Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAlice Janota Alterado mais de 10 anos atrás
2
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
3
Princípios Fundamentais da Proposta de Formação
4
A criança é um sujeito de direito, singular, forte, criativo e capaz de desenvolver suas potencialidades e produzir cultura;
5
A educação infantil tem a função de educar no cuidar, com ações complementares à família;
6
O brincar é um direito que deve ser defendido e promovido;
7
O currículo é construído na ação pedagógica, com a participação de todos;
8
A formação dos profissionais é contínua e tem como foco a ação/reflexão/ação;
9
O espaçotempo deve favorecer a segurança, interação e expressão da criança por meio de múltiplas linguagens (corporal, gestual, musical, plástica, afetiva, entre outras);
10
A diversidade deve ser valorizada e respeitada;
11
A família é corresponsável pela educação da criança e faz parte da comunidade educativa;
12
A avaliação é um processo participativo de aprendizagem;
13
Informações do curso • Ambiente Virtual Eureka;
• Tutoria: Para grupos de 50 alunos; • Seminário Presencial: A cada três módulos para avaliação dos alunos da pós-graduação. • Ferramentas: Plano de trabalho, correio eletrônico, fórum, avaliações, material didático-online, chats, filmes, links, relatórios, videoaulas.
14
Carga Horária Duração Vagas Extensão: Extensão: Extensão: 350 275 h
Pós-Graduação: 375 h Duração Extensão: 12 meses Pós-Graduação: 18 meses Vagas Extensão: 350 Pós-Graduação: 150
15
Infância, desenvolvimento e aprendizagem
1º módulo • Carga horária: 70h História das infâncias. Concepções de Criança. Cultura de pares. Contribuições das teorias do desenvolvimento. Composições familiares. Corresponsabilidade da educação da criança. Comunidade educativa. Indissociabilidade do cuidar e educar. Inclusão: aspectos éticos, políticos e educacionais. Prevenção do consumismo infantil. Criança e mídia.
16
Currículo da educação infantil
2º módulo • Carga horária: 65h Principais sistemas pedagógicos. História da Educação Infantil. Construção e avaliação do Currículo para a educação infantil. Políticas Públicas para a Primeira Infância. Legislação. Controle Social. Qualidade. Financiamento.
17
Múltiplas linguagens 3º módulo • Carga horária: 70h
Dimensão Estética. Expressão com múltiplas linguagens. Função social da escrita. Letramento. Natureza e Sociedade. Matemática. Direito ao brincar. Mídia e tecnologia.
18
Práticas pedagógicas 4º módulo • Carga horária: 70 h
A relação entre adultos e crianças. A participação dos bebês na escola. A indissociabilidade do cuidar e educar. A organização do espaçotempo. Atividades permanentes. Abordagem de projetos. Avaliação e documentação pedagógica.
19
Metodologia de pesquisa
5º módulo • Carga horária: 60h Definição de pesquisa. Responsabilidade e ética na pesquisa científica. Tipos de pesquisa e seus métodos. Formas de textos científicos: resenha científica, artigo científico, monografia, relatório científico, dissertações e teses, com foco na produção do artigo científico para a conclusão do curso. Etapas da pesquisa científica: planejamento, execução e apresentação textual. Projeto de pesquisa. Coleta de dados. Normas técnicas.
20
Ética 6º módulo • Carga horária: 15h
Neste módulo será abordada a identificação dos pressupostos éticos e morais e dos principais paradigmas éticos, bem como os desafios e os problemas da sociedade contemporânea e sua relação com a prática docente na primeira infância.
21
Investimento *Gastos de viagem dos participantes para o encontro presencial não estão inclusos. Obrigatória a apresentação de trabalho de conclusão de curso.
22
Obrigado!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.