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Planejamento de Campanha – A6

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Apresentação em tema: "Planejamento de Campanha – A6"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento de Campanha – A6
Profa. Patrícia A. de Lima

2 5. Definição do Tema da Campanha
Diretriz de uma campanha; Orienta o processo de criação; Unifica as peças da campanha; Idéia central sobre a qual se deve trabalhar a campanha

3 5. Definição do Tema da Campanha
O tema é o objetivo que leva alguém a comunicar-se e que deve ser claro no texto produzido, mas não necessariamente explícito, podendo ser deduzido indiretamente do próprio conteúdo. Jorge Martins

4 5. Definição do Tema da Campanha
Viva o lado Coca-cola da música Havaianas Fit

5 5. Definição do Tema da Campanha
Rollerskating Babies Banco Real - Portas

6 6. Definição das Estratégias da Campanha
Estratégia de Posicionamento Destaca um lugar para o produto ou empresa na mente do consumidor, de forma que identifique seu produto como sendo sinônimo de determinada característica. Exemplo: Estilo Banco do Brasil – alta renda

7 6. Definição das Estratégias da Campanha
Estratégia de Reposicionamento Objetiva fazer com que o consumidor, que identificava determinado produto por uma característica, passe a enxergá-lo com outra visão. Exemplos: Postos Petrobrás Hellmans Seda Cocriações

8 6. Definição das Estratégias da Campanha
Estratégia Indiferenciada Não prioriza características específicas do produto, normalmente utilizada em produtos considerados commodities. É recomendada para fixar marcas de empresas ou linhas de produto. Exemplo: Soya 30 anos

9 6. Definição das Estratégias da Campanha
Estratégia de Defesa Normalmente utilizada pela marca líder quando atacada pelos concorrentes, por uma estratégia ofensiva. É uma estratégia de aproveitamento das forças empresariais, apresentando os benefícios que justificam a posição de líder. Exemplo: Tim - Aspas

10 6. Definição das Estratégias da Campanha
Estratégia Ofensiva Caracterizada pela ousadia. Evidencia as fragilidades do concorrente. Para utilizá-la é preciso conhecer muito bem o concorrente. Normalmente utilizada pelas marcas que não ocupam a liderança, mas que buscam conquistar uma parcela deste mercado. Em muitos casos são proibidas pelo Conar quando consideradas inadequadas. Exemplo: Guaraná Antarctica x Coca-Cola

11 6. Definição das Estratégias da Campanha
Estratégia de Informação Quando busca apenas informar características e vantagens que o produto possui. É utilizada, geralmente, no lançamento de um produto ou quanto o produto for reformulado ou sofrer alguma alteração em sua embalagem. Exemplos: Ponto Frio Pepsi Twist

12 6. Definição das Estratégias da Campanha
Estratégia de Testemunho (ou Testemunhal) Aplicada para dar credibilidade ao produto. Pode-se usar celebridades (desde que criteriosamente selecionadas) ou consumidor comum Exemplos: Pantene

13 6. Definição das Estratégias da Campanha
Estratégia de Comparação Compara os atributos de um produto com o do seu concorrente, sem atacá-lo. Não é uma estratégia muito utilizada no Brasil. Geralmente a campanha sai do ar por ações no Conar . Exemplo: Mon Bijou Antes Mon Bijou Depois

14 6. Definição das Estratégias da Campanha
Estratégia de Humor Bem aceita quando trabalhada com cuidado. Quando bem feita, pode cativar os consumidores. Exemplos: Tubos e conexões Tigre – Mancha na Parede Tubos e conexões Tigre – Reggae da Gordura

15 Referências Bibliográficas
CORREA, Roberto. Planejamento de Propaganda. São Paulo: Global, 2004. LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. São Paulo: Futura, 2002. PÚBLIO, Marcelo Abilio. Como planejar e executar uma campanha de propaganda. São Paulo: Atlas, 2008.


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