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30 de novembro de 2004 BRASCAN – Sustentabilidade Corporativa Uma Empresa Agente do Desenvolvimento Sustentável Apresentação para Antônio Fonseca dos.

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1 30 de novembro de 2004 BRASCAN – Sustentabilidade Corporativa Uma Empresa Agente do Desenvolvimento Sustentável Apresentação para Antônio Fonseca dos Santos Estudo com Foco no Setor Elétrico

2 Sustentabilidade Corporativa Conceituação
30 de novembro de 2004 Exigências da sociedade civil, de investidores, financiadores e consumidores obrigam as empresas a levarem em conta o impacto de suas atividades em todo seu entorno Sustentabilidade Corporativa é uma visão de negócios de longo prazo que incorpora as dimensões social e ambiental à estratégia da companhia – triple bottom line Ética, transparência, comunicação efetiva com stakeholders, boas práticas de governança corporativa e prestação de contas são elementos fundamentais desta nova postura É um conceito ainda tímido nas empresas brasileiras, cujo foco está na melhoria da governança e na responsabilidade social, mas já é realidade nas empresas líderes da Europa e dos EUA É uma agenda fundamental para quem se diferencia pelo seu compromisso com as gerações futuras

3 Sustentabilidade Corporativa Índice de Sustentabilidade da Bolsa de NY
30 de novembro de 2004 DJSI World: mais de 300 empresas ordenadas em 60 grupos industriais, de 24 países, com valor de mercado de US$ 6,5 trilhões (do Brasil: Itaú Holding, Banco Itaú e Cemig) DJSI World – USD Performance and Risk (I) December July 2004, USD, Total Return Index DJSI World / DJGI World: Correlation: Tracking Error: % DJSI Volatility: 15.85% DJGI Volatility: 14.66%

4 Sustentabilidade Corporativa Iniciativas no Brasil
30 de novembro de 2004 Sustentabilidade Corporativa Iniciativas no Brasil Foco ainda é em melhorar prática de governança corporativa e responsabilidade social, mas conceito de sustentabilidade vem avançando Apenas 5 empresas adotam os critérios do GRI em seus relatórios sócio-ambientais, mas muitas baseiam-se nos Indicadores Ethos (forte influência do GRI) e IBASE (foco no social) Índice de Sustentabilidade Empresarial a ser lançado pela Bovespa no 1º sem/05, à luz do DJSI IPO bem sucedido da Natura: iniciativas de responsabilidade social corporativa com destaque e reconhecimento

5 Sustentabilidade Corporativa Iniciativas no Brasil (continuação)
30 de novembro de 2004 Fundos de investimentos recém criados baseados no conceito de SRI (Real ABN  Fundo Ethical, Unibanco, Itaú) Desempenho do Fundo Ethical

6 Sustentabilidade Corporativa Setor Elétrico
30 de novembro de 2004 Forças motrizes da indústria mundial: Liberalização dos mercados (abertura, privatização) Atenção crescente dada ao aquecimento global Maior demanda por energia por parte de países emergentes Desafios em termos de sustentabilidade: Demanda crescente por energia limpa e renovável Diversificação das fontes de suprimento Eficiência energética para reduzir impactos ambientais Realidade do mercado: - Concorrência crescente e volatilidade de preço - Emissões de GEE´s por parte de geração intensiva em carbono - Questionamento de grandes projetos de infra-estrutura

7 Sustentabilidade Corporativa Setor Elétrico — Fatores-Chave na Avaliação
30 de novembro de 2004 Dimensão Econômica: % faturamento atribuível à energia renovável Participação em mercados pouco intensivos em carbono Gestão de risco Dimensão Ambiental Gestão ambiental avançada Estratégia de carbono Geração de energia Avaliação ambiental e social na análise de projetos Dimensão Social - Adaptável às circunstâncias locais

8 Sustentabilidade Corporativa Classificação das "Utilities" do Setor Elétrico no DJSI 2004
30 de novembro de 2004 Fonte: DJSI website

