A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004"— Transcrição da apresentação:

1 Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004
Reunião grupos de trabalho de Gestão de Informação e Conhecimento na BIREME Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004

2 Cultura Organizacional
Dimensão 3 Cultura Organizacional

3 Cultura Organizacional
São normas e valores compartilhados pelos colaboradores que ajudam a determinar quais comportamentos são apropriados ou não. Passa por um processo de trocas. Entendemos que esta cultura se transforma, envolve esforços, tempo, término das tarefas, qualidade e conseguir transformar atitudes individuais em empenho coletivo, respeito às diferenças individuais, sendo a liderança um componente importante.   A cultura organizacional revela caráter normativo, funcionando como um filtro para aquilo que os novos membros deverão sentir, pensar e perceber. Existe a  cultura organizacional dominante e as sub-culturas dos diversos setores. É responsável pelo sucesso de uma organização. Pode ser criada, modificada e até destruída. No caso da BIREME ela foi bem avaliada pelos colaboradores.

4 Cultura organizacional = Confiança + Colaboração + Aprendizado
Fórmulas Cultura organizacional = Confiança + Colaboração + Aprendizado + Perspectiva sistêmica + Tempo .

5 Cultura Organizacional
Confiança = Segurança + Otimismo + Esperança - Pessimismo

6 Cultura Organizacional
Aprendizado = Processo de Aprendizagem + Motivação - Estagnação

7 Cultura Organizacional
Colaboração = Cooperação + Auxilio + Participação

8 Cultura Organizacional
Perspectiva sistêmica = preocupação com o todo + preocupação com as partes + pontos de vistas diferentes

9 Dimensão: Cultura Organizacional
Principais Pontos fortes Recomendações 1 Ambiente descontraído que estimula a inovação Que esses pontos sejam reconhecidos, valorizados e conservados   2 Orgulho em trabalhar na BIREME, reconhecimento do objetivo social 3 Comprometimento (Pior que sai…) 4 Liberdade para se expressar 5 Bom astral das pessoas, tolerância, solidariedade 6 Capacidade de trabalhar sob pressão 7  Ábertura para novas idéias

10 Dimensão: Cultura Organizacional
Principais Pontos de melhoria Recomendações 1 Divulgação ampla da identidade e missão da BIREME Produção de textos explicativos por cada setor, divulgados amplamente 2 Conhecimento do que faz cada setor (departamentalização). Incentivo ao compartilhamento de conhecimentos  Semana do conhecimento, Portas abertas internas, rodízio nos setores 3 Reconhecer o tempo como recurso importante para a inovação e para realização das tarefas Respeitar o tempo necessário para cada tarefa. Deixar claro o que é urgente e importante 4 Incentivar e capacitar a participação de todos nas atividades (honestidade intelectual) Regras claras que facilitem esse ponto 5 Reconhecimento sistemático de resultados de toda a organização Destacar todos os avanços e sucessos das atividades rotineiras até os grandes projetos 6 Preocupação com equilíbrio vida pessoal e profissional Atividades culturais e de saúde laboral (ergonomia) 7 Continuidade das ações e feedback  Divulgação sistemática de resultados

11 = Inovação Cultura Organizacional Fórmula
Gestão + Conhecimento ÷ Por 7 Grupos = Inovação

12 Cultura Organizacional
Fórmula [Informação + Cultura + Planejamento] x ( Humildade ) = BIREME Culta e Organizada

13 Cultura Organizacional
Fórmula [ União + Harmonia ] x ( Vontade ) = BIREME Feliz e Moderna

14 Cultura Organizacional
[ Regina + Odila + Elizabete + Carlos + Regininha + Shirley + Alexandre + Claudia + Marisa + Rafael + Lourdes + Erico + Gorete + Telma + Rodrigo + Irani + Silvana + Virgilio ] + todo o pessoal da BIREME = Cultura Organizacional


Carregar ppt "Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google