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GERALDO AGUIAR DE BRITO VIANNA Presidente da NTC & Logística
CONFIGURANDO O APAGÃO LOGÍSTICO PORQUE O APAGÃO PODE SER INEVITÁVEL BRASÍLIA , 13 DE ABRIL DE 2004 GERALDO AGUIAR DE BRITO VIANNA Presidente da NTC & Logística
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SUMÁRIO RÁPIDO PERFIL DO TRC INFRA-ESTRUTURA INSUFICIENTE
MAU ESTADO DAS RODOVIAS MAU ESTADO DAS FERROVIAS MATRIZ IRRACIONAL DE TRANSPORTES BAIXA PRODUTIVIDADE FROTA OBSOLETA COMPARAÇÃO COM EUA E EUROPA CENÁRIOS DE CRESCIMENTO
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RÁPIDO PERFIL DO TRC PARTICIPAÇÃO NO PIB (%) PAS -200018 1,6
FATURAMENTO DO SETOR DE TRANSPORTES (R$ BILHÕES) – PAS-2000 74,7 FATURAMENTO DO TRC (R$ BILHÕES) – PAS 2000 21,4 EMPRESAS TRANSPORTADORAS COM + DE 5 FUNCIONÁRIOS (PAS-2000) 9.589 GRANDES (MAIS DE R$ 100 (MILHÕES / ANO) (MAIORES DO TRANSPORTE) 10 TRANSPORTADORES AUTÔNOMOS (TRUKS) 402 mil FROTA TOTAL DE CAMINHÕES (GEIPOT) 1,8 milhão
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RÁPIDO PERFIL DO TRC ÍNDICE DE INVESTIMENTO EM INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES BAIXO E DECLINANTE DÉCADA DE 70%: 1,8% DO PIB 2003: 0,1% DO PIB FONTE: UFRJ
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FONTE: OCB – ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS
INFRA-ESTRUTURA INSUFICIENTE PRODUÇÃO AGRÍCOLA CRESCEU 50% ENTRE AS SAFRAS DE 1998/99 E 2002/2003 NESTE MESMO PERÍODO, A CAPACIDADE DE ARMAZENAGEM CRESCEU APENAS 5,7% DÉFICIT ATUAL DE CAPACIDADE DE ARMAZENAGEM 35 MILHÕES DE TONELADAS FONTE: OCB – ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS
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BRASIL X OUTROS PAÍSES (EM MIL)
INFRA-ESTRUTURA INSUFICIENTE BRASIL X OUTROS PAÍSES (EM MIL)
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INFRA-ESTRUTURA INSUFICIENTE
FERROVIAS HÁ 80 ANOS, O BRASIL TINHA 30 MIL KM DE FERROVIAS. HOJE, A MALHA É DE KM (PRATICAMENTE A MESMA). A VELOCIDADE MÉDIA DOS TRENS NOS EUA É DE 80 KM/H. NO BRASIL É EM MÉDIA DE 25 KM/H.
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INFRA-ESTRUTURA INSUFICIENTE
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(TAXA DE CRESCIMENTO DE 1,38% AO ANO)
INFRA-ESTRUTURA INSUFICIENTE RODOVIAS A MALHA PAVIMENTADA, QUE ERA DE 139 MIL KM EM 1.990, CRESCEU PARA 165 MIL KM EM 2.000 (TAXA DE CRESCIMENTO DE 1,38% AO ANO) REPRESENTA APENAS 10% DA MALHA TOTAL
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INFRA-ESTRUTURA INSUFICIENTE HIDROVIAS
NA EUROPA OCIDENTAL , DO TOTAL DE KM DE VIAS NAVEGÁVEIS,HOJE EXISTENTES, KM CORRESPONDEM A CANAIS ARTIFICIAIS, QUE RESPONDEM POR 11% DA DEMANDA DE TRANSPORTE DE CARGA Europa ton/ano km EUA ton/ano km BRASIL ton/ano km
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HIDROVIA FRANÇA
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MATRIZ DE TRANSPORTES IRRACIONAL
DADOS BRASIL EUA Rodovias 60,49% 28 % Ferrovias 20,86% 38 % Hidrovias 13,86% 16 % Oleodutos 4,46% 17,8 % Aéreo 0,33% 0,2 %
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A ÁREA DO CÍRCULO REPRESENTA A UTILIZAÇÃO DO MODAL AQUAVIÁRIO
DISTRIBUIÇÃO MODAL BRASIL X OUTROS PAÍSES A ÁREA DO CÍRCULO REPRESENTA A UTILIZAÇÃO DO MODAL AQUAVIÁRIO EUA Hungria Alemanha Brasil França Bélgica Dinamarca China Rússia Canadá 80 70 60 % Rodoviário 50 40 30 20 10 10 20 30 40 50 60 70 80 % Ferroviário FONTE : COPPED
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MAU ESTADO DAS RODOVIAS
Rodoviária Pesquisa CNT Fonte: - 100,00 47.645 Total 100,0 4,0 1.894 Ótimo 96,1 13,3 6.313 Bom 82,8 41,0 19.515 Deficiente 41,8 25,0 11.919 Ruim 16,8 8.004 Péssimo % acumulada % km Estado geral FONTE : CNT – PESQUISA RODOVIÁRIA 2003
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FROTA RODOVIÁRIA OBSOLETA
91.472 58.631 0 a 5 5 a 10 10 a 15 15 a 20 20 a 25 25 a 30 30 a 35 > 35 Nota 1: 76% do total de caminhões no Brasil possuem mais de 10 anos; Nota 2: A idade média da frota de caminhões no Brasil é 17,5 anos. FONTE: GEIPOT
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BAIXA PRODUTIVIDADE 600 MIL TKU / EMPREGADO CONTRA 1,8 MILHÕES DE TKU
(1/3 DA PRODUTIVIDADE AMERICANA) NOS EUA ESTOQUE PARA 43 DIAS x BRASIL 65 DIAS. IMOBILIZAÇÃO ADICIONAL: R$ 118 BILHÕES/ANO CONSUMO DE DIESEL 29% SUPERIOR AO DOS EUA. FONTE: COPPEAD
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PRODUÇÃO DE SOJA PROJETADA PARA 2.006: 120 MILHÕES DE TONELADAS,
CENÁRIO DE CRESCIMENTO ECONÔMICO PRODUÇÃO DE SOJA PROJETADA PARA 2.006: 120 MILHÕES DE TONELADAS, CONTRA OS ATUAIS 52 MILHÕES DE TONELADAS.
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HIDROVIA EUA
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EUROPA
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EUROPA
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EUROPA
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CENÁRIO DE CRESCIMENTO
ECONÔMICO “O Brasil não terá condições de crescer porque faltará transporte para escoar as exportações e para fomentar o setor produtivo, tanto industrial quanto agrícola”. O setor de transportes é uma verdadeira bomba-relógio! ”. PROFESSOR PAULO FERNANDO FLEURY, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
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GERALDO AGUIAR DE BRITO VIANNA
PALESTRANTE GERALDO AGUIAR DE BRITO VIANNA Presidente NTC & Logística
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