9 Dimensões da Sustentabilidade Corporativa Quadro Comparativo
30 de novembro de 2004 EMPRESAS DIMENSÕES SUST. CORP. CEMIG CPFL HYDROQUÉBEC HYDRO TASMANIA 1. Relatório de Sustentabilidade - Não - Relatório integrado ao Relatório Anual (modelo GRI) Relatório de Sustentabilidade Relatório de Sustentabilidade Ambiental 2. Sustentabilidade integrada à missão e visão Visão: Atuar no setor de energia com rentabilidade, qualidade e responsabilidade social - Responsabilidades sociais e ambientais claramente definidas nos compromissos e diretrizes empresariais - Missão: "Atuar competitivamente no mercado energético nacional, promovendo a permanente satisfação de clientes, acionistas, colaboradores e parceiros, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade" Sim: a empresa aderiu ao conceito de DS em resposta ao World Commision on Environment and Development. A partir de 2000, o conceito foi assumido na visão, valores, políticas e código de ética da cia - Programa de Sustentabilidade: integra sustentabilidade aos negócios 3. Governança - Não encontramos Diretoria de Meio Ambiente ou de Sustentabilidade - Não há Comitê no âmbito do CA - Não há diretoria executiva de meio-ambiente nem comitê no âmbito do CA - Comitê de Gestão de Ética e de Responsabilidade Corporativa - Comitê de Meio Ambiente e Responsabilidade Social Corporativa (2000) - Diretoria executiva de SMS - Não encontramos referência à estrutura organizacional 4. Políticas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde - Política de Meio Ambiente, com 7 princípios (1990) - Certificações ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental com padrões da ISO Certificações (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000): CPFL Paulista e Piratininga são únicas distribuidoras com certificações SA Políticas ambiental, de saúde, segurança e qualidade de vida da CPFL - Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa - Políticas de SMS (eficiência econômica, equilíbrio ambiental, aceitação e apoio comunitário aos novos projetos, respeito ao futuro) - Certificações ISO 14001 - Política ambiental e de recursos hídricos, com estabelecimento de objetivos, metas e avaliação de desempenho - Certificações ISO Desenvolvimento dos Int'l Hydropower Association Sustainability Guidelines e de Compliance Protocol

10 Dimensões da Sustentabilidade Corporativa Quadro Comparativo (continuação)
30 de novembro de 2004 EMPRESAS DIMENSÕES SUST. CORP. CEMIG CPFL HYDROQUÉBEC HYDRO TASMANIA 5. Indicadores quantitativos sócio-ambientais (GRI ou outros) Sistema de Gestão Ambiental - Não encontramos GRI Adota os princípios do GRI para as empresas CPFL Paulista, Piratininga, Geração e Centrais Elétricas Adota os princípios do GRI - Sistema de Gestão Ambiental - Desempenho ambiental revisto anualmente por auditoria ambiental independente, com relatório tornado público 6. Biodiversidade Preservação de fauna e flora - Projeto Lobo Guará - Manutenção de unidades de cultivo de plantas (160 mil mudas/ano) para reflorestamento - Programa de Repovoamento de Rios e Reservatórios, com manutenção de unidade de criação de peixes - Metas de inventários e conservação da biodiversidade - Proteção às espécies em extinção - Metas de descontaminação de solos e água pelo uso de herbicidas - Conservação da vegetação costeira - Monitoramento da qualidade da água - Monitoramento de aves (em função da energia eólica) 7. Mudanças Climáticas P&D em fontes alternativas de energia (foco em biomassa) - Programas de incentivo à conservação de energia e eficiência energética - Não tem inventário de emissões - Metas declaradas de redução de emissões (eficiência energética, mudança de combustível da frota, compensações internas ) - Aumento de investimentos em energia renovável (foco em hidroeletricidade e energia eólica) - Membro fundador do e7 (grupo congregando as 9 maiores empresas de hidroeletricidade do G7), comprometido com MCGs e DS Foco em energia renovável (UHE, PCH, eólica) e P&D (hidrogênio e tecnologias de ponta) - Inventário de emissões

