A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POSIÇÕES DIANTE DO CONFLITO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POSIÇÕES DIANTE DO CONFLITO"— Transcrição da apresentação:

1 POSIÇÕES DIANTE DO CONFLITO
COMPETIÇÃO COLABORAÇÃO CONCESSÃO EVASÃO ACOMODAÇÃO Blake & Mouton, 1964

2 = + Sua Tendência para Lidar com Conflitos Gerenciamento de Sua
O Lado Cooperativo O Lado Assertivo Gerenciamento de Sua Tendência Habilidades Situação = +

3

4 COMPETIÇÃO Adequada em casos de elevada urgência
Quando não há tempo de satisfazer o interesse da outra parte. Assertividade Falta de colaboração Interesse em si próprio

5 COLABORAÇÃO Assenta na procura da satisfação dos interesses de ambas as partes Requer muita paciência e empenhamento Implica uma atuação por etapas: - Descobrir interesses escondidos - Diferir benefícios - Controlar resultados - Solicitar a intervenção de terceiros

6 COLABORAÇÃO Útil na melhoria das relações de trabalho
Quando é necessário o envolvimento das partes Quando existe disponibilidade de tempo Quando o assunto é muito importante e complexo Não adequado quanto se necessita de uma decisão urgente

7 CONCESSÃO/ COMPROMISSO
Cada uma das partes cederá algo dos seus interesses para obter um resultado satisfatório. Pressupõe que cada uma das partes está disposta a ceder algo dos seus interesses para obter um resultado satisfatório para ambas as partes. Ação para a solução rápida Investigação superficial das causas

8 CONCESSÃO/ COMPROMISSO
Inadequado em casos de: - Uma das partes e mais poderosa Adequado em casos de: - Quando hajam prazos limite - Quando os objetivos são muito semelhantes para se continuar em incompatibilidade - Sempre que exista equilíbrio na quantidade de poder das partes - Quando a colaboração e competição não são eficazes

9 EVASÃO Fuga do conflito (intenção estratégica caracterizada por não tomar qualquer posição no problema) Nem assertividade, tampouco colaboração O resultado é um impasse Não envolver-se no problema As partes aguardam que o problema se resolva por si, com o passar do tempo Adequada em casos de: - Impossibilidade de concretização dos interesses das partes - Quando exigem muito tempo - Em situações de trivialidade

10 ACOMODAÇÃO Caracteriza-se por uma das partes considerar mais os interesses da outra parte do que os seus próprios interesses Não mostra assertividade Mostra cooperação Foco apenas nas necessidades do outro

11 ACOMODAÇÃO Adequada em casos de :
- É importante manter o relacionamento - Quando se está numa situação de inferioridade - Quando se pretende ceder agora para reivindicar mais tarde - Contudo, se for levada ao extremo, pode fazer com que a outra aumente as suas exigências e subjugue os interesses da outra.

12


Carregar ppt "POSIÇÕES DIANTE DO CONFLITO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google