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Programa 5S Centro universitário Municipal de São José

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Apresentação em tema: "Programa 5S Centro universitário Municipal de São José"— Transcrição da apresentação:

1 Programa 5S Centro universitário Municipal de São José
Academicos: Andreza Dalla Costa Cristiane Kamers Jean Carlos Silva José Valdir Dias Júnior Marileide Pinheiro

2 5 S Os 5S são um conjunto de termos denominados “sensos”.
São chamados de 5S devido aos termos começarem com S, quando pronunciados em japonês.

3 Seiri: senso de utilização ou descarte
Seiton: senso de arrumação Seiso: senso de limpeza Seiketsu: senso de saúde ou higiene Shitsuke: senso de autodisciplina".

4 História É uma prática criada por Kaoru Ishikawa e desenvolvida no Japão pós-guerra, onde os pais utilizam-se desta técnica para ensinar a seus filhos os princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. No Brasil o programa foi lançado no início da década de 1990. De acordo com Masao (1997), o 5S foi criado para a diminuição de desperdício nos locais de trabalho, gerando uma nova maneira de conduzir a empresa com ganhos efetivos de produtividade.

5 SEIRI - Senso de utilização ou descarte
Nessa etapa se começa a separar os materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, entre outros, que são úteis e os que não são, para que se possa fazer o descarte desses itens para o desenvolvimento das atividades da empresa em questão.

6 Processo do SEIRI Fonte:Site

7 Cuidado!! É necessário tomar cuidado com o conceito de útil ou não, pois nesse processo se podem jogar fora documentos e informações importantes para o processo.

8 Vantagens do SEIRI Ganho de espaço; Limpeza e manutenção facilitada;
Economia na compra de materiais; Melhora na produtividade das máquinas, e pessoas; Outros.

9 SEITON - senso de arrumação
Depois de eliminar tudo o que não precisa, o próximo passo seria escolher onde guardar os materiais necessários. Ou seja, é definir locais apropriados para guardar os utensílios utilizados no dia-a-dia no ambiente de modo que reduza o tempo na sua procura.

10 PROCESSO DO SEITON

11 Vantagens do SEITON Economia de tempo;
Diminuição do cansaço físico por movimentação desnecessária; Melhoria do fluxo de materiais; Rapidez na movimentação e resgate de pessoas em caso de emergência; Diminuição do estresse por buscas mal sucedidas

12 SEISO - senso de limpeza
Neste senso o importante não é somente limpar, mas, também aprender a não sujar, pois cada pessoa deve saber a importância de estar em um ambiente limpo. O senso de limpeza equivale a praticar a limpeza de maneira habitual e rotineira e, sobretudo, não sujar

13 Vantagens do SEISO Maior produtividade das pessoas, máquinas e materiais, evitando o retrabalho. Evita perdas e danos de materiais e produtos. Mas, para que isto aconteça, é importante que o pessoal tenha consciência e colabore: Procurando limpar os equipamentos após o seu uso, para que o próximo a usar encontre-o limpo. Aprender a não sujar e eliminar as causas da sujeira. Definir responsáveis por cada área e sua respectiva função. Manter os equipamentos, ferramentas, etc, sempre na melhor condição de uso possível. Após usar um aparelho, deixá-lo limpo e organizado para o próximo utilitário. Cuidar para que se mantenha limpo o local de trabalho, dando atenção para os cantos e para cima, pois ali acumula muita sujeira. Não jogar lixo ou papel no chão Dar destino adequado ao lixo, quando houver.

14 SEIKETSU - senso de saúde ou higiene
Refere-se ao estado atingido com a prática dos três sensos anteriores, somado de providências rotineiras e habituais em termos de higiene, segurança no trabalho e saúde pessoal

15 Processo do SEIKETSU

16 Vantagens do SEIKETSU Melhor segurança e desempenho do pessoal.
Prevenção de danos à saúde dos que convivem no ambiente. Melhor imagem da empresa internamente e externamente. Elevação do nível de satisfação e motivação do pessoal para com o trabalho

17 SHITSUKE - senso de autodisciplina
É uma forma de transformar maus hábitos e criar bons hábitos. Por essa razão alguns autores, como Masao, chamam esse senso de senso de bons hábitos. Todos os outros sensos visam desenvolver a autodisciplina, pois uma pessoa autodisciplinada toma a iniciativa para fazer o que deve ser feito. Não pode ser implantado; é apenas estimulado.

18 Como estimular Compartilhar missão, visão e princípios fundamentais;
Treinar para a criatividade; Melhorar as comunicações em geral. Atribuir responsabilidades e dar autoridade e Lançar desafios compatíveis com as habilidades.

19 Resultado do 5S

20 FIM!!!


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