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Distribuição Urbana Adriano Negrão Gerente Regional de Operações

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Apresentação em tema: "Distribuição Urbana Adriano Negrão Gerente Regional de Operações"— Transcrição da apresentação:

1 Distribuição Urbana Adriano Negrão Gerente Regional de Operações São Paulo

2 Quem somos... 1º maior pagador privado de impostos do Brasil
empregados / 35% promovidos em 2009 1ª Companhia de bebidas no Brasil certificada pela ONU para negociar créditos de carbono Referência no uso racional da água Sistema de Gestão Ambiental implementado há 18 anos 2º maior engarrafador de Pepsi fora dos EUA

3 Quem somos... Líder no mercado brasileiro de cerveja
12 bilhões de litros de bebidas vendidos por ano 2 milhões de pontos de venda atendidos na América Latina Presente em 14 países das Américas Parte da maior cervejaria do mundo – AB InBev

4 ambev no Brasil 24.600 funcionários (1500 na GSP)
29 fábricas, 60 Centros de Distribuição Direta (6 CDs e 3 Pontos de Apoio na GSP) 197 Revendas (2 na GSP) 1,2 milhão de pontos de venda atendidos no Brasil

5 Escopo da Logística na ambev
©Anheuser-Busch InBev Escopo da Logística na ambev November 16, 2008 Armazém e Transporte Transporte Transporte Armazém Transporte Clientes Fornecedores Fábricas Revendas Clientes CDDs Key Accounts Verticalizadas Venda Direta 5 Company Confidential 5 5

6 A Logística ambev em Números
BRASIL Grande Sao Paulo ambev/ Terceiros 300 / 1.500 ambev/ Terceiros 2.434/ Gente Frota / Viagens 350 / 500 Frota / Viagens 2.550 / 4.630 Distribuição Urbana Frota / Viagens 60 / 200 Frota / Viagens 550 / 2.500 Inbound & Outbound Operadores Logísticos Operadores Logísticos 37 Operadores Logísticos 6

7 Distribuição Urbana

8 Logística ambev – Distribuição
14 Paletes 12 Paletes 10 Paletes 6 Paletes 1 Palete

9 Processo de Distribuição
Roteirização Pré Venda Picking Carregamento Entrega D+1 Prestação de Contas Rota Entrega

10 Criação da nova ZMRC em ...com o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito, através da ampliação da entrega noturna

11 Nova ZMRC e Distribuição ambev
Cenário da Restrição Proibida a entrega de 2ª a 6ª das 5hs às 21 hs, e aos sábados das 10hs às 14hs; Entregas permitidas com VUC das 10hs às 16 hs; VUC deve respeitar rodízio de placas pares e impares; Aumento das vias restritas dentro ZMRC; 8.000 PDV’s 100 Mil Hl/Mês 120 caminhoes/dia

12 Operação Logística - Nova ZMRC
Caminhões maiores deslocados pra fora da área de restrição 2. Aumento frota de VUCs na área de restrição pra entrega diurna E NOTURNA CDD Mooca 3. Abertura de 3 Pontos de Apoio pra caminhões de grande porte apoiados por VANs operando por CrossDocking

13 Entrega VUCs na ZMRC ENTREGA NOTURNA ENTREGA DIURNA Roteirização
Pré Venda Picking Carregamento Processo D+1 Saída 10h00 Prestação de Contas ENTREGA NOTURNA Roteirização Pré Venda Rota Entrega Picking ENTREGA DIURNA Prestação de Contas Processo D+1,5 Saída 21h00 Carregamento Rota / Entrega NOTURNA

14 Autorização Especial de Circulação
Pontos de Apoio PONTO DE APOIO Roteirização por VAN Faturamento Emissão de NF’s e Mapas por VAN Emissão das Cintas por CAMINHÃO Impressão das NFs Emissão das Cintas Pré Venda CDD: Retorno + Prestação de Contas Processo D+1 Autorização Especial de Circulação Armazém - CDD Picking / Carregamento do CAMINHÃO Ponto de Apoio Ponto de Apoio Prestação de Contas Financeira e Física Picking Carregamento VAN’s

