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2002/2003 Programação Orientada para Objectos 1 Aula 10 UML (continuação da aula 9) Diagramas de sequência Diagramas de actividade Desenvolvimento de um.

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1 2002/2003 Programação Orientada para Objectos 1 Aula 10 UML (continuação da aula 9) Diagramas de sequência Diagramas de actividade Desenvolvimento de um modelo Identificação de classes ou conceitos Identificação de relações Identificação de operações Identificação de propriedades Identificação de atributos

2 2002/2003 Programação Orientada para Objectos 2 Diagramas de sequência Diagramas onde se anotam as interacções entre objectos dispostas como uma sequência temporal Objectos trocam mensagens Mensagem = transferência de informação Ênfase na cronologia das mensagens

3 2002/2003 Programação Orientada para Objectos 3 Notação Objecto1Objecto2Objecto1 Objecto2 mensagem() resposta mensagem() cria() resposta destrói() Linha de vida Activação

4 Editor void edita() Documento «query» + void desenha(Ecrã& ecrã) - bool podeRemoverGlifo() «update» + void faz(Acção* acção) - void removeGlifo() - Glifo* glifoRemovido() - void guardaAcçãoFeita(Acção* acção) Acção bool está_feita «query» bool estáFeita() «update» void faz() void desfaz() bool éFazível() «friend» DeslocaInsereGlifoRemoveGlifo documento acções Parágrafo Glifo 0..1 ** parágrafos glifos glifo_removido { um glifo ou está num parágrafo, ou numa acção, nunca nos dois. } documento * última_acção_desfeita cursor CaractereSorrisoMoldura

5 : Editor: Documento : Acção nova_acção = new Remove(documento) faz(nova_acção) é_fazível = éFazível() podeRemoverGlifo() [é_fazível] faz() removeGlifo() glifo_removido = glifoRemovido() guardaAcçãoFeita(nova_acção) actualiza() Indica a alguém que o documento foi alterado, pelo que precisa de ser visualizado de novo.

6 2002/2003 Programação Orientada para Objectos 6 Diagramas de actividade Diagramas que descrevem sequências de processamento do sistema Mostram, também, uma evolução temporal Actividade Passo numa sequência Tem, pelo menos, uma transição de saída

7 2002/2003 Programação Orientada para Objectos 7 Notação Início da actividade Entroncamento Ramificação [¬G] [G] Condição Fim da actividade Transição Actividade passo Divisória de domínio de responsabilidade

8 2002/2003 Programação Orientada para Objectos 8 Desenvolvimento de um modelo Capacidade de abstracção Resistir à tentação de introduzir no modelo pormenores que são irrelevantes para o problema em causa Modelo de análise vs. modelo de desenho Casos de uso

9 2002/2003 Programação Orientada para Objectos 9 Identificação de classes Substantivos ou frases substantivas Nomes comuns podem ser "papeis" que um objecto tem relativamente a outro: correspondem a atributos ou relações (frota, dono) Frases substantivas: muitas vezes correspondem a atributos de classes Nomes próprios: instâncias

10 2002/2003 Programação Orientada para Objectos 10 Identificação de relações Verificar frases com que unimos os conceitos Procurar "ser", "ter", "ser constituído por", etc. Verbos que não denotam acção Por vezes, verbos que denotam estados Relação "é parecido com" e "é como" leva a identificar classes que são, provavelmente, "irmãs", ou seja, especializações de uma generalização comum, provavelmente abstracta

11 2002/2003 Programação Orientada para Objectos 11 Identificação de operações Verbos Modificadores: verbos que denotam acções Predicados: verbos que denotam estados (temporários ou permanentes)

12 2002/2003 Programação Orientada para Objectos 12 Identificação de propriedades Inspectores Não correspondem forçosamente a atributos Exemplo: Cor de um veículo (valor guardado por um atributo) Preço de uma reserva (calculado a partir do número de dias da reserva e do valor diário da reserva)

13 2002/2003 Programação Orientada para Objectos 13 Identificação de atributos Adjectivos Reflectem o estado do conceito Valor de uma dada propriedade Propriedade permanente: atributo constante Propriedade transitória: atributo variável, ou propriedade calculável


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