A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2
Prof. MSc.Janaína Menezes

2 O que é Ginástica? Quais os tipos de Ginástica?
Qual a importância da Ginástica para a vida? Qual(is) delas seria mais importante para ser praticada em nossa escola?

3 Ginástica escolar A ginástica é composta por exercícios generalizados e naturais. Generalizados porque engloba várias formas de realização: correr, saltar, lutar, arremessar, trepar, rolar, empurrar, defender, etc. Naturais porque estes movimentos são próprios da natureza humana sem a necessidade de serem construídos e sistematizados, inclusive as crianças brincam espontaneamente de correr, brincar, saltar, rolar, trepar. Com as vivências da ginástica, desenvolvem-se naturalmente as chamadas qualidades físicas como: resistência geral, coordenação, velocidade, equilíbrio, força, flexibilidade e ritmo.

4 CONCEITOS DA GINÁSTICA
A arte de exercitar o corpo nu ( em grego, gymnos) “simples, limpo, livre, desprovido de maldade e puro. União dos cuidados do corpo e o aperfeiçoamento do pensamento elevado, honesto e justo. (Platão). Realização de exercícios Físicos em geral (corridas, saltos, lutas, etc.) Prática do exercício físico Ramos (1982).

5 CONCEITOS DA GINÁSTICA
Ginástica vem do grego Gymnastiké e significa a “Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade”. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos e aplicados com o objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc”.

6 FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA GINÁSTICA
Segundo BARBANTI (2003), o termo ginástica originou- se aproximadamente em 400 a.C. É derivado de GYMNOS, que significa “nu”, levemente vestido e geralmente se refere a todo tipo para as quais se tem de tirar as roupas de uso diário.

7 HISTÓRIA DA GINÁSTICA As Ginásticas, em sua extensa contextualização histórica, fizeram parte da fundamentação da área hoje conhecida como Educação Física. Aprofundar os conhecimentos históricos provenientes das Ginásticas são de suma importância para a formação profissional, bem como os professores de Educação Física nas escolas devem apresentar os fatos históricos das Ginásticas aos educandos.

8 HISTÓRIA DA GINÁSTICA Ao analisar as Ginásticas no tempo, notou-se que seu passado foi se modificando de acordo com as necessidades de cada momento histórico, e de cada nação. Segundo Fiorin (2002) “a Ginástica, sendo entendida como sinônimo de atividades físicas em geral vai ganhando roupagens diferentes de acordo com as épocas, culturas e interesses distintos”.

9 HISTÓRIA DA GINÁSTICA A história da Ginástica confunde-se com a história do homem. Na pré- história: o homem, em pleno contato com a natureza, precisava correr, saltar, nadar,lutar, equilibrar, dançar, jogar, etc.

10 ASPECTOS DA ATIVIDADE FÍSICA DO HOMEM PRÉ- HISTÓRICO
NATURAL: as próprias atividades normais. UTILITÁRIO: busca de maior desempenho na realização de suas tarefas. GUERREIRO: necessidade de defender-se para garantir sua integridade.

11 EM ATENAS O plano Educacional estabelecia que os jovens praticariam a ginástica entre 6 a 17 anos de idade. Entre os 17 e 20 anos eram submetidos aos exercícios militares. Defendia a formação do corpo antes do espírito devendo então os jovens praticarem a ginástica.

12 LOCAL ONDE PRATICAVA A GINÁSTICA
GINÁSIOS Pista de corrida a pé, de lançamentos e áreas para exercícios corporais. Propriedades estado/ aberto para o público Possuíam um corpo de treinadores. Os principais: nas cidades De Atenas, Olímpia, Delfos.

13 PLATÃO (4270 a.C.) Deu grande importância ao desporto na educação dos jovens helenos. Defende que a música e a ginástica harmoniosa e simples são as duas disciplinas educativas que devem combinar-se para alcançar a perfeição da alma. Neste caso, trata-se de uma ginástica com objetivos filosóficos e, como tal, oposta ao culto do corpo.

14 ARÍSTÓTELES(384-322 a.C.) Acreditava que a ginástica era útil porque:
Fomentava o valor por sua vertente competitiva; Melhorava a saúde Aumentava a força, e qualidades físicas.

15 GINÁSTICA NO RENASCIMENTO
O interesse que despertou a cultura clássica fez com que a Educação Física voltasse a ser apreciada. A atividade física orientou-se basicamente para a vertente higiênica, em detrimento da formação de atletas. Era praticado: ginástica, esgrima, equitação, lutas, jogos, natação, corrida.

16 GINÁSTICA NA IDADE MODERNA
1453- valorizado como agente de educação base da preparação militar dos soldados. Até 1800 as formas comuns de exercícios físicos eram os jogos populares, as danças folclóricas e regionais.

17 A INCLUSÃO DAS GINÁSTICAS NA ESCOLA E NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
Em meados do século XVIII, as Ginásticas foram inseridas no Brasil, visando a preparação física dos soldados da Corte, nesse período eram baseados nos métodos europeus, o sueco, e o alemão e posteriormente o francês. Do final do Estado Novo até a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Física Escolar com a introdução do método Desportivo Generalizado.

18 PRÁTICA Música e movimento- em grupos escolher uma música e mostrar os movimentos da ginástica ( pular, rolar, correr...) Passos básicos para exercícios ginásticos

19 BONS ESTUDOS 


Carregar ppt "EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google