15 Entrega Noturna - Perfil dos Clientes ZMRC
Perfil do Cliente Característica do Cliente ENTREGA NOTURNA 21:00 as 02:00 PDVs dentro da ZMRC (8.200) 1.700 Noite 6.500 Dia Alto volume de compra Atendimento noturno Recebimento até 00:00 Depósito de Bebida Bar / Restaurante Noturno Danceteria ENTREGA DIURNA Lanchonete Padaria Restaurante Pizzaria Bar Boteco Minimercado Serviço de Almoço (restrição para receber no horário de almoço) Administração Familiar (sem estrutura para receber à noite) Minimercados recebem até 12h (horário perecível)

16 Ações ambev Legislaçao ZMRC Cronologia ZMRC 30/06 01/08 01/09 01/10
Entrega de VUC, com restrição de horário e compra de VUCs. 70% dos clientes da ZMRC atendidos à noite. Entrega de VUC, sem restrição de horário. Redução da entrega noturna ZMRC. De 70% para 47%. Implantação 4 PAs com entrega em VAN. 12% Não entrega 9% Não entrega 7% Não entrega 2% Não entrega 5% Não entrega 30/06 01/08 01/09 01/10 01/11 01/04/09 Início da Restriçao com Rodízio de placa Par e Ímpar. Restriçao de Horário de entrega na ZMRC (10 às 16 hrs). Renovação do Decreto que mantém o VUC liberado. Legislaçao ZMRC

17 Caminhões & Carrocerias Esquipamento Embarcado
Novos Equipamentos Desenvolvimento de equipamentos que facilitem e acelerem o processo de entrega, contribuindo para a redução do tempo de estacionamento. Caminhões & Carrocerias Esquipamento Embarcado Prateleira Paletinho Plataforma Baldeador Porta Traseira

18 Treinamento e Conscientização
Análise de tempos e movimentos do processo de distribuição e treinamento de motoristas e ajudantes, aumentando a produtividade das equipes e reduzindo o tempo de circulação dos veículos. Conceituais Motivacionais

19 Entrega Noturna - Resultados
O que deu certo: Reutilização da frota (fazer mais com menos) Atendimento a PDVs noturnos Qualidade entrega noturna O que não funcionou: Grande parte do mercado não está preparada para receber à noite Segurança, principalmente para os pontos de venda Transporte público Lei do psiu

20 Oportunidades Para o sucesso e aumento do volume de entrega no período noturno, é necessário: Antecipar a janela de entrega na área de Entrega Noturna Garantir transporte público nas áreas FOCO de entrega noturna; Reforcar a seguranca nas áreas de entrega noturna; Criar uma politica de incentivos para recebimento nortuno

21 40 cm = + 53% carga Oportunidades
Para reduzir a quantidade de caminhões em circulação, é fundamental redimensionar o VUC: VUC Comprimento: 630 cm Largura: 220 cm Capacidade: 4.900kg NOVO VUC Comprimento: 630 cm Largura: 260 cm Capacidade: 7.500kg 40 cm = + 53% carga

22 Oportunidades Segundo pesquisadores da Universidade de Westminster, para as cidades de Londres e Norwick : “87% do tempo total de entrega é gasto procurando local para estacionamento, estacionando o veículo e providenciando a coleta e entrega da carga” 1 São Paulo precisa criar areas específicas pra carga e descarga de mercadorias , especialmente nas áreas com menor oferta de vagas, agilizando o processo de entrega na cidade. Distribuicao de Carga Urbana: Componentes, Restricoes e Tendencias (Maria Cristina Fogliatti e Vania Barcellos – IME)

23 Obrigado ! Adriano Negrão Gerente Regional de Operações


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