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Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini

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Apresentação em tema: "Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini"— Transcrição da apresentação:

1 OFICINAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO E. F.
Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini Thais Vaine BLOG:

2 Apresentações Nome Escola Expectativas
Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

3 Conteúdos Orientações do MEC para a inclusão da criança de seis anos de idade; Fundamentos teóricos do processo ensino- aprendizagem das ciências da natureza; Estratégias metodológicas para o ensino de ciências; Elaboração de atividades lúdicas, materiais e jogos de acordo com os conteúdos do componente curricular de ciências no E. F. – 1º ao 3º ano Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

4 Cronograma Turmas Horário Datas Turma 1 Segunda-feira M 8h às 12h 04/08 18/08 15/09 06/10 03/11 Turma 2 Segunda-feira T 13h30 às 17h30 Turma 3 Terça-feira M 05/08 19/08 16/09 07/10 04/11 Turma 4 Quarta-feira T 06/08 20/08 17/09 08/10 05/11 Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

5 Orientações do MEC para a inclusão da criança de seis anos de idade
Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

6 A criança brinca  experiência cultural
Orientações do MEC para a inclusão da criança de seis anos de idade A educação, uma prática social, inclui o conhecimento científico, a arte e a vida cotidiana  formação cultural A importância da brincadeira na constituição dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças  estímulo à criatividade, novas possibilidades de interpretação da realidade e construção das relações sociais (Vygotsky,1987). A criança brinca  experiência cultural Kramer, S. A infância e a singularidade. Pg Borba, A. M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. Pg Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

7 Orientações do MEC para a inclusão da criança de seis anos de idade
Nossas práticas incorporam o brincar como dimensão cultural do processo de constituição do conhecimento e da formação humana? O que é o “brincar” afinal? Espaço de apropriação, constituição de conhecimentos e habilidades no âmbito da linguagem, da cognição, dos valores e da sociabilidade das crianças. Borba, A. M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. Pg Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

8 Reflexão sobre conceitos científicos
Orientações do MEC para a inclusão da criança de seis anos de idade Para uma atividade pedagógica ser lúdica deve permitir a fruição, a decisão, a escolha, as descobertas, as perguntas e as soluções levantadas pelas crianças e adolescentes. O jogo Recurso didático Reflexão sobre conceitos científicos Borba, A. M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. Pg Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

9 Letramento e alfabetização: considerações sobre a prática pedagógica
Inclusão da criança com seis anos de idade no 1° ano. Por meio da oralidade, as crianças participam de diferentes situações de interação social e aprendem sobre elas próprias, sobre a natureza e sobre a sociedade. Ampliar a capacidade de compreensão e produção de textos orais. Experiências culturais com prática de leitura e escrita diversificadas, mediadas pelas oralidade Promovem a reflexão Leal, T. F.; Albuquerque, E. B. C.; Morais, A. G. Letramento e Alfabetização: pensando a prática pedagógica. Pg constituição de sujeitos letrados Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

10 Estratégias metodológicas - “Alfabetizar letrando”
Circulação de informações cotidianas, textos jornalísticos, textos científicos; Sistematização do conhecimento com resumos, esquemas; Auto-avaliação e resgate da identidade (diários, dinâmicas,...); Organização temporal (calendário); Diversificação de gêneros textuais (contos, fábulas, lendas, notícias, diários, relatos históricos, receitas, regras de um jogo, regulamentos, artigos científicos, seminários, textos argumentativos)  provocar a imaginação, fantasia, reflexão e a crítica; A importância do lúdico como princípio para a prática pedagógica Leal, T. F.; Albuquerque, E. B. C.; Morais, A. G. Letramento e Alfabetização: pensando a prática pedagógica. Pg Borba, A. M.; Goulart, C. As diversas expressões e o desenvolvimento da criança na escola. Pg Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

