Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouFernando Reza Alterado mais de 9 anos atrás
1
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010
2
Pluralidade: diferentes públicos Diversidade: diferentes opiniões Interface com diversas áreas do conhecimento Economia Sociologia Educação Saúde Geografia História Literatura Música Artes Plástica Teatro Direito Tecnologia Características
3
Veículo didático Comunicação rápida e imediata Baixo custo Fonte de novidades Atinge um público pouco familiarizado com a leitura Características
4
Periodicidade - diária, semanal, quinzenal, mensal Comunicação comunitária e alternativa classificados datas cívicas e históricas agenda cultural noticiário político-econômico resenha literária utilidade pública Características
5
Clareza Objetividade Precisão Didatismo Linearidade Coerência Linguagem jornalística
6
Notícia e Reportagem Gêneros da Reportagem investigativa interpretativa perfil polêmica Linguagem jornalística
7
Matérias podem ser: Entrevista Artigo Crítica Serviços Editorial Anúncios Enquete Linguagem jornalística
8
Pauta – é o primeiro roteiro para a produção de textos jornalísticos e material iconográfico. Editorias - são espaços dedicados para assuntos específicos Manual da redação: Folha de S. Paulo. São Paulo, Publifolha, 2001 Linguagem jornalística
9
Cada editoria deve ter uma relação de temas que devem ser periodicamente acompanhados. Cada editoria também deve produzir pautas especiais. Manual da redação: Folha de S. Paulo. São Paulo, Publifolha, 2001 Linguagem jornalística
10
Lide (lead) : primeiro parágrafo do texto jornalístico, contendo as respostas às seis perguntas consideradas básicas: o que, qual, quem, quando, onde, como e por que? Parte da idéia da pirâmide invertida, ou seja, os fatos seriam relatados em ordem decrescente de importância Linguagem jornalística
11
Pirâmide invertida uma notícia aborda os dados mais importantes seguida de informações complementares organizadas em blocos decrescentes de interesse. Linguagem jornalística http://www.bocc.uff.br/pag/canavilhas-joao-webjornalismo-piramide-invertida.pdf
12
Definir qual será a finalidade do JM Determinar o espaço necessário para a cobertura dos assuntos pautados Definir onde colocar o JM - fácil acesso, sem interromper a passagem das pessoas - boa visibilidade Ex: corredores, cantina, área de lazer, padarias Como fazer um JM?
13
o Estrategista no desenvolvimento do veículo o Articulador das etapas de produção o Facilitador do processo Papel do professor
14
- envolvimento dos participantes do projeto - veículo para produção do conhecimento Avaliação do Jornal Mural
15
- material de base: papel craft, tela de galinheiro, plástico, etc - material para montagem: cartolinas, cola, alfinete, pincel, tesoura, papeis de desenho, clipes, fitas adesivas Materiais
16
- grande painel - visível a distância - ilustrado - colorido - afixado em locais de fácil acesso e boa visibilidade (corredor, cantina, área de lazer) Características visuais
17
Promover a participação de seus leitores, de forma que eles também possam produzir notícias. Como fazer isso? DESAFIO
18
Criar, a partir de um slide do Power Point, uma espécie de jornal mural, apresentando as características abordadas na aula de Design Gráfico e Jornal Mural. Gravar com seu nome e nome do módulo e enviar para o email do seu formador. ATIVIDADE
19
QUEM SOMOS? Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Formadores Alda Ribeiro Carlos E. Fernandez Carmen Gattás Eveline Araujo Izabel Leão Marciel Consani Paola Prandini Silene Araujo
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.