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Comércio Eletrônico.

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Apresentação em tema: "Comércio Eletrônico."— Transcrição da apresentação:

1 Comércio Eletrônico

2 Internet e o World Wide Web
Conglomerado de milhares de redes eletrônicas interconectadasMeio global de comunicação Comunicação a baixo custo Acesso a diversas fontes de informação Democratização do acesso à informação Servidor WWW mantém vínculos com dados espalhados por toda Internet

3 Comércio Eletrônico Definição
“O Comércio Eletrônico se refere ao comércio que atualmente ocorre na Internet através de um consumidor que acessa um site de vendas e faz suas compras no mesmo.”

4 Comércio Eletrônico Definições:
“Qualquer forma de transação de negócio na qual as partes interagem eletronicamente, ao invés de compras físicas ou contato físico direto.” (Colm Ryan) “É a produção, promoção, venda, e distribuição de produtos por meio de redes de telecomunicação.” (OMC)

5 1.3 Comércio Eletrônico (cont.)
Exemplos: Varejo eletrônico: Cliente é uma pessoa física e não uma companhia Transações internas dentro de uma empresa Fornecimento de informações a uma organização externa sem custo. Redução de custos através da eliminação de intermediários

6 1.4 E-commerce X E-business
Aumenta o desempenho do negócio por meio da conectividade Conecta as cadeias de valores entre negócios (B2B) e entre negócio e consumidor (B2C) E-Commerce: marketing vendas compra de produtos e serviços pela Internet

7 Comércio Eletrônico A Matriz do Comércio Eletrônico
Fonte: The Economist

8 Comércio Eletrônico B2B
Refere-se a relação de compra e venda entre empresas, isto é, a relação entre empresas e seus fornecedores. Muitas companhias de tecnologia, incluindo Cisco e Oracle, têm transferido quase todas as suas compras (e também grande parte de suas vendas) para a Web.

9 Comércio Eletrônico B2C
Envolve a atividade de venda a varejo na Internet (relação entre a empresa e o consumidor). Um exemplo típico deste caso é a de venda de livros online realizada pela Amazon.com e Submarino.com.br.

10 Comércio Eletrônico B2C
Existem dois tipos de portais, aqueles que optaram em ter o produto disponível no próprio estoque e os que efetuam a compra junto ao fornecedor depois de venderem o produto pela Web.

11 Comércio Eletrônico C2B
Ainda pequeno, tira vantagem do poder da Internet para conduzir negociações ao inverso. Neste caso, são os consumidores que negociam suas passagens aéreas, por exemplo, cabendo às companhias aéreas decidirem quando aceitar a oferta ou não. Um site que enquadra neste caso é o Priceline.com.

12 Comércio Eletrônico C2C
Este segmento cobre a nova moda dos leilões virtuais (relação direta entre consumidores). Neste caso pode-se citar o Ebay e iBazar

13 Comércio Eletrônico Alternativas Rede Comercial Rede Pública
Sistema de compensação EDI Rede VAN Rede Pública Internet Fax Rede Privada Troca eletrônica de documentos (EDI) Extranet

14 Comércio Eletrônico Vantagens
Maior possibilidade de comparação de preços Grande variedade de produtos

15 Comércio Eletrônico Desvantagens
Não é capaz de reproduzir a função social dos shoppings Alto custo para vender online materiais pesados e difíceis de se transportar

16 Comércio Eletrônico Classificação dos produtos
Produtos/Serviços de alto contato (roupas, sapatos etc) Produtos/Serviços de baixo contato (Computadores, livros, CDs etc)

17 Campeões de venda online
Alguns dos principais sites de vendas no Brasil, em 1999 (em milhões de reais) 2,8 Saraiva 2,9 Microsite 3,0 Ponto Frio 3,5 Shoptime 3,9 Siciliano 6,0 IBM 9,6 Pão de Açúcar 60,0 Itautec

18 Produtos e Serviços mais vendidos pela rede na América Latina em 1999 (em milhões de dólares)
5,0 CDs 10,0 Softwares 18,0 De Supermercados Eletrônicos 28,0 Livros 70,0 Microcomputadores 158,0 Viagens

19 Comércio Eletrônico Vendas abaixo do custo Risco de falência
Estratégias de Mercado Vendas abaixo do custo Risco de falência

20 Comércio Eletrônico Faturamento no Brasil (em US$ milhões)
Data Monitor

21 Internet Número de Assinantes (Em milhões)

22 Estudo de Caso Site de Varejo e Prestação de Serviços

23 Informações Criado em outubro de 1999
Atende cerca de 36 mil pedidos por mês Oferece 125 mil itens (livros, CDs, brinquedos etc) Mais de 150 mil produtos no estoque Base de 2000 fornecedores potenciais

24 Causa x Consequência Planejado para atender determinada demanda, viu-se obrigado a uma reestruturação para cumprir um volume que, logo no início, revelou-se maior do que o esperado. Reclamações de clientes tanto no atendimento quanto na entrega

25 Soluções Investimento: US$ 8 milhões Contratação de profissionais especializados na Logística e conhecedores dos produtos oferecidos pela empresa Aumento do número de títulos disponíveis no estoque para entrega imediata Tempo de entrega de 12 para 2,7 dias

26 Problemas Remanescentes
Pagamento por meio de boleto bancário Atraso na entrega do produto Pagamento com cartão de crédito Motivo de desconfiança pelos internautas

27 Recebimento e Processamento dos Pedidos
Base de Dados Back office Oracle Centro de distribuição Cliente WMS

28 Metas Investir em CRM Inauguração do depósito para abrigar 300 mil produtos no bairro de Barra Funda SP

29 A Nova Economia Modo interamente novo de ver a Economia no país e no mundo Economia das novas tecnologias Mudanças radicais na forma como os consumidores administram suas economias, vidas sociais e profissionais A Informação é estratégica para a competição no mercado Integração é a palavra-chave

30 Princípios da Nova Economia
Presença física Tamanho Tempo Pessoas & Conhecimento Crescimento Valor do Negócio Eficiência Mercado Transações Impulso Plano Estratégico Não tem mais importância O tamanho das companhias é menos relevante.. A escala do tempo é cada vez menor O que há de mais valioso. Acelerado pela rede Crescimento exponencial pelo market share. Infomediários repõem intermediários. Clientes ganham poder e fornecedores novas oportunidades . Baixo custo. Qualquer produto está disponível em qualquer lugar do mundo. Dinâmico - foco em ações críticas e reavaliação permanente


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