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Planejamento de Campanha – A3

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Apresentação em tema: "Planejamento de Campanha – A3"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento de Campanha – A3
Profa. Patrícia A. de Lima

2 O Briefing e sua importância
Um dos maiores problemas enfrentados pelas agências é receber um briefing por escrito e completo por parte dos clientes; Precisa, por parte do executivo, disciplina para organizar e simplificar as informações necessárias para a agência; Bem feito, reduz erros e evita desperdícios de tempo e dinheiro, além de conduzir para a assertividade.

3 O Briefing e sua importância
Cinco perguntas chaves: Quem está ou estava atuando? O que aconteceu ou está acontecendo? Como ocorreu ou está ocorrendo? Onde, em que lugar? Quando, em que período?

4 O Briefing Clássico Quais são as informações mais importantes?
A empresa e os produtos A força de vendas e a distribuição dos produtos O mercado (da empresa e do produto) O consumidor e o público-alvo Comunicação e pesquisa

5 O Briefing Clássico Quais são as informações mais importantes?
Objetivos da empresa quanto ao produto Objetivos de comunicação Problemas

6 O Briefing Prático Fundamentado pelo briefing clássico;
Presume que os profissionais já conheçam minuciosamente o mercado de atuação do anunciante;

7 O Briefing Prático Contém: Fato principal;
Problemas que devem ser resolvidos; PACOTE PA = público-alvo C = concorrência (direta e indireta) O = objetivos de comunicação TE = tema sugerido pelo cliente Obrigatoriedades e limitações Compromissos do anunciante

8 A pesquisa de Marketing e sua importância
A transformação de dados em conhecimento Dado Informação Conhecimento Tipos: Quantitativa Qualitativa

9 A pesquisa de Marketing e sua importância
Métodos: Quantitativo Pesquisa de campo Telepesquisa Intercept e outros Qualitativo Entrevista em profundidade Grupo focal Observação e outros

10 A pesquisa de Marketing e sua importância
Estágios: Definição do objeto da pesquisa Hipóteses Metodologia Planejamento Execução Tratamento dos dados Análise

11 A pesquisa de Marketing e sua importância
Roteiro: Introdução Objetivos (geral e específicos) Metodologia Escolha metodológica Sujeitos participantes Instrumentos Procedimento de coleta Procedimento de análise

12 A pesquisa de Marketing e sua importância
Roteiro: Análise dos dados Conclusão

13 A pesquisa de Marketing e sua importância
Seu uso na avaliação e controle da campanha abrange três áreas: Criação Para saber a percepção que o consumidor teve da campanha de um modo geral, podendo ser avaliados os conceitos, slogans, layouts, filmes, orientando o trabalho da criação antes de serem produzidos e, depois, para verificar como foram percebidas pelo público.

14 A pesquisa de Marketing e sua importância
Mídia Permite avaliar se os objetivos de mídia (alcance, frequência e continuidade // GRP) foram atingidos. Também permite a identificação do perfil do público e o perfil do meio, entre outros.

15 A pesquisa de Marketing e sua importância
Para acompanhamento das mudanças no comportamento do consumidor, nas metas de vendas e participação de mercado, entre outros.

16 Diagnóstico Pretende identificar um problema que esteja impedindo, ou no mínimo prejudicando uma organização a atingir seu objetivo. Deve levantar dados referentes ao ambiente interno e externo à empresa (Análise SWOT).

17 Diagnóstico Deve ser resultado de uma análise aprofundada da organização, das pesquisas realizadas em fontes primárias e secundárias e também do referencial teórico dos pesquisadores que já analisaram tais assuntos.

18 Diagnóstico Deve levantar dados referentes ao ambiente interno e externo à empresa (Análise SWOT). Deve ser claro e objetivo. Enumerando as forças e os diferenciais em primeiro lugar e depois as fraquezas. Em seguida, as ameaças encontradas e, por último as oportunidades que podem ser aproveitadas.

19 Referências Bibliográficas
LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. São Paulo: Futura, 2002. PEDREBON, José (Coord). Curso de Propaganda: do anúncio à comunicação integrada. São Paulo: Atlas, 2004. PÚBLIO, Marcelo Abilio. Como planejar e executar uma campanha de propaganda. São Paulo: Atlas, 2008.


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