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PublicouLuca Sereno Alterado mais de 9 anos atrás
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Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos
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Objetivos deste Encontro Orientar os gestores do PDE Escola e disponibilizar informações relativas à execução e ao monitoramento do programa Fortalecer os comitês estratégicos do PDE Escola, elementos essenciais para o sucesso do programa Constituir uma Rede de Monitoramento, formada por técnicos das secretarias e das UNDIMEs, visando à troca de experiências e à multiplicação de conhecimentos junto aos demais municípios
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Objetivo e público-alvo do programa Ferramenta de planejamento e gestão que visa auxiliar a escola a realizar melhor o seu trabalho, mobilizando pessoas, planejando ações, produzindo decisões e avaliando resultados Direcionado para escolas públicas municipais e estaduais consideradas prioritárias com base no IDEB 2005, IDEB 2007 e abaixo da média nacional Total de escolas contempladas: 27.885 Valor total do programa: R$ 517 milhões
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Ciclo do programa – 6 etapas 1. Formação – direcionada para diretores de escolas e técnicos das secretarias 2. Elaboração e aprovação – realizado pelo comitê estratégico, responsável por atestar a coerência e a qualidade dos planos 3. Aprovação do plano – sob responsabilidade do MEC 4. Repasse dos recursos – realizado pelo FNDE, com base em valores definidos previamente e desde que sejam atendidos os requisitos legais 5. Execução e monitoramento do plano – feito pelas escolas com apoio das secretarias 6. Avaliação/ revisão – feito de forma conjunta
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Formações Paraná - Novembro e Dezembro de 2008 11 turmas, 349 participantes Rio Grande do Sul - Novembro e Dezembro de 2008 33 turmas, 833 participantes Santa Catarina - Julho de 2009 15 turmas, 684 participantes TOTAL: 1.866 participantes PDE Escola na Região Sul
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20082009 PRRSSCPRRSSC Total escolas elegíveis148302339301696556 Total escolas pagas1362713134675927 Recursos previstos (em R$ milhões) 3,37,20,715,329,99,1 Recursos liberados (em R$ milhões) 3,16,40,75,412,90,4
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PDE Escola na Região Sul Situação dos planos das escolas Status em 09/12/09PRRSSC Em elaboração12197 Devolvido p/ escola303132 Avaliação comitê222527 Devolvido p/ comitê9235 Avaliação MEC3731118 Enviado p/ pagamento8011.531360 Não iniciado19367
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Parte II
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Execução e monitoramento No Brasil, o processo de monitoramento e avaliação evoluiu bastante, mas ainda não foi amplamente incorporado como etapa do processo de gestão Acontecem quando o plano foi concluído, aprovado e as ações iniciadas Uma boa elaboração não significa uma boa execução Um plano mal elaborado, se acompanhado de um bom monitoramento, pode atingir bons resultados Neste momento, a responsabilização faz todo o sentido
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Execução e monitoramento O que é monitoramento? Processo de acompanhamento contínuo e cotidiano dos programas em relação aos seus objetivo e metas Para que monitorar e avaliar? Para dar mais transparência/ accountability Para possibilitar uma correção de rumos Para obter informações confiáveis Para aumentar a eficiência e a eficácia Como medir o progresso do que está sendo feito? Uma das formas mais simples é comparar o planejado com o realizado. Exemplos.
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Execução e monitoramento Quem e com que freqüência deve ser feito? As pessoas envolvidas no planejamento e indicadas como responsáveis, devem se reunir regularmente (recomendável, pelo menos, 1 vez por mês) Quais as ferramentas disponíveis para a escola? É suficiente elaborar uma tabela indicando ações programadas, prazo, responsável, resultado esperado, resultado alcançado, custo estimado e custo final Como o MEC fará o monitoramento? Autoavaliação (disponível) Módulo SIMEC (em desenvolvimento) Visitas amostrais (a partir de janeiro. No Sul, 105 escolas em 59 municípios)
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Execução e monitoramento Estratégias de divulgação Produzir uma síntese do plano e distribuir entre pais, alunos e professores Reunir-se sistematicamente, comunicar o andamento do plano e recolher sugestões Falar do PDE Escola nas reuniões públicas da escola Elaborar relatórios de progresso
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Execução e monitoramento Outras ações previstas: Realização dos Encontros Regionais Elaboração e distribuição de material informativo (Manual de Execução e DVD) Monitoramento do PAR inclui questões específicas sobre o PDE Escola – foco na SME Articulação para inclusão nos programas Escola de Gestores e Formação pela Escola Sistematização da Autoavaliação para correção de rumos/ ajustes na metodologia PR – 128 escolas RS – 148 escolas SC – 7 escolas
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Como envolver a comunidade escolar no PDE Escola? Plenária: Reunindo a comunidade escolar para socializar as informações sobre o PDE e as suas contribuições para o desenvolvimento da escola (realidade e possibilidades); Elaborando ações dentro do PDE com a participação dos pais; Realizando reuniões pedagógicas com a participação da comunidade escolar, utilizando para isso outros espaços e integrando atividades culturais e de lazer; Reunindo pais e professores para apresentar o diagnóstico da escola, no sentido de provocá-los a participar da elaboração do PDE; Mobilizando os pais a participar de reuniões (festividades, murais, teatros, palestras);
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Como envolver a comunidade escolar no PDE Escola? Plenária: Promovendo processos de reflexão e formação para os pais e professores, mudando a cultura do “culpado” para a cultura da participação; Realizando ações de sensibilização primeiramente da direção e dos profissionais da escola para a importância do planejamento no PDE; Promovendo pelo comitê gestor a capacitação de diretores sob diferentes olhares ( a escola poder se ver - acessibilidade); Desafio – novas direções Estabelecendo vínculo entre as escolas e as secretarias estaduais e municipais – foco na aprendizagem
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Como envolver a comunidade escolar no PDE Escola? Plenária: Promovendo o fortalecimento dos conselhos escolares; Estabelecendo linguagens comuns entre pais, alunos e professores sobre seus direitos e deveres; Mudando os procedimentos dos conselhos de classe, tornando-os mais participativos; AVALIAÇÃO – houve pouco envolvimento da comunidade escolar/ possibilidade de avançar durante o monitoramento; Criando estratégias de maior participação do conselho escolar no monitoramento, na avaliação e auto- avaliação; Cobrança do legislativo e promotoria quanto ao baixo índice do IDEB
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