11 Estratégias metodológicas - “Alfabetizar letrando”
Escolha e leitura de uma obra literária  “hora da leitura”. Ex.: PNAIC; Pesquisa sobre a biografia de um autor/cientista; Dramatização (mini-teatros); Confecção de brinquedos de sucata e elaboração de roteiro sobre como produzi-lo. Análise de modelos de textos instrucionais, que descrevem ações; Jogos, brincadeiras, cantigas de roda, adivinhações, jogo de palavras cruzada; Observação do meio e Ler-registrar-compreender-produzir textos Aprender a ler imagens, sons, objetos amplia nossas possibilidades de sentir e refletir sobre novas ações. Leal, T. F.; Albuquerque, E. B. C.; Morais, A. G. Letramento e Alfabetização: pensando a prática pedagógica. Pg Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

12 Ciências Naturais Objetivo
Estimular a curiosidade das crianças, incentivá-las a levantar hipóteses e a construir conhecimentos sobre fenômenos físicos e químicos, sobre os seres vivos e sobre a relação entre homem e natureza e entre o homem e as tecnologias. Corsino, P. As crianças de seis anos e as áreas do conhecimento. Pg Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

13 Ciências Naturais Levantamento de hipóteses Desafio Pesquisa em diferentes fontes Experimentação Relacionar o conhecimento cientifico às ações do cotidiano Debate Ampliação de conhecimentos científicos Contato com a natureza e com as tecnologias Observação Corsino, P. As crianças de seis anos e as áreas do conhecimento. Pg Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

14 Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba
Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

15 Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.
Ar e água

16 Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

17 Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

18 Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

19 Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

20 Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

21 Temas 1º Encontro: Corpo humano 2º Encontro: Seres vivos  animais
3º Encontro: Seres vivos  plantas 4º Encontro: Ambiente  fatores abióticos, preservação ambiental e impactos antrópicos 5º Encontro: Astronomia Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

22 Desafio Corpo Humano 1º ano
Conteúdo: Características externas do corpo humano Desafio Vamos utilizar a criatividade e “inventar um novo quebra-cabeça? Utilizem materiais diversos Realizem o trabalho em equipe Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

23 Que fruta é esta? JOGO CABRA-CEGA Corpo Humano 1º ano
Conteúdo: Órgãos dos sentidos Que fruta é esta? JOGO CABRA-CEGA Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

24 Corpo Humano 1º ano Conteúdo: Órgãos dos sentidos Caixa dos sentidos
Selecionar materiais com diferentes texturas, sons, consistências, temperaturas, etc...; Confeccionar uma caixa com duas aberturas para colocar as mãos e Solicitar aos estudantes que adivinhem por meio do tato e da audição os materiais contidos na caixa. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

25 Corpo Humano 2º ano Conteúdo: Semelhanças e diferenças entre seres humanos e outros animais quanto aos órgãos dos sentidos Jogo de associação Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

26 Você sabe de quem é este esqueleto? Corpo Humano 2º ano
Conteúdo: Semelhanças e diferenças entre seres humanos e outros animais quanto ao esqueleto Você sabe de quem é este esqueleto? Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

27 Corpo Humano 2º ano Conteúdo: Semelhanças e diferenças entre seres humanos e outros animais quanto ao esqueleto Pacheco, M. J. C. e Bordini, S. C. Ciências: Conhecimento e Participação. Volume 4. Base Editora. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

28 Corpo Humano 2º ano Conteúdo: Semelhanças e diferenças entre seres humanos e outros animais quanto ao esqueleto Pacheco, M. J. C. e Bordini, S. C. Ciências: Conhecimento e Participação. Volume 4. Base Editora. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

29 Corpo Humano 3º ano Conteúdo: Fases da vida humana: hábitos, valores culturais (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos). ATIVIDADE: Construção de um álbum seriado Materiais: revistas, tesoura, cola, papel sulfite, papel cartaz ou cartolina. Recortar imagens de pessoas em diferentes fases da vida e escrever uma breve história. É possível fazer a adaptação para a biografia de um familiar utilizando fotos. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

30 ATIVIDADE: Biografia de um familiar utilizando fotos.
Corpo Humano 3º ano Conteúdo: Fases da vida humana: hábitos, valores culturais (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos). ATIVIDADE: Biografia de um familiar utilizando fotos. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.


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