de expressão; Respeito à individualidade e às identidades específicas; Justiça social; Participação na esfera pública; Bioética;

4 Cidadão “Ser cidadão é ter direito de ver-se protegido legalmente, de locomover-se, de interferir na dinâmica política, de votar e ser votado, de expressar-se. É também ter o direito de morar numa casa digna, de comer bem, de poder estudar e trabalhar. É, por fim, ter o direito de participar, com igualdade, na produção, na gestão e na fruição dos bens econômicos e culturais”. Peruzzo (1999)

5 Vida em Grupo “Formada não na base de regras e regulamentos explícitos, mas em função de uma série de hábitos éticos e obrigações morais recíprocas compartilhados por todos os membros da comunidade”. Fukuyama (1996)

6 Atuação socialmente responsável
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Atuação socialmente responsável

7 Responsabilidade Social - Conceitos
“Responsabilidade social significa algo, mas nem sempre a mesma coisa, para todos. Para alguns, ela representa a idéia de responsabilidade ou obrigação legal; para outros, significa um comportamento responsável no sentido ético; para outros, ainda, o significado transmitido é o de responsável por, num modo causal. Muitos, simplesmente, equiparam-na a uma contribuição caridosa; outros tomam-na pelo sentido de socialmente consciente". Votaw

8 Responsabilidade Social - Conceitos
“Responsabilidade social pode ser também o compromisso que a empresa tem com o desenvolvimento, bem-estar e melhoramento da qualidade de vida dos empregados, suas famílias e comunidade em geral". Jaramillo e Ángel

9 Responsabilidade Social - Histórico
1970 2000 Amplitude de Visão e mudança Acionistas Visão Clássica Comunidade Visão mais divulgada Empregados Natureza Visão menos divulgada Governo Rede de fornecedores Consumidores/compradores Todos os atuais e futuros interessados – sociedade sustentável

10 Vetores da Responsabilidade Social
Satisfação de clientes e consumidores. V7 Sinergia com parceiros. Apoio ao desenvolvimento da comunidade. V6 V1 Vetores da Responsabilidade Social Retorno aos acionistas. Preservação ambiental. V5 V2 Comunicações transparentes. Bem estar dos funcionários, dependentes e um ambiente de trabalho agradável. V4 V3 Adaptado de Ashley (2002)

11 Atuação socialmente responsável nas Empresas
Segundo pesquisa do IPEA 2001: 462 mil (59%) empresas brasileiras realizam, voluntariamente, algum tipo de ação social para a comunidade; Destas, 2/3 afirmam que a prática é habitual; Essas 462 mil empresas aplicaram, em 2000, aproximadamente R$ 4,7 bilhões em ações sociais; 39% destas empresas declaram que pretendem ampliar sua atuação no futuro próximo;

12

13 Responsabilidade Social - Abordagens Efetivação de Direitos
Necessidade Efetivação de Direitos Assistencialismo Sustentabilidade Compensação Autonomia Respeito Ajuda

14 Responsabilidade Social - Prática
A Gessy Lever, em parceria com o governo do Estado do Paraná, montou o Centro Rexona de Excelência no Vôlei, com um investimento da ordem de R$ 4 milhões por ano. Os dois lados ganham: o comercial e o social. De um lado, a empresa proporciona à marca Rexona uma imagem inovadora, jovem e moderna, condizente com seu público-alvo; de outro, investe no social, proporcionando assistência social e esportiva a milhares de crianças, e contribui para desenvolver talentos para o vôlei. Melo Neto e Froes (1999)

15 Responsabilidade Social – Desafios
Avaliação de desempenho: Aspectos ambientais - responsabilidade ambiental; Econômicos - responsabilidade societária, financeira, comercial e fiscal; Sociais - ação social da empresa e responsabilidade trabalhista/previdenciária; Responsabilidade social: A empresa não é o centro e origem da responsabilidade social; Transparência organizacional: Governança corporativa

16 Responsabilidade Social – Governo
Pontos principais de atuação: Fiscalização mais intensa; Legislação mais rigorosa; Incentivos fiscais; Programas assistenciais; Políticas públicas;

17 Os 10 mandamentos da Responsabilidade Social
Antes de implantar um projeto social  pergunte para umas vinte entidades do Terceiro Setor para saber o que elas realmente  precisam; O que as entidades precisam normalmente não é o que sua empresa faz, nem o que a sua empresa quer fazer; Toda empresa que assumir uma responsabilidade será mais dia menos dia responsabilizada; Assumir uma responsabilidade social é coisa séria. Creches não mandam embora órfãos porque a diretoria mudou de idéia; Todo o dinheiro gasto em anúncios tipo “Minha Empresa É Mais Responsável do que o Concorrente", poderia ser gasto duplicando as doações de sua empresa;

18 Os 10 mandamentos da Responsabilidade Social
Entidades têm no social seu “core business”, dedicam 100% do seu tempo, 100% do seu orçamento para o social. Sua empresa pretende ter o mesmo nível de dedicação? O consumidor não é bobo; Antes de querer criar um Instituto com o nome da sua empresa ou da sua marca favorita, lembre-se que a maioria dos problemas sociais é impalatável; Evite usar critérios empresariais ao escolher seus projetos sociais, como "retorno sobre investimento" ou "ensinar a pescar". Esta área é regida por critérios humanitários, não científicos ou econômicos; A responsabilidade social é no final das contas, sempre do indivíduo, do voluntário, do funcionário, do dono, do acionista, do cliente,  porque requer amor, afeto e compaixão;

19 Responsabilidade Social – ONGs


Carregar ppt "ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google