A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tempestades e Inundações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tempestades e Inundações"— Transcrição da apresentação:

1 Tempestades e Inundações

2 Tempestades Tempestade é uma violenta perturbação da atmosfera, que se manifesta por chuva intensa, acompanhada de vento e trovoada. Durante as tempestades, formam-se frequentemente tufões, tornados e furacões. As tempestades tiveram grande influência na cultura de muitas das civilizações da antiguidade. Os romanos achavam que tempestades eram batalhas dos Deuses contra os Titãs.

3 Inundações Inundações, isto é, a acumulação de grandes quantidades de água em locais habitualmente secos, causam graves danos em pessoas e bens. Precipitação intensa e inundações causam danos consideráveis em todo o mundo e provocam a perda de mais vidas humanas do que se possa esperar. Uma inundação pode ser o resultado de uma grande tempestade que deixa cair uma chuva que não foi suficientemente absorvida pelo solo e outras formas de escoamento, causando transbordamentos. Neste caso chama-se, em hidrologia, de cheia ou enchente.

4 Medidas a adoptarem para a protecção das populações
A construção de diques e barragens tem sido o meio mais utilizado para evitar inundações. No entanto, este método ganharia em eficácia se os terrenos que circundam os cursos de água fossem mais permeáveis. Assim, é necessário: Evitar a urbanização excessiva; Aumentar as áreas naturais de prado e floresta ao longo das margens dos rios. Deste modo as populações ficaram mais protegidas e o efeito nos ecossistemas será positivo.

5 Sabias que... … As tempestades tornam-se mais fortes à medida que os oceanos ficam mais quentes. … O furacão Katrina causou aproximadamente mil mortes, sendo um dos furacões mais destrutivos a ter atingido os Estados Unidos. …O excesso populacional e a urbanização excessiva favorecem a ocorrência de catástrofes.

6 Imagens

7 Trabalho elaborado por :
Joana Paixão Nº 12 Rita Pereira Nº º A Wilson Alves Nº 23


Carregar ppt "Tempestades e Inundações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google