A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VALORES DA CONVIVÊNCIA NA VIDA PÚBLICA E PRIVADA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VALORES DA CONVIVÊNCIA NA VIDA PÚBLICA E PRIVADA"— Transcrição da apresentação:

1 VALORES DA CONVIVÊNCIA NA VIDA PÚBLICA E PRIVADA
A COMUNICAÇÃO NA ÉTICA DA VINCULAÇÃO 23 e 24 de junho

2 A comunicação humana: Quando nos comunicamos estamos em busca de aceitação, de reconhecimento e pertencimento ao mundo que nos cerca. Queremos ser respeitados como seres humanos únicos e livres.

3

4 Através da comunicação nos posicionamos perante o mundo
Através da comunicação nos posicionamos perante o mundo. Algo do que vive em nós, do que é essencial para nossa vida se expressa.

5 O modelo CNV torna claro e observável a maneira como nós seres humanos interagimos . A CNV fortalece a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas.

6 A CNV num primeiro momento nos ajudará a reconhecer de que “lugar”estamos falando, e faz isso através dos quatro passos.

7 Comunicação não-violenta. Modelo:. Observação. Sentimento. Necessidade
Comunicação não-violenta. Modelo: .Observação .Sentimento .Necessidade .Pedido

8 É no patamar das necessidades, que todo ser humano se encontra, se reconhece como semelhante.

9 A paz entre duas ou mais pessoas é construída quando as necessidades de todos os envolvidos podem ser contempladas e atendidas. A paz é uma escolha diária.

10 Em momentos de crise precisamos manter o foco em sentimentos e necessidades. Nosso foco é atender necessidades, ouvir sentimentos, desse modo nos conectamos com o que está vivo, agora em cada um de nós.

11 O foco central da CNV é: reconhecer necessidades e nos capacitarmos a atendê-las.

12 Violência é a expressão trágica de uma necessidade não atendida
Violência é a expressão trágica de uma necessidade não atendida. Marshall Rosenberg

13 Necessidade Necessidade é universal, pertence a toda a humanidade. Aqui não existe conflito. Estratégia é individual.O conflito pode nascer aqui. Para atender a uma necessidade existem infinitas estratégias.

14 Se soubermos compreender antes de condenar, estaremos no caminho da humanização das relações humanas. A compreensão não desculpa nem acusa: pede que se evite a condenação decisiva, como se nós mesmos nunca tivéssemos conhecido a fraqueza nem cometido erros. Edgar Morin

15 “O que eu quero em minha vida é compaixão, um fluxo entre mim mesmo e os outros com base na entrega mútua, do fundo do coração”. Marshall Rosenberg

16 Cada passo do modelo CNV potencializa e amplia a qualidade dos vinculos humanos que estão sendo construídos através da interrelação. Através do Modelo CNV é possível melhor perceber e cuidar do conteúdo e significado das palavras que constroem a fala. O instrumento linguístico passa a servir a vida de maneira menos individualizada.

17 1. OBSERVAÇÃO. Metáfora:filmadora. É um fenômeno observável
1.OBSERVAÇÃO .Metáfora:filmadora. .É um fenômeno observável. .É específica de cada momento e contexto. .É um estímulo e não a causa. .Permanece aberta a mais dados. .Diferente de avaliação, julgamento. .

18 2. SENTIMENTO. Sentimentos : eu me sinto. Pensamentos: eu sinto que
2.SENTIMENTO .Sentimentos : eu me sinto... .Pensamentos: eu sinto que... .Sentimentos informam, pensamentos interpretam. .O sentimento é mensageiro, é sinalizador de necessidades.

19 3. Necessidade. Necessidade é universal , estratégia é individual
3.Necessidade .Necessidade é universal , estratégia é individual. .No âmbito da necessidade o conflito inexiste. .Identificar necessidades significa tomar posse, reconhecer nossa humanidade. .A necessidade nos motiva a agir.

20 4. PEDIDO. O pedido é diferente de exigência
4.PEDIDO .O pedido é diferente de exigência. . Objetivo: tornar a vida mais maravilhosa. .O pedido é uma solicitação no presente. .Pedir no modo positivo. .Um pedido deve oferecer a quem ouve uma imagem clara. .O não é um fraco sim.

21 Quando desenvolvemos nossa auto-consciência conseguimos intervir em nossa mente estratégica, ou seja, podemos explorar, ampliar as possibilidades de atender as nossas necessidades.


Carregar ppt "VALORES DA CONVIVÊNCIA NA VIDA PÚBLICA E PRIVADA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google