11 Dimensões da Sustentabilidade Corporativa Quadro Comparativo (continuação)
30 de novembro de 2004 EMPRESAS DIMENSÕES SUST. CORP. CEMIG CPFL HYDROQUÉBEC HYDRO TASMANIA 8. Envolvimento dos Stakeholders - Projeto Ações Sociais Integradas (130 instituições e conselhos cadastrados) - Gestão da questão indígena (UHE Serra da Mesa) - Relacionamento pró-ativo junto às comunidades das áreas de influência (arte, saúde, educação e cultura) - Relacionamento com comunidades indígenas, ONGs, academia, poder público, associação de consumidores, associação de voluntários - Comunicação de informação por várias mídias e línguas - Consulta às comunidades no processo de gestão de recursos hídricos (mais de 600 stakeholders consultados) 9. Responsabilidade Social Diversos programas com foco nas comunidades (cultura e educação ambiental) - Comitê de Responsabilidade Social Empresarial (2002) - Programa Rede Comunidade (fornecimento de energia a comunidades de baixa renda) - Programa de Arborização urbana - Diversas atividades sociais internas, bem como financiamentos a atividades de comunidades locais e ONGs - Promoção do desenvolvimento de comunidades indígenas ($ 185MM para apoio à sua participação em estudos e projetos, contratação de minorias, etc) 10. Pronunciamento do CEO sobre Sustentabilidade Não há - "(...) objetivo de alcançar o fomento das atividades nas dimensões econômicos e sociais, com respeito integral às condições ambientais, de forma a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável do Brasil." - “We are proud to present HQ´s Sustainability Report This years´s triple bottom line report draws much of its inspiration from our desire to demonstrate, to our customers and to the people of Québec, our commitment to SD” - “We want future generations to enjoy the benefits of a clean and healthy environment and we operate our business with that objective in mind.”

12 Metodologia Proposta Abordagem em Etapas Sucessivas
30 de novembro de 2004 Diagnóstico sócio-ambiental corporativo Implantação e integração das dimensões sociais e ambientais à estratégia Motivação para o Tema Planejamento para a SC - Quadro comparativo com as dimensões da SC - Questionários do DJSI - Público-alvo: Conselho de Administração e Diretoria Executiva - Mapeamento das ações já existentes - Ordenamento das mesmas, de acordo com as dimensões da SC sugeridas - Identificação dos principais stakeholders a serem envolvidos - Processos: entrevistas com acionistas e principais executivos, revisão de documentação interna, workshops e brainstorming - Identificação dos benchmarks da indústria - Confirmação dos principais desafios - Incorporação da SC à missão, visão e estratégia de negócios - Mapeamento dos indicadores quantitativos sociais e ambientais - Desenvolvimento de um business case, identificando oportunidades de negócios - Envolvimento dos stakeholders - Processos: benchmarking, workshops com executivos e stakeholders, experiência de outras empresas -Elaboração de políticas corporativas para mudanças climáticas globais, biodiversidade, recursos hídricos, outros - Implantação dos indicadores sociais e ambientais (medição, divulgação, metas) - Escolha de nova estrutura de governança – Comitê de Sustentabilidade - Elaboração de um Relatório de Sustentabilidade - Processos: interação permanente com os executivos; benchmarking

13 Sustentabilidade Corporativa Conclusão
30 de novembro de 2004 A temática da sustentabilidade corporativa é muito recente na agenda da sociedade e dos mercados Fenômenos reais (urbanização, impacto da industrialização no meio ambiente, acidentes ecológicos) influiram na percepção de que se trata de uma agenda global, e não regional e local Há pressão para que as empresas estejam inseridas na busca de soluções inovadoras, avaliando riscos e mapeando oportunidades Buscar o desenvolvimento sustentável exige a adoção de nova postura e novas práticas, sob a liderança da cúpula da empresa No longo prazo, é uma aposta vencedora

14 Contatos Walfredo Schindler wschindler@fbds.org.br
30 de novembro de 2004 Walfredo Schindler Clarissa Lins Prof. Eneas Salati Angelo Augusto dos Santos Agenor O. F. Mundim FBDS- Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável Rua Eng. Álvaro Niemeyer, 76 – São Conrado Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) – Fax: (